12h37min - 16 de Julho de 2014 Atualizado em 14h12m

Alberto Pinto Coelho preside cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais

Evento, que é realizado anualmente no dia 16 de julho em Mariana, transfere simbolicamente a capital mineira para o município da região Central

O governador Alberto Pinto Coelho presidiu nesta quarta-feira (16/07), em Mariana, a cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais. Na abertura do evento, após receber as honras militares e passar em revista à tropa, o governador assinou decreto transferindo simbolicamente a capital mineira para o município da região Central, localizado a cerca de 110 quilômetros de Belo Horizonte. Mariana foi a primeira cidade e a primeira capital de Minas e, este ano, está comemorando seu 318º aniversário.

Durante a solenidade, realizada na Praça Minas Gerais, foi entregue a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, criada para homenagear personalidades e instituições que tenham contribuído de alguma forma para o desenvolvimento do Estado. Neste ano, foram 51 agraciados, entre empresários, políticos e jornalistas. O orador oficial da cerimônia foi o presidente da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luís Cláudio da Silva Chaves.

Em seu pronunciamento, o governador Alberto Pinto Coelho destacou a importância de Mariana para o povoamento e organização do Estado, ressaltando que a criação do Dia de Minas permite "não só homenagear o passado, como também para refletir sobre o presente e renovar nossa fé no futuro". "O compromisso de Minas com a busca da liberdade e da prosperidade para seu povo não é algo que possa ser imobilizado na linha do tempo: não ficou lá atrás no Setecentos, quando poucas dezenas de famílias uniram-se para erguer uma praça cívica imponente como esta; não ficou lá atrás no movimento heroico e trágico dos inconfidentes, mas atravessou quatro séculos. Este compromisso está vivo aqui e agora - e projeta-se no amanhã", afirmou Alberto.

O governador lembrou que a primeira atividade na região foi a extrativa mineral. Destacando a importância do tema, Alberto reforçou ser fundamental a aprovação pelo Congresso Nacional do novo Código de Mineração. "O projeto está parado no Congresso e Minas e seu povo só amargam prejuízos. Todos temos consciência de que o Executivo, com maioria expressiva no Congresso, pode fazer valer a tramitação de causas relevantes de interesse nacional", completou, lembrando que outros estados também serão beneficiados com a nova legislação.

O presidente da seção mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, Luis Cláudio Chaves, orador oficial da solenidade, destacou que Mariana é um lugar onde, de fato e de direito, pode-se falar a Minas e ao Brasil. "Aqui não só nasceu a Minas Gerais politicamente falando. Aqui nasceu o mineiro que conhecemos e orgulhamos: corajoso, independente, respeitoso, libertário, articulador, sonhador... Todos os mineiros carregam um pouco de Mariana. Se não no sangue, na alma. Esse povo mineiro que traz dentro de si um conspirador pela justiça, ordem e liberdade", afirmou.

A aprovação do marco regulatório da mineração também foi defendida pelo prefeito de Mariana, Celso Cota, que destacou, ainda, a posição vanguardista de Minas Gerais. "Sempre que a nação brasileira necessita, Minas ecoa uma voz que não se ensurdece, a voz que une, que discute, que propõe e encontra soluções", destacou. Além de defender o pacto federativo, o prefeito reforça a necessidade de que "as riquezas nacionais aqui produzidas sejam tuteladas por um instrumento jurídico adequado ao resto do mundo. Uma legislação que possa proporcionar aos municípios mineiros e mineradores uma justa compensação pela exaustão de suas jazidas", completa.

Ao final da solenidade, Alberto Pinto Coelho recebeu do escultor e entalhador Edney do Carmo Silva uma peça artística, presente da Associação Marianense dos Artistas Plásticos (Amap). Edney, presidente da Amap, explicou que o medalhão de três querubins entregue ao governador foi inspirado no Barroco Mineiro e feito com técnica de arte sustentável. A peça com os três anjos representa três etnias - negro, índio e branco, e foi criada com a utilização de material proveniente da recuperação de resíduos.

Outro presente dado ao governador durante o evento foi uma imagem de Nossa Senhora do Carmo, entregue pelo prefeito de Mariana, Celso Cota. A imagem segue padrões do século XVIII e foi produzida pela artista plástica Olga Tukoff. Nossa Senhora do Carmo dá nome à igreja onde foi celebrada missa solene pelo arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, em homenagem ao município, da qual o governador participou antes da cerimônia oficial do Dia de Minas.