18h02min - 15 de Dezembro de 2014 Atualizado em 18h07m

Alberto Pinto Coelho visita o Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte

Espaço que está sendo construído em parceria com a PBH será instrumento de inserção social de jovens

O governador Alberto Pinto Coelho visitou, nesta segunda-feira (15/12), o Centro de Referência da Juventude (CRJ). O projeto é idealizado pelo Governo de Minas e está sendo implantado em parceria com a prefeitura da capital mineira. Alberto esteve acompanhado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do ex-governador Antonio Anastasia.

O CRJ irá oferecer espaços multiuso para as mais diversas formas de expressão ligadas às artes, esportes, cultura, culinária, comunicação e empregabilidade, além de locais específicos para a promoção de políticas para a juventude e serviços de utilidade pública. Mais de um milhão de jovens entre 15 e 29 anos da Região Metropolitana de Belo Horizonte deverão ser beneficiados com o centro.

“Esse espaço é para que os jovens possam despertar suas vocações, suas inquietudes e, naturalmente, poderá ajudar a direcioná-los a abrir novos caminhos. É uma conquista muito grande para a nossa capital”, destacou o governador Alberto Pinto Coelho.

O investimento destinado ao projeto e à obra do espaço é de R$ 15,5 milhões, sendo R$ 10 milhões do Governo do Estado, por meio da Subsecretaria da Juventude, e R$ 5,5 milhões custeados pela Prefeitura de Belo Horizonte. O Governo de Minas destinou ainda R$ 1,5 milhão para a compra de equipamentos e mobiliário, que ainda está sendo providenciada pela PBH.

Instalado na região da Praça da Estação, ao lado do Viaduto da Floresta, a localização foi pensada por ser uma área histórica da capital e por ser conhecida por abrigar eventos e manifestações culturais, além de favorecer o acesso por meio do transporte público (ônibus, Move e metrô). São 5.625m² de área construída, com acessibilidade e recursos sustentáveis. O projeto também contempla a restauração dos elementos remanescentes da fachada da antiga Casa das Fábricas, a primeira grande indústria têxtil de Belo Horizonte.

“Mais do que um complexo cultural, esperamos que esse espaço possa ser um local de informação e de acesso da juventude a todas as políticas públicas, sejam municipais, estaduais ou federais. Que ele se torne um ponto de acesso para que a juventude possa se situar na sociedade”, disse, em seu discurso, o prefeito Marcio Lacerda.

Entre os objetivos do CRJ estão a promoção de atividades de cultura, lazer, esporte, educação, formação profissional, dentre outras, voltadas para o público de 15 a 29 anos, a produção e divulgação de informações de interesse do público jovem e a ampliação da formação, do conhecimento, das oportunidades e das habilidades que auxiliem na inserção social dos jovens.

Entre os serviços de destaque que serão oferecidos pelo Centro de Referência da Juventude de Belo Horizonte está a Unidade de Atendimento ao Trabalhador (UAT), coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), com serviços voltados exclusivamente para os jovens. O CRJ também irá contar com Observatório da Juventude, Núcleo de Empregabilidade e Empreendedorismo, biblioteca, auditório, cozinha, estúdios multimídia e arena, entre outros equipamentos.