19h18min - 18 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Anastasia entrega obra de pavimentação asfáltica entre Albertina e Jacutinga, no Sul de Minas

Trecho de 12,6 quilômetros recebeu R$ 20,8 milhões de investimentos do Governo de Minas. Intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (18)

O governador Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (18), as obras de pavimentação da estrada municipal que liga Albertina a Jacutinga, no Sul de Minas. Incluída no Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (ProAcesso), as intervenções  no trecho de 12,6 quilômetros, demandaram investimentos de R$ 20,8 milhões do Governo de Minas. Além da pavimentação da estrada, foram realizados melhoramentos na pista, alargamento e recuperação de ponte sobre o Rio Mogi Guaçu e construção de ponte sobre o Ribeirão São Paulo.

Em seu pronunciamento, Anastasia destacou a entrega do asfalto e a sua importância para os moradores de Albertina. “Em agosto de 2011, fui o primeiro governador a visitar Albertina e assumi o compromisso de voltar a esta cidade. Estou, aqui, para inaugurar a estrada e para parabenizar o povo querido de Albertina por essa obra. Só as pessoas que sabem do sofrimento de agarrar na lama, quando na chuva, de sufocar na poeira, durante a seca, é que sabem das dificuldades de uma estrada de terra. Por isso, estamos asfaltando praticamente Minas Gerais inteira”, afirmou o governador.

O prefeito de Albertina, Rovilson Edivino Ferreira, agradeceu ao governador pela obra e salientou que o asfalto levará progresso a toda região. “O nosso município sente-se gratificado por essa grande conquista, que representa o desenvolvimento turístico, comercial e agrícola de nossa região. Quero, em nome do meu povo, registrar na história de Albertina a nossa admiração e sincera gratidão”, ressaltou o prefeito.

O prefeito de Albertina e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Facalini, entregaram ao governador Anastasia uma placa de agradecimento pela realização da obra.

Ligação mineira

Com o trecho pavimentado, os moradores de Albertina poderão chegar a uma cidade mineira por asfalto, no caso Jacutinga. Antes do ProAcesso beneficiar o município, a única ligação asfáltica de Albertina era com o estado de São Paulo. A chegada do asfalto vai facilitar o deslocamento dos moradores entre as duas cidades e outras regiões de Minas, além de facilitar o escoamento da produção. O novo trecho também vai contribuir para a atração de novos investimentos e para a geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

O ProAcesso, programa lançado pelo Governo de Minas em 2004, visa ligar por asfalto todos os 225 municípios mineiros que, àquele tempo, ainda dependiam de estrada de terra, em um total superior a 5.458 quilômetros de extensão. Estão concluídos 213 trechos previstos no programa e 98,7% dos municípios mineiros tem acesso à rede viária pavimentada. O total investido no programa chega a R$ 3,8 bilhões.

O programa encontra-se em sua reta final. Em 2011 e 2012, foram concluídos 30 trechos, em um total de 623 quilômetros, com investimentos de R$ 800 milhões. Em 2013, foram concluídos os trechos de Buritis-Formoso (122,9 quilômetros) – o maior trecho em extensão do programa, Tocos do Moji- Borda da Mata (14,8 quilômetros), Albertina- Jacutinga (12,6 quilômetros) e Mata Verde- entroncamento para Almenara (59,6 quilômetros). Os trechos concluídos entre 2011 e 2013 perfazem um total de 833 quilômetros

ProAcesso no Sul do Estado

Foram incluídos 24 trechos de rodovias do Sul de Minas no programa, sendo que 20 já estão concluídos. No total, serão 461,7 quilômetros de novas rodovias na região pavimentados dos quais 360,8 quilômetros estão prontos. Nos trechos concluídos foram investidos R$ 327 milhões. Ainda estão em obras os trechos Alagoa–Itamonte; Cordislândia-Monsenhor Paulo; Delfim Moreira–Marmelópolis, e Passa Vinte- Entroncamento MG-457.

Também participaram da solenidade, os secretários de Estado Carlos Melles (Transporte e Obras Públicas) e Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional e Política Urbana), a ex-prefeita de Albertina, Noemi Simionatto, parlamentares e prefeitos da região.