15h00min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h01m

Alberto Pinto Coelho é condecorado presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas

Governador recebeu também durante a solenidade a medalha João Pinheiro, criada em 1960, em homenagem ao primeiro presidente do IHG

O governador Alberto Pinto Coelho recebeu, nesta quarta-feira (26/11), em Belo Horizonte, o diploma de presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHG), uma das mais antigas instituições do Estado. Durante a solenidade, o governador também foi condecorado com a medalha João Pinheiro.  A comenda foi criada em 1960, ano do centenário de nascimento do primeiro presidente do IHG.

Ao agradecer a homenagem, Alberto Pinto Coelho destacou a importância da instituição para o engrandecimento e fortalecimento do Estado. “O Instituto tornou-se, ao longo de sua trajetória centenária, um espelho onde podemos nos observar no tempo. Agradeço ao Instituto pela imensa tarefa de consolidar nossas referências e, assim, ressignificar o nosso tempo vivido”, afirmou.

O diretor-geral da Imprensa Oficial e associado efetivo do IHG, Eugênio Ferraz, deu as boas-vindas ao governador Alberto Pinto Coelho e destacou o seu caráter conciliador na política. “A sua entrada dignifica e eleva esta casa. Sua trajetória é engrandecida por sua inata vocação e capacitação por fazer pontes de sucesso entre opostos, permanentemente construindo consensos. Queremos destacar que Minas tem em sua gestão a simbologia da serenidade na condução de um projeto que eleva o Estado e seu povo a patamares sociais e econômicos mais avançados”, ressaltou Ferraz.

A entidade

O IHG surgiu em Belo Horizonte em 1907, a exemplo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1838. O corpo social do instituto é integrado por médicos, engenheiros, advogados, professores juristas, empresários. É um espaço reservado ao estudo, à pesquisa e à divulgação da História, da Geografia e de Ciências correlatas.

Também participaram da homenagem ao governador, o presidente do IHG, Wagner Colombarolli, os secretários de Estado Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e Relações Institucionais), Eliane Parreiras (Cultura), e Alencar Santos Viana Filho (Política Urbana e Gestão Metropolitana), o presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais, e o deputado estadual, Bráulio Braz, dentre outras autoridades e membros do Instituto.