18h22min - 07 de Junho de 2014 Atualizado em 18h28m

Alberto Pinto Coelho visita Juiz de Fora e destina R$ 56,4 milhões para o município e região

O governador autorizou a liberação de recursos para saúde, abastecimento de água, recuperação de rodovia e conclusão do teatro

O governador Alberto Pinto Coelho anunciou, neste sábado (07/06), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, investimentos de R$ 56,4 milhões para fortalecer as áreas de saúde, infraestrutura e cultura do município.  Ao assinar os despachos governamentais para liberação dos recursos, o governador destacou a parceria republicana do Governo de Minas com os municípios.

“Venho aqui para trazer boas novas. Fiz aqui, com muito gosto, a assinatura de importantes convênios para Juiz de Fora e certamente para toda a região. Os recursos serão liberados de forma imediata. Esses recursos vão para a área de saúde, para concluir as obras do Hospital Regional até o final do ano. Anunciamos recursos para a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para a conclusão de uma obra muito esperada que é o Teatro Paschoal Carlos Magno”, afirmou Alberto.

Para a saúde, foi assinado termo aditivo ao convênio para a continuidade das obras do Hospital Regional. Serão R$ 15,5 milhões para a conclusão das intervenções necessárias à instalação do SAMU Regional. Esse é o terceiro convênio assinado pelo Governo de Minas e, com essa nova liberação, o investimento do Estado no Hospital totaliza R$ 105 milhões.

O governador também assinou convênio para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros Linhares e Manoel Honório, com investimento de R$ 2,68 milhões, além de ordem de pagamento de convênios já firmados para outras três UBSs nos bairros Jóquei Clube 1, São Benedito e Nova Benfica, com R$ 4,02 milhões.

Alberto Pinto Coelho assinou, ainda, convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora para a liberação de R$ 4 milhões destinados ao apoio às ações da Rede de Urgência e Emergência Macro Sudeste.

Infraestrutura

Por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), o Governo de Minas assinou contrato de financiamento com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), no valor de R$ 23 milhões. Os recursos serão aplicados na ampliação, modernização e gerenciamento da rede de abastecimento de água de Juiz de Fora. O investimento total será de R$ 25 milhões, sendo R$ 2 milhões de contrapartida da Cesama. A execução das obras está prevista para os próximos 12 meses.

O governador também anunciou a recuperação do trecho de seis quilômetros da rodovia AMG-3050, entre o entroncamento da MG-353 (Grama) e Filgueiras . As obras estão incluídas no programa ProMG, coordenado pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). O investimento previsto é de R$ 1,2 milhão. As intervenções começam no segundo semestre deste ano.

Teatro Paschoal Carlos Magno

Também foi assinado convênio de cooperação técnica e financeira entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Prefeitura de Juiz de Fora, para a conclusão do Teatro Paschoal Carlos Magno. As obras terão início ainda neste mês e tem previsão de término para novembro de 2015.

A Codemig irá repassar ao município R$ 6 milhões. O teatro começou a ser construído pela Prefeitura, na década, mas não foi concluído. O município será responsável pelo gerenciamento técnico, administrativo e financeiro da obra.

Além dos investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e cultura, o governador também anunciou o reforço da segurança pública em Juiz de Fora, com a chegada de 84 novos policiais ao município. Alberto também destacou que o processo de implantação das 54 câmeras do Olho Vivo no município está em fase de final.

Ainda durante o evento, Alberto Pinto Coelho foi agraciado com os títulos de cidadão benemérito e honorário de Juiz de Fora.

“A gratidão é algo que guardamos na memória e no coração. Carregarei esses títulos pela minha vida afora para enfrentar os desafios de quem se dedica ao serviço público. É uma imensa satisfação estar aqui e rever amigos e fazer importantes anúncios”, destacou o governador.

O prefeito Bruno Siqueira ressaltou a importância da visita de Alberto Pinto Coelho. “Hoje, foram anunciados investimentos importantíssimos e que vão ajudar em muito Juiz de Fora e toda a Zona da Mata. Entre eles, destaco a área de cultura, cujo anúncio é para uma obra parada há mais de 30 anos”, afirmou o prefeito.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Herculano, e o deputado federal, Luiz Fernando Faria, também foram homenageados com o título de cidadão honorário do município.

Também participaram da solenidade, o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, os secretários de Estado Danilo de Castro (Governo), Custódio Mattos (Governadoria–Geral), José Geraldo de Oliveira Prado (Saúde) e Raimundo Benoni (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais), o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo, o diretor executivo do BDMG, Bernardo Tavares de Almeida, entre outras autoridades e lideranças políticas da região.