15h12min - 01 de Agosto de 2014 Atualizado em 15h11m

Alberto Pinto Coelho empossa novo secretário de Defesa Social

Marco Antônio Romanelli defende que cabe ao Poder Público a harmonização dos direitos consagrados pela Constituição

O governador Alberto Pinto Coelho empossou, nesta sexta-feira (01/08), em solenidade no Palácio Tiradentes, o secretário de Estado deDefesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli. Ele assume o lugar de Rômulo Ferraz, que estava à frente da pasta desde março de 2012.

Em seu pronunciamento, o governador destacou investimentos realizados pelo o Estado, o que ressalta, segundo ele, o compromisso doGoverno de Minas com a segurança pública dos mineiros e mineiras. Além disso, Alberto destacou que o êxito de qualquer trabalho decorre da capacidade de planejar e da qualidade das pessoas envolvidas.

“Eu precisava escolher alguém que chegasse com condições de, no primeiro dia, dar continuidade ao trabalho. Portanto, este é um momento para apresentar resultados e renovar a confiança de que, tendo o Romanelli à frente da pasta, vamos dar continuidade às ações e cumprir a nossa missão”, disse.

Dados da segurança pública em Minas Gerais também foram apresentados por Rômulo Ferraz, que fez um balanço de sua gestão à frente da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Antecipando a divulgação mensal dos índices de criminalidade no Estado que será feita pela Seds nos próximos dias, Rômulo adiantou que foram registrados 242 homicídios em Minas em julho, o menor número para um mês desde setembro de 2010. Ele, que volta a exercer a função de procurador da Justiça de Minas Gerais, encerrou seu discurso desejando sucesso ao novo secretário.

Secretário empossado, Marco Antônio Romanelli agradeceu ao governador a oportunidade e enfatizou que a questão da segurança pública não é um dever só do Estado. “A segurança pública tem que ser fruto de um compromisso de integração do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, todas as forças policiais e das três esferas de governo. Além disso, a sociedade civil também é importantíssima nessa integração. Na carta constitucional, verificamos vários direitos e obrigações, mas não devemos encará-los de forma absoluta, de forma separada do contexto da carta constitucional. Portanto, o que cabe a cada um dos poderes e ao Estado é, exatamente, harmonizar esses direitos e essas obrigações”, destacou Romanelli.

Perfil do secretário

Romanelli, natural de Belo Horizonte, é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e pós-graduado em Teoria Geral do Direito pela mesma instituição.

Procurador do Estado e professor licenciado da PUC, já ocupou, no Governo de Minas, os cargos de procurador-geral adjunto, de abril de 2001 a fevereiro de 2003, advogado-geral adjunto, de julho de 2007 a janeiro de 2010, e advogado-geral, de janeiro de 2010 a abril de 2014. O novo secretário também foi membro eleito do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), de 2002 a 2004.