13h56min - 16 de Dezembro de 2014 Atualizado em 14h07m

Alberto Pinto Coelho assina decreto para o fortalecimento da produção leiteira em Minas Gerais

Programa busca a obtenção de animais geneticamente superiores especialmente nas pequenas propriedades mineiras, como estratégia de apoio aos produtores locais

A fim de fortalecer a produção leiteira no Estado, o governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta terça-feira (16/12), no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, decreto que implementa o Pró-Fêmeas, iniciativa que visa à obtenção de animais geneticamente superiores. O Pró-Fêmeas é uma extensão do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética).

“Esse novo programa certamente terá o mesmo êxito de outras iniciativas, que acabam se estendendo para o restante do país. Temos orgulho em dizer que Minas tem vocação para o setor da agropecuária. O que me deixa satisfeito é ver, que nos últimos 12 anos, Minas teve um aumento da participação do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária passando de 9%, em 2002, para 13%, em 2013. São resultados como esse que mostram a competência do nosso Estado e dos nossos organismos estatais de apoio ao produtor”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

O Pró-Genética foi criado em setembro de 2007 pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para dar suporte à política de aprimoramento do rebanho bovino mineiro, fortalecendo, assim, as cadeias produtivas da carne e do leite.

Durante a assinatura do decreto, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, André Merlo, explicou o motivo da ampliação do programa.

“O Pró-Genética ofertava apenas touros. Tivemos a ideia, já que Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, de ter uma atenção especial com as fêmeas. A ideia é que essas fêmeas sejam ofertadas para melhorar o plantel, principalmente dos pequenos produtores rurais, além de fortalecer a produção leiteira no Estado”, disse Merlo.

A iniciativa possibilitará a comercialização de fêmeas com idade entre 16 e 60 meses. Os animais precisam ter Registro Genealógico Definitivo (RGD) ou Controle Genealógico Definitivo (CGD), exame negativo para brucelose e tuberculose, aos 30 meses estar prenhe, aos 40 meses estar em lactação e/ou, no mínimo, na segunda gestação.

Os criadores interessados em participar do programa devem procurar uma unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ou de Girolando. As ações do Pró-Fêmeas serão realizadas com recursos financeiros previstos no orçamento do Governo do Estado, créditos adicionais e recursos provenientes de crédito interno ou externo, de parcerias entre o Estado e o setor privado, entre outras fontes.

Melhoramento de planteis

A proposta do Pró-Genética é estimular a adoção do uso, em larga escala, de touros e fêmeas de alta qualidade genética de diversas raças bovinas adaptadas para a produção de carne e leite nas propriedades rurais do Estado.

O programa poderá oferecer a partir de 2018, em feiras e leilões, touros e fêmeas geneticamente melhorados, com comprovação pelo programa genético oficializado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Somente, neste ano, foram realizadas, pelo Pró-Genética, 40 feiras e leilões de touros, possibilitando a venda de cerca de mil animais de origem comprovada. O valor obtido com a venda dos reprodutores alcançou a média de R$ 5 mil a R$ 6 mil por cabeça.

Liderança no setor

Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Minas conta com um rebanho bovino de 23,6 milhões de cabeças. As fêmeas somam 15,6 milhões de cabeças, e o número de machos alcança 7,9 milhões. São 376 mil produtores rurais voltados para a bovinocultura.

Minas produz anualmente 8,8 bilhões de litros de leite, que lhe garantem a posição de maior produtor do Brasil, com cerca 30% da produção nacional.  O Estado responde ainda por uma produção anual de cerca de um milhão de toneladas de carne bovina.

Também participaram do evento o secretário-geral da Governadoria, Custódio Mattos, o controlador-geral do Estado, Júlio César dos Santos Esteves, o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, os presidentes Flávio Eustáquio Ássimos Maroni (Epamig) e Luiz Afonso Vaz de Oliveira (Ruralminas), o coordenador técnico de Bovinocultura da Emater, Feliciano Nogueira, além do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, e do diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Rivaldo Machado Borges.