17h31min - 26 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Anastasia reforça importância do municipalismo ao apoiar nova entidade de ex-prefeitos

Ao participar do lançamento da Associação Mineira dos ex-Gestores Públicos Municipais, governador voltou a defender a descentralização da federação

O tema municipalismo deu a tônica ao lançamento, nesta quarta-feira (26/03), da Associação Mineira dos ex-Gestores Públicos Municipais (AMGEP) no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte. A entidade, constituída por ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Minas, visa ao fortalecimento do movimento municipalista, por meio de pessoas com experiência em gestão pública e que irão contribuirão ainda mais para os interesses das cidades.

Ao apoiar a fundação da entidade, o governador Antonio Anastasia destacou a autonomia necessária para estados e municípios, de forma a garantir serviços públicos de melhor qualidade para a população. Segundo o governador, a AMGEP defenderá a necessidade de uma federação onde há uma repactuação mais justa e igualitária entre os entes federados.

“Minas, como todos sabem, é o Estado mais municipalista não só pelo número de municípios, mas pelo espírito. A colonização mineira se deu de maneira muito autônoma. O Estado tem na independência, na autonomia o seu espírito faiscador. Tenho dito que o futuro governo brasileiro tem de ser um governo de desprendimento, de desapego, permitindo, através desse ato de vontade, de solidariedade, permitir que os municípios funcionem com recursos suficientes”, defendeu Anastasia.

Segundo o governador, a criação da associação dos ex-prefeitos é uma forma de valorização de gestores que contribuíram, no passado, para o desenvolvimento dos municípios e do Estado.  “Fico muito feliz por essa iniciativa e muito honrado pela sua instalação ser aqui na sede do governo mineiro, com o meu aplauso. Tive durante todos esses anos no governo um apoio imenso dos municípios. Acho que ninguém melhor que os ex-prefeitos para serem também testemunhas do que nós avançamos ao longo desse período”, disse.

Experiência administrativa

Centenas de ex-gestores municipais estiveram presentes na reunião da AMGEP, que é uma entidade privada sem fins lucrativos, apartidária, constituída por ex-prefeitos e ex-vice-prefeitos de Minas Gerais. Para o presidente da entidade, Ângelo Roncalli, a vasta experiência dos associados tem muito a contribuir não só com os atuais prefeitos, mas como interlocutores e lideranças nas suas cidades e regiões.

“Gostaria de agradecer ao governador por ter sido um grande entusiasta desta iniciativa, defendendo sempre a qualificação e a preparação permanente do ex-gestor para continuar defendendo a comunidade, principalmente na interlocução com a própria comunidade”, afirmou Roncalli.

A associação promoverá iniciativas para elevar as condições do bem-estar econômico e social da população das comunidades locais, utilizando as experiências positivas e bem-sucedidas dos ex-gestores públicos. Também é papel da entidade defender os interesses da AMGEP e de seus associados, perante aos órgãos públicos em geral ou entidades autárquicas, além de instituições da iniciativa privada.

Ângelo Roncalli explicou que é função da entidade fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a capacitação e qualificação dos associados, representar os associados em juízo ou fora dele para reivindicar apoio e prestar-lhe assistência em razão ao cargo público já exercido, com prestação de serviços jurídicos, contábeis e técnicos a serem especificados em regimento interno e documento próprio.

A AMGEP assumirá ainda o papel de reivindicar, assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos, serviços e ações das administrações públicas, visando ao desenvolvimento das comunidades locais, com a colaboração de seus ex-gestores públicos, além de promover eventos, entre eles seminários e congressos técnicos, cursos, reuniões e treinamentos aos seus associados.

Membros da AMGEP

Integram a associação de ex-prefeitos: Ângelo José Roncalli de Freitas (presidente), Mauro Lúcio da Cunha Zanin (1º vice-presidente), Acácio Mendes de Andrade (2º vice-presidente), Paulo Cesar Silva (3º vice-presidente), Aurélio Cezar Donadia Ferreira (secretário-geral), José Heitor Guimarães de Carvalho (2º secretário), Adair Divino da Silva (1º tesoureiro), José Antônio de Miranda (2º tesoureiro).

O Conselho Fiscal será formado por José Aécio dos Santos, Gelte Antônio Consta, José Ricardo de Melo, Ana Rosa Mendonça Lasmar, Roberto Alcântara Botelho, José Milton de Carvalho Rocha.