Minas por Região

Galeria de Fotos

14h39min - 23 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia ressalta compromisso de Minas com a preservação da água

Entrega da Comenda Ambiental, neste domingo em São Lourenço, no Sul de Minas, marca sua última participação em evento cívico como governador do Estado

O governador Antonio Anastasia presidiu neste domingo (23/03), em São Lourenço, no Sul de Minas, a cerimônia de entrega da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço. O evento marca as comemorações do Dia Mundial da Água (22/03) e teve como orador oficial o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho.

Neste ano, a Comenda agraciou cerca de 160 personalidades. Seu objetivo é condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço, engrandecendo e dignificando o município, o Estado de Minas Gerais e o país.

Preocupação com as águas

O governador Antonio Anastasia destacou, em seu pronunciamento, que o país atravessa uma das piores secas da história e que a realização do evento demonstra a preocupação e a relevância do tema hídrico no Estado. “Esta preocupação deve perpassar todas as gerações e instituições, para que tenhamos o sentimento do cuidado, da preservação. A Semana das Águas começa e estamos atravessando talvez a pior seca de décadas. Isso é muito preocupante e o debate é fundamental para indagarmos: é um recado da mãe natureza? O que devemos fazer?”, disse Anastasia.

Ele lembrou que a solenidade de entrega da Comenda, em São Lourenço, é a última cerimônia cívica que presidiu na qualidade de governador de Estado. “Em São Lourenço, passei melhores momento da minha vida. Não imaginava, quando jovem, correndo aqui pelo Parque das Águas, de, um dia, voltar a essa cidade, como fiz anos depois, como governador de Minas, para em parceria com a prefeitura, a Câmara Municipal e os nossos parlamentares, trazer benefícios para a cidade. Faço essa oração final com a consciência tranquila, com a cabeça erguida, e com a serenidade de espírito, do dever cumprido, da dedicação realizada”, afirmou.

Programação

Antonio Anastasia chegou à Praça João Lage, local do evento por volta das 10h30. Após a execução do hino nacional, pelo cantor e compositor Marcus Viana, houve o acendimento da tocha que conduzirá a "chama da liberdade" até Ouro Preto. O governador de Minas acompanhou ainda a apresentação artística do "Valores de Minas" e de um grupo de alunos da Apae de São Lourenço.

A prefeitura de São Lourenço, juntamente com a Chancelaria da Comenda, assinou dois protocolos de intenções. O primeiro para a criação do Instituto Histórico e Geográfico de São Lourenço. Com a Nestlé Waters foi firmada parceria que visa dar andamento aos estudos para o tombamento do Parque das Águas de São Lourenço.

No ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, encaminhou oficialmente ao Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha) o pedido de tombamento do cartão postal da cidade, com a justificativa de que “o Parque da Águas de São Lourenço seja alvo de proteção por tombamento em função de seu relevante valor cultural para o município e o Estado”.

A educadora mais antiga de São Lourenço, professora Luiza Penna Francia, recebeu a Comenda Ambiental das mãos da idealizadora da honraria, a ensaísta Ivanise Junqueira, que estava acompanhada do governador Anastasia. Houve ainda descerramento de placa alusiva à inauguração do relógio de sol que guardará uma “cápsula do tempo” com documentos, jornais, revistas, fotografias e a memória do evento.

Compromisso com a preservação

O vice-governador Alberto Pinto Coelho, orador oficial do evento, também recebeu a Comenda. Ele ressaltou, durante seu pronunciamento, o firme compromisso do Governo de Minas em executar políticas públicas voltadas para a preservação e a proteção da água, um bem essencial. Ele lembrou que, na última semana, foi firmada parceria, em Brasília, com a Agência Nacional de Águas (ANA) para a participação de Minas Gerais na Rede de Monitoramento da Qualidade das Águas, o que "atende, exatamente, a uma exigência e prioridade das fontes e mananciais que formam este Circuito das Águas".

Alberto Pinto Coelho ressaltou que a cerimônia marca o início oficial da Semana da Água em Minas Gerais. Ele destacou a realização em Belo Horizonte de seminário coordenado pela Hidroex, um centro de educação das águas apoiado pelo Governo de Minas, em parceria com outras instituições, cujo tema  será "Ciência e Inovação em Gestão das Águas".

"Temos absoluta certeza que um Centro Internacional das Águas encontrará aqui, nesta bacia do Rio Grande, nesse Circuito das Águas, seu lugar e sua vocação natural. Esperamos que isso aconteça até o horizonte de 2018, quando o Brasil sediará o próximo Fórum Mundial das Águas", disse.

Recursos Hídricos em Minas

A preservação dos recursos hídricos, com o objetivo de garantir um meio ambiente sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos mineiros, é uma das prioridades do Governo do Estado. Minas Gerais é considerada a caixa d´água do Brasil, por possuir 8,3% de rios e lagos naturais e artificiais e 17 bacias hidrográficas federais, que banham quase 67% do território mineiro e mais de 10 mil cursos d’água.

Em 2013, o Índice de Qualidade da Água (IQA), indicador que avalia a contaminação dos corpos hídricos superficiais em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes, melhorou na comparