16h35min - 30 de Junho de 2014 Atualizado em 16h41m

Alberto Pinto Coelho visita a cidade de Pirapora e leva mais recursos para o Norte de Minas

Governador esteve nas obras do aeroporto regional, inaugurou novas UTIs neonatal, liberou mais recursos para a saúde e determinou início de licitação de estrada

Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas nos últimos anos para fomentar ainda mais o desenvolvimento do Norte de Minas e melhorar a qualidade de vida de todos os mineiros, o governador Alberto Pinto Coelho entregou, nesta segunda-feira (30/06), em Pirapora, leitos de UTI neonatal, autorizou licitação de trecho rodoviário e assinatura de convênio da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Estado da Saúde, além de visitar as obras do aeroporto regional.

Seu primeiro compromisso na cidade do Norte de Minas foi a visita às obras do Aeroporto Regional de Pirapora, que fazem parte do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (ProAero) e contam com investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões do Governo do Estado. Estão sendo realizadas melhorias na pista de pouso, no pátio principal de aeronaves e na pista de táxi do aeródromo, com aplicação de revestimento em concreto betuminoso.

“Esse aeroporto é uma conquista importante. Com toda infraestrutura que estamos criando, ele se credencia a receber voos regionais com aeronaves até 50 passageiros. São conquistas que vão trazendo uma nova realidade para Pirapora e toda a região”, afirmou Alberto, destacando que o terminal poderá ajudar a atrair mais empresas e negócios para a região.

Com as intervenções, o aeroporto contará com uma pista de pouso e decolagem de 1,4 quilômetro por 30 metros e pátio de estacionamento de aeronaves de 120 metros por 50 metros. Também está em construção uma estação de passageiros e uma seção de combate a incêndio. O objetivo com o novo aeroporto é.

Mais desenvolvimento

Também com o objetivo de melhorar a infraestrutura de transportes na região e gerar melhor qualidade de vida, o governador assinou despacho governamental autorizando a Secretaria de Transporte e Obras Públicas (Setop) lançar edital de licitação para início das obras de asfaltamento MG-408, que liga a BR-365, entre Pirapora e Buritizeiro, com a MG-181, em Brasilândia de Minas.

“É uma rodovia de 110 quilômetros partindo aqui do trecho entre Pirapora e Buritizeiro e que vai asfaltar a MG-408 trazendo ainda mais desenvolvimento ao integrar o Noroeste mineiro ao Norte. Como há aqui um terminal ferroviário que já faz o escoamento da produção de grãos da região, essa rodovia vai trazer uma melhoria muito grande, encurtará distâncias. Não é só escoar a produção, é, principalmente, fazer a integração de toda a região”, destacou o governador.

O trecho é um dos mais extensos incluídos no Caminhos de Minas, o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais. Por se tratar da implantação de cerca de 7,8 mil novos quilômetros de rodovias, distribuídos por 242 trechos, o programa vem sendo desenvolvido pouco a pouco e, ao seu término, terá beneficiado diretamente 307 municípios e  mais de 7,3 milhões de mineiros.

O Caminhos de Minas busca impulsionar a comunicação nas diversas regiões do Estado e entre uma e outra, além de desviar tráfego das rodovias troncais, o que fará com que aqueles que trafegarem por todas as rodovias mineiras façam com mais segurança, tranquilidade e rapidez.

Mais saúde

Ainda em Pirapora, o governador determinou à Secretaria de Estado de Saúde a celebração de convênio com a prefeitura destinando R$ 1,5 milhão para compra de medicamentos e insumos para a manutenção de serviços hospitalares.

Alberto Pinto Coelho também entregou para a população da região 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal. Foram investidos pelo Governo do Estado cerca de R$ 2,2 milhões para obra e aquisição de equipamentos, entre eles incubadoras, monitores, respiradores e fototerapias.

O governador falou da importância de mais essa entrega. “Temos o Programa Viva a Vida e o Mães de Minas, muito canalizado para as mães. Isso ao longo de todo esse tempo tem sido uma tônica, os cuidados com as gestantes e também com as crianças até o seu primeiro ano de vida. Essas unidades tratarão para Pirapora um grande benefício”, afirmou o governador destacando os números que atestam o sucesso da política de saúde das gestantes em Minas. Ele lembrou que a taxa de mortalidade infantil reduziu de 20,8, em 2003, para 13,1, em 2010.

Mais emprego

Em seu último compromisso em Pirapora, o governador visitou as instalações da nova fábrica da Emifor, de produtos alimentícios, e ligou uma das máquinas simbolizando o início da operação do empreendimento. Com investimento superior a R$ 11 milhões, a nova unidade fabril conta com cerca de 8.500 m² de área construída, somadas as áreas de maquinarias, recebimento de mercadoria, armazenagem e expedição, vestiário e escritórios, mais um pátio asfaltado de 12.000 m².

Na nova unidade começaram a ser produzidos compostos lácteos, pipocas para microondas, batata palha e fermento em pó. A fábrica de Pirapora vai possibilitar um crescimento da empresa que já tem um faturamento anual que ultrapassa R$ 200 milhões. A empresa conta com um laboratório próprio capacitado para realizar análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas.

Nessa primeira fase da indústria já foram criados 100 empregos diretos e 30 indiretos. A atração de novos investimentos, com geração de empregos e renda tem sido um esforço do Governo de Minas, que tem dado uma atenção especial para a região Norte do Estado e Jequitinhonha.