Minas por Região

Galeria de Fotos

20h46min - 21 de Abril de 2014 Atualizado em 11h06m

Alberto Pinto Coelho entrega Medalha da Inconfidência a 240 personalidades

Solenidade, que teve como orador oficial o senador Aécio Neves, comemora ainda os 30 anos das Diretas Já e os 25 anos da Constituição do Estado

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, presidiu nesta segunda-feira (21/04), em Ouro Preto, a 63ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência a 240 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Este ano, em que se comemoram os 30 anos do movimento das Diretas Já e os 25 anos da Constituição do Estado, a cerimônia teve como orador oficial o senador Aécio Neves. O evento está sendo transmitido ao vivo pela Agência Minas Multimídia, pelo endereçowww.agenciaminasmultimidia.com.br.

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitscheck, para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção de Minas. É a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais e entregue anualmente. Tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Nos últimos dez anos, a cerimônia já rendeu homenagens a diversas personalidades brasileiras, cada um em seu campo de atuação, desde o ministro Joaquim Barbosa, orador em 2013, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, orador em 2012, até a atriz Fernanda Montenegro, em 2004. Também foram oradores da Medalha da Inconfidência nos últimos anos a presidente Dilma Rousseff (2011), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003), a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Rocha (2010), o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute (2009), o então vice-presidente da República José Alencar (2008), o arquiteto Oscar Niemeyer (2007), Maria Estela Kubitschek (2006) e o ex-presidente de Portugal Mário Soares (2005).

Antecedendo a entrega das medalhas, será feito, às 18h30, no Palanque oficial, o lançamento do livro Liberdade, essência de Minas, editado por meio de parceria da Imprensa Oficial com o Governo de Minas Gerais,  Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais,  Academia Mineira de Letras e Instituto dos Advogados de Minas Gerais.

Cerimônia

O governador recebeu honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas e passou em revista à tropa. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinou ato de transferência simbólica da capital do Estado para Ouro Preto. Será realizada homenagem a Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento ao mártir da Inconfidência.

A tocha da liberdade foi trazida de São Lourenço pelos Cavaleiros da Inconfidência. A cavalgada foi iniciada em 23 de março, após a entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. Antes de chegarem a Ouro Preto, os cavaleiros passaram por Caxambu, Baependi, Cruzília, Carrancas, Madre de Deus de Minas, São João del-Rei, Tiradentes, Prados, Carandaí, Cristiano Otoni, Queluzito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

O Hino Nacional Brasileiro foicantado por um coral formado por cerca de 1.500 vozes de diversas partes de Minas Gerais. O coral será regido pelo maestro Lindomar Gomes, responsável pelo Festival Internacional de Corais.

A solenidade contou com a participação do cantor e compositor mineiro, Marcus Viana, em dois momentos. No acendimento da pira da liberdade, cantou “Canção do Herói”, de autoria dele e que presta homenagem a Tiradentes. Ele também cantou “Pátria Minas”, acompanhado do coral e da Orquestra da Polícia Militar de Minas.

Também houve apresentação comemorativa dos 30 anos das “Diretas Já”.  Composições de integrantes do Clube da Esquina, como Coração Civil, Coração de Estudante, Bailes da Vida, Nenhum Mistério, Quem sabe isso quer dizer amor e Para Lennon e McCartney foram cantadas pelo coral, acompanhadas de projeções de imagens da mobilização de 1984.

Clique aqui e confira a lista das personalidades agraciadas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato