Minas por Região

Galeria de Fotos

11h14min - 04 de Abril de 2014 Atualizado em 11h23m

Alberto Pinto Coelho é empossado governador de Minas Gerais na Assembleia Legislativa

Ele substituiu Antonio Anastasia, que se desincompatibiliza do cargo em atendimento à legislação eleitoral

Nesta sexta-feira (04/04), Alberto Pinto Coelho tomou posse como governador do Estado de Minas Gerais. Ele substituiu Antonio Anastasia, que se desincompatibiliza do cargo em atendimento à legislação eleitoral. A cerimônia de posse foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Confira abaixo a biografia do novo governador de Minas Gerais:

Alberto Pinto Coelho nasceu no dia 3 de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), e aos três anos de idade retornou com sua família para Belo Horizonte, Minas Gerais. É filho do professor e advogado militante Dr. Alberto Pinto Coelho, mineiro de Manhuaçu, e de dona Abigail, professora primária, também mineira, de São Domingos do Prata. Seu pai presidiu a Assembleia Legislativa de Goiás entre 1947 e 1948 e, de herança, legou para o filho a ponderação, a habilidade para a articulação política, a capacidade de trabalho, o amor pelos livros e o espírito público.

Graduado em Administração de Empresas, Alberto Pinto Coelho acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 27 deles como gestor de empresa pública. Ocupou cargos de alta gerência e de diretoria nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e marketing. Comandou o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel) entre 1986 e 1990.

Seus primeiros passos na política foram orientados pelo embaixador e eminente mineiro José Aparecido de Oliveira, com quem dividiu o gosto pelo diálogo e pela construção de consensos. Foi a conjunção dessas qualidades, atreladas à experiência em gestão pública, que o conduziram ao mesmo cargo em Minas Gerais que o pai alcançou em Goiás: a Presidência da Assembleia Legislativa, conquistada em 2007, cuja reeleição, em 2009, contou com o apoio de 74 dos 77 deputados estaduais. 

Graças à sua liderança no parlamento mineiro, entre 2007 e 2009 Alberto Pinto Coelho presidiu o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país.

Atuação no Legislativo

Em 1994, Alberto Pinto Coelho elegeu-se deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) e cumpriu quatro mandatos consecutivos, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Durante 16 anos de atividades no parlamento, ele foi ainda presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia (1995/1996), líder da bancada do PPB (atual PP) entre 1997 e 1998, líder do governo Itamar Franco (1999/2000) e 1º vice-presidente da Mesa Diretora (2001/2002). Como líder do governo Aécio Neves na Assembleia Legislativa, desempenhou papel fundamental para o aperfeiçoamento e a aprovação do Choque de Gestão, o inovador modelo de administração pública implantado em Minas Gerais a partir de 2003, que hoje é referência nacional e internacional.

Entre as proposições de sua autoria, estão o Projeto de Lei que trata da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Projeto de Lei Pró-Confins, que abriu caminho para a criação do primeiro aeroporto industrial do país, inaugurado em março deste ano. Foi também relator do substitutivo que alterou o artigo 212 da Constituição do Estado, destinando no mínimo 1% da receita orçamentária corrente para projetos de Ciência e Tecnologia.

Para Alberto Pinto Coelho, o Parlamento é a instituição que encarna os mais legítimos valores democráticos, que abriga o contraditório e o exercício da engenharia política – aquela que, costuma dizer, faz a ponte entre margens opostas. Corroborando com esse pensamento, no comando do legislativo mineiro ele priorizou três eixos de ação: a valorização de temas relativos aos avanços sociais da população, o desenvolvimento das vocações e potencialidades do Estado e a construção de um novo pacto federativo, com vistas a dar mais autonomia para estados e municípios. Nesse contexto, em suas gestões foram adotadas iniciativas para aumentar a participação popular e o diálogo com a sociedade em todas as regiões mineiras.

O aprimoramento do projeto do Plano Decenal de Educação é um bom exemplo de ampliação da participação cidadã. Outro avanço nessa área foi a criação de mecanismos para que todo o planejamento de investimentos do Estado, o chamado PPAG, fosse revisto e analisado pela sociedade, inclusive com a realização pela Assembleia Legislativa de audiências públicas em cidades das diversas regiões do Estado. Esse esforço buscou ainda facilitar e estimular a participação dos jovens, por meio do Expresso Cidadania, projeto premiado nacionalmente, que incentiva a mobilização política e o voto consciente.

Na mesma linha, de afirmação da transparência pública, sob a gestão de Alberto Pinto Coelho o parlamento mineiro saiu na frente quanto à divulgação das chamadas verbas indenizatórias e aprimorou o modelo então existente, exigindo que os fornecedores dos serviços aos deputados passassem a ser certificados pela Auditoria Geral do Estado. Outros importantes legados deste período foram o planejamento estratégico implantado na Assembleia Legislativa, a realização de um dos maiores concursos públicos da história do legislativo estadual e a concessão do canal aberto da TV Assembleia, como mais um instrumento de estímulo à transparência do parlamento mineiro.

Atuação no Executivo

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia. Entre suas atribuições como vice-governador, por delegação expressa do então governador, presidiu oito comitês temáticos, com destaque  para o Comitê Gestor das Copas das Confederações e do Mundo, o Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e o Comitê de Políticas para a Juventude. Presidiu também a Comissão Especial do Projeto Jaíba I e II e coordenou os Fóruns do Café, do Leite e da Cachaça Artesanal.

Nos últimos anos, Alberto Pinto Coelho foi responsável ainda por diversas agendas administrativas, institucionais, de governança e de representação externa do Estado. Ao lado do então governador Antonio Anastasia, coordenou o Conselho Político do Governo de Minas Gerais e esteve à frente de importantes programas e projetos, como Água da Gente, maior programa de saneamento da história de Minas Gerais;  o  Rodoanel Norte, obra de fundamenal importância para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte;  o Minas Comunica II, que tem como objetivo levar telefonia a todos os distritos de Minas Gerais; e o centro de convenções e exposições Expominas II, que será implantado no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, por meio de Parceria Público Privada (PPP).

Alberto Pinto Coelho é casado com a pedagoga Célia Pinto Coelho. Tem quatro filhos: Alberto, Alexandre, Daniel e Paula. O governador tem também três netos: Miguel, Alberto e Arthur.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato