Minas por Região

Galeria de Fotos

18h45min - 07 de Abril de 2014 Atualizado em 11h23m

Alberto Pinto Coelho empossa secretários e convoca nova equipe a avançar nos projetos estaduais

Durante cerimônia de posse, governador reafirmou o compromisso de seguir os mesmos princípios de gestão moderna e eficiente já existentes no Governo de Minas

O governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, empossou nesta segunda-feira (07/04), no Palácio Tiradentes, os novos secretários de Estado que integrarão o Governo Minas com o desafio de comandar projetos prioritários e cumprir as metas estabelecidas para este ano. Foram empossados 16 secretários, dos quais nove foram reconduzidos ao cargo e sete novos nomes que estarão à frente das pastas. Durante a cerimônia, o governador reafirmou o compromisso de seguir os mesmos princípios de gestão moderna e eficiente e convocou a nova equipe a avançar nas políticas e metas implantadas pelo Governo de Minas na última década.

“Os desafios estão postos e, certamente, o maior deles cabe a mim, de buscar suceder o grande homem público, o ex-governador Antonio Anastasia, mirando-me em tudo o que foi feito ao longo da última década pelos governos de Aécio Neves e Antonio Anastasia. E comungando e renovando os mesmos princípios, os mesmos compromissos, a mesma dedicação, o mesmo zelo com a causa pública. Naturalmente, contando sempre com uma equipe uníssona, com talento, vocação e espírito público, para que, em realidade, Minas avance cada vez mais”, destacou Alberto Pinto Coelho.

Reassumiram o cargo os secretários Danilo de Castro (Governo), Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e de Relações Institucionais), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Leonardo Colombini (Fazenda), Rômulo Ferraz (Defesa Social), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Eliane Parreiras (Cultura), Narcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Tiago Lacerda (Turismo e Esportes).

Os novos secretários empossados são José Geraldo de Oliveira Prado (Saúde), Eduardo Bernis (Trabalho e Desenvolvimento Social), Alceu José Torres Marques (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Alencar Viana Filho (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), André Luiz Coelho Merlo (Agricultura), Fabrício Torres Sampaio (Transportes e Obras Públicas) e Raimundo Benoni Franco (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas). Rogério Nery de Siqueira Silva, nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico, ainda não foi empossado.

Em nome dos empossados e reconduzidos, o secretário Danilo de Castro ressaltou que a nova equipe terá pela frente nove meses de muito trabalho conjunto. Segundo ele, trata-se de um período que muitos, em princípio, julgam curto, mas que é suficiente para a gestação de uma vida. Tempo que, certamente, com respeito mútuo, confiança e espírito de equipe, faremos Minas avançar muito mais sob a liderança do nosso governador Alberto Pinto Coelho”, completou.

Também foram empossados Roney Luiz Torres Alves da Silva (Advogado-Geral do Estado), Júlio César Santos Esteves (Controlador-Geral do Estado), coronel Alex de Melo (chefe do Gabinete Militar), Oliveira Santiago Maciel (Chefe da Polícia Civil), coronel Ivan Gamaliel Pinto (comandante do Corpo de Bombeiros Militar) e André Barrence (diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas). O governador Alberto Pinto Coelho nomeou para a Secretaria Geral da Governadoria o ex-deputado federal Custódio Mattos, ex-prefeito de Juiz de Fora.

Avanço como legado

Ao reconhecer o trabalho da equipe de secretários que deixaram o governo, Alberto Pinto Coelho lembrou ainda, em seu discurso, a contribuição daqueles que deixaram suas atribuições para assumir novos desafios. Alberto Pinto Coelho enfatizou os avanços conquistados por Minas Gerais nos últimos anos, como o primeiro lugar na educação básica do país e a melhor saúde pública do Sudeste, entre outros indicadores.

Dentre algumas conquistas, Minas foi o primeiro estado a colocar crianças com seis anos de idade na escola. Hoje, o Estado assumiu a liderança nos rankings de Desenvolvimento da Educação Básica e da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. Também houve aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alcançado pelas cidades mineiras.

Nos últimos anos, o Estado conquistou a mais alta expectativa de vida, o melhor desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sudeste do país, uma taxa de desemprego inferior à média nacional, maior participação no PIB e melhor renda, além de já ter cumprido sete dos oito Objetivos do Milênio, tendo repactuado com a Organização das Nações Unidas (ONU), de forma inédita, metas sociais mais elevadas para 2015.

“Quero reafirmar nossa firme disposição, nesse valioso legado deixado pelo governo Antonio Anastasia. É um compromisso de todos nós levarmos avante as metas estabelecidas e fixadas, e, mais do que isso, darmos celeridade a todos os projetos voltados para questões tão aflitivas, como a mobilidade urbana e infraestrutura. Para isso, não mediremos esforços e vamos estar unidos no sentido de fazer com que essa chama iniciada possa representar o compromisso renovado dos Governos Aécio e Anastasia”, afirmou.


