11h05min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 11h03m

Alberto Pinto Coelho ressalta importância de parcerias entre Estado e setor agrícola

Governador participou da posse da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais e enalteceu a força do agronegócio mineiro no país

O governador Alberto Pinto Coelho participou, na noite desta terça-feira (25/11), em Belo Horizonte, da cerimônia de posse da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) para o triênio 2015/2017. O presidente Roberto Simões foi reconduzido ao cargo.

Ao parabenizar e desejar um bom trabalho para a nova diretoria, o governador fez um relato da importância do agronegócio para Minas Gerais e para o país. “Temos um terço do PIB mineiro composto pelo agronegócio, que emprega também 20% da população ativa em nosso Estado, além do que, o PIB do agronegócio mineiro representa 13% do PIB do agronegócio nacional. Portanto, com esses números e com esses dados podemos bem avaliar a importância do setor”, destacou Alberto Pinto Coelho ao ressaltar a parceria entre o Governo de Minas e a Faemg, que propiciou avanços no Estado.

“A federação tem um papel de liderar esse processo, congregando mais de 400 mil agricultores em nosso Estado, mostrando também a capilaridade do setor do agronegócio. Desempenha um papel efetivo naquilo que é a busca permanente da excelência do agronegócio, da produtividade e do avanço genético”, afirmou.

Também participaram da solenidade o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu, o senador eleito Antonio Anastasia e parlamentares, entre outras autoridades.

Faemg

Criada há 63 anos, é a principal entidade de representação do setor agropecuário mineiro, que responde por 50% do café, 33% do leite e 10% dos grãos produzidos no Brasil, além de ter a maior produção nacional de florestas plantadas. Neste ano, o valor bruto da produção agropecuária mineira deve superar R$ 46,4 bilhões.

Com 384 sindicatos rurais filiados, a Faemg representa os interesses dos mais de 400 mil produtores rurais mineiros, atuando nas instâncias governamentais e institucionais.

Integram também o Sistema Faemg o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que promove a formação e a capacitação dos trabalhadores, produtores rurais e suas famílias, o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), que estuda os problemas e propõe soluções para a agricultura e pecuária, e os sindicatos dos produtores rurais, representantes da categoria nos municípios.