Secretários mantidos em seus cargos:

Secretário de Estado de Governo
: Danilo de Castro

Ocupou o cargo também durante os dois mandatos do ex-governador Aécio Neves. Iniciou sua carreira profissional em sua cidade natal, como técnico de Contabilidade na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professor do Colégio de Viçosa. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1967, onde exerceu todos os cargos até chegar à Presidência, em 1992. É presidente do Conselho de Loteria do Estado de Minas Gerais, foi diretor principal do Banco Interamericano de Poupança e Empréstimo (Biape), da Venezuela, e membro do Conselho Monetário Nacional e do Conselho Curador do FGTS. Foi eleito deputado federal por três vezes, tendo, em 1994, a segunda maior votação do Estado. De 2001 a 2003, Danilo de Castro foi presidente do Diretório Estadual do PSDB em Minas.

Secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais: Maria Coeli Simões Pires

É formada em Direito pela PUC-MG, mestre e doutora em Direito Administrativo pela UFMG. É procuradora aposentada da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, instituição em que foi secretária-Geral da Mesa, sendo responsável pela coordenação técnica geral do processo constituinte mineiro. Em 2011, assumiu a Secretaria de Casa Civil e de Relações Institucionais. No Governo Aécio Neves, foi secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes. Presidiu o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), iniciando o saneamento administrativo da autarquia, após trabalho de reordenação institucional e secretária-adjunta de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. No Governo Hélio Garcia, ocupou a Secretaria de Estado de Assuntos Municipais de Minas Gerais. Mineira do Serro, membro efetiva do Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo e integrante de comissões técnicas da OAB-MG. É professora-adjunta de Direito Administrativo da UFMG.

Secretária de Estado de Planejamento e Gestão: Renata Maria Paes de Vilhena

Atual secretária de Planejamento e Gestão é formada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP). Entre 1999 e 2003, foi secretária-adjunta de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, onde implantou o pregão eletrônico, que proporcionou uma economia média de 25% nas licitações do Governo Federal. É natural de Belo Horizonte.

De 1995 a 1999, atuou como chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Patrimônio e Administração e, de 1989 a 1994, foi chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado de Minas Gerais. No Governo Aécio Neves, ocupou o cargo de secretária-adjunta e secretária de Planejamento e Gestão.

Secretário de Estado de Fazenda: Leonardo Maurício Colombini Lima

Atual secretário de Estado de Fazenda, é bacharel em Ciências Contábeis. Atua na secretaria desde 2003, na qual exerceu as funções de assessor especial, subsecretário do Tesouro Estadual e secretário-adjunto. Atuou nos Conselhos de Administração da Minas Gerais Participações (MGI) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). No Governo Federal, foi assessor especial do ministro da Casa Civil da Presidência da República. Servidor de carreira do Banco Central, atuou como delegado regional em Minas e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Banco Central de Previdência. Natural de Ressaquinha, foi consultor financeiro, administrativo e contábil na iniciativa privada.

Secretário de Estado de Defesa Social: Rômulo de Carvalho Ferraz

Natural de Belo Horizonte, é graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  Foi promotor de Justiça nas comarcas de Mesquita, Congonhas, Contagem e Belo Horizonte. É procurador de Justiça desde março de 2001, tendo sido promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Combate à Sonegação Fiscal e de Defesa dos Portadores de Necessidades Especiais, além de promotor Eleitoral em Belo Horizonte. Integrou o Conselho Superior e a Câmara de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, além de ter sido secretário do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça. No biênio 2010/2011, ocupou a Presidência da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).

Secretária de Estado de Educação: Ana Lúcia Almeida Gazzola

É formada em Letras, com ênfase em Português e Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em literaturas luso-brasileira e hispano-americana, pela University of North Carolina at Chapel Hill (EUA); doutorado em literatura comparada pela mesma instituição e pós-doutorado pela Duke University (EUA). Foi diretora do Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (Iesalc), ligado à Unesco; reitora da UFMG e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em 2010, ingressou no Governo do Estado de Minas Gerais como secretária de Estado de Desenvolvimento Social. A partir de 2011, assumiu a Secretaria de Estado de Educação.

Secretária de Estado de Cultura: Eliane Denise Parreiras Oliveira

É formada em Comunicação Social pela PUC-MG, e pós-graduada em Gestão em Marketing, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão Cultural, pelo Instituto de Educação Continuada (IEC). Belo-horizontina e com atuação nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições do poder público e da iniciativa privada, foi diretora executiva do Instituto Cultural Usiminas de 2002 a 2009. Colaborou diretamente para a consolidação do pólo cultural do Vale do Aço, incentivando a produção regional. Integrou a equipe executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde participou do desenvolvimento do modelo de gestão do programa. Como professora, ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural, produção cultural e patrimônio cultural. Foi coordenadora geral da Comissão Mineira para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Narcio Rodrigues da Silveira

Deputado federal eleito para o quarto mandato consecutivo, é jornalista. Foi presidente do PSDB Mineiro em dois mandatos consecutivos, 2004-2005, 2006-2007, fato até então inédito na história do partido. Na Câmara Federal, foi 1º vice-presidente, tendo se destacado como um dos deputados mais atuantes. Em 1998, ocupou a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Participou de diversas comissões, entre elas a de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, Agricultura e Política Rural, Defesa do Consumidor, Meio Ambiente, Trabalho, Administração e Serviço Público, e Viação e Transportes. Mineiro de Frutal, como jornalista, foi colunista político do jornal Correio do Triângulo, analista político e eleitoral da TV Paranaíba, co-editor e apresentador do programa Bom Dia Triângulo, da TV Triângulo (Rede Globo), em Uberlândia.

Secretário de Estado de Turismo e Esportes: Tiago Nascimento de Lacerda

Administrador de Empresas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), onde iniciou seus estudos na área de Marketing Esportivo, foi presidente do Comitê Executivo das Copas 2013 e 2014 em Belo Horizonte entre outubro de 2009 e outubro de 2011. Em 2010, integrou o Programa de Observadores da FIFA na Copa do Mundo de 2010, que contou com visitas técnicas a estádios, fan fests, estruturas temporárias e ao IBC – Centro Internacional de Transmissão, além de diversos cursos com autoridades locais. Anteriormente, durante 4 anos estudou Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações na PUC/MG, mesmo período em que atuou nas áreas de projetos de Engenharia de Telecomunicações e Tecnologia da Informação.


Novos secretários:

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentávelAlceu José Torres Marques

Natural de Belo Horizonte, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ingressou no Ministério Público em 1987. Foi promotor de Justiça em Açucena, Guanhães, Contagem e Belo Horizonte. Em 1994, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça adjunto de março a agosto de 2000 e o de procurador-geral de Justiça em setembro de 2000. Foi presidente da Associação Mineira do Ministério Público, no período de 2001 a 2003. Em 2005 e 2006, desempenhou as funções de procurador-geral de Justiça adjunto institucional. No biênio 2007/2008, foi procurador-geral de Justiça adjunto jurídico. Já no biênio 2011/2012, foi procurador-geral de Justiça. Desde 2012, era o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). 

Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão MetropolitanaAlencar Santos Viana Filho

Graduado em Administração Pública, é funcionário de carreira do Governo de Minas. Como principais atividades profissionais se destacam a de diretor das Unidades Escolares do Pitágoras no Japão, em Moka, Hamamatsu, Yamanahi, Nagano e Ota. Foi superintendente de diversas áreas da secretaria de Educação até chegar à posição de chefe de gabinete da pasta. Em 2007, foi para a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), como Chefe de Gabinete. Em 2010 foi empossado subsecretário de Desenvolvimento Regional e Urbano. Em 2011 foi nomeado secretário-adjunto da Sedru, cargo no qual permaneceu até o início deste ano. 

Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento: André Luiz Coelho Merlo

Natural de Governador Valadares, é formado em Engenharia Mecânica. Cumpre seu segundo mandato como presidente da União Ruralista Rio Doce. Já ocupou, em 2013, a Subsecretaria do Agronegócio, e participou da elaboração da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável da agricultura 2014-2030, que traça as diretrizes para o setor nos próximos anos.

Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas
: Fabrício Torres Sampaio

É natural de Itabira (MG) e formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ocupava, desde 2011, o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. É também o presidente da Metrominas – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S.A. É servidor de carreira do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais desde 1972. Além do cargo de engenheiro, foi chefe dos Escritórios Especiais de Obras de Teófilo Otoni e Belo Horizonte. Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Coordenação; assessor técnico do diretor - geral; vice-diretor geral; e diretor de Operação de Vias. No Governo de Minas, também ocupou os cargos de secretário-adjunto e secretário de Estado da Secretaria Extraordinária de Assuntos Especiais e também o de diretor técnico da Companhia de Distritos Industriais. Possuiespecializações em pavimentação rodoviária, conservação rodoviária e dimensionamento de pavimentos, sendo as duas últimas realizadas na França e Inglaterra, respectivamente.

Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais
: Raimundo Benoni Franco

Natural de Salinas (MG) é formado em Engenharia Civil pela Fumec. Sua carreira profissional foi construída na Cemig nas áreas técnicas, administrativas e de gestão. Ocupou vários cargos na companhia, tendo exercido por 10 anos a função de Ouvidor.

Secretário de Estado de Saúde
: José Geraldo de Oliveira Prado

É servidor de carreira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde já exerceu diversos cargos, dentre eles o de diretor de Comunicação, assessor da Liderança da Maioria e Governo durante o mandato do Governador Aecio Neves e Secretário-Geral da Mesa de 2007 a 2014. É natural da cidade de Morada Nova de Minas (MG).

Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social
: Eduardo Prates Octaviani Bernis

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975), Bernis ocupou a presidência da Associação Comercial de Minas nos biênios 2003/2004 e 2005/2006. Também já exerceu os cargos de vice-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e foi diretor do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon). Ocupava o cargo de vice-presidente da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).


secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Rogério Nery de Siqueira Silva, foi nomeado, mas ainda não tomou posse. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Rogério foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e um dos vice-presidentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas). Também foi CEO do Grupo de Comunicação Integração.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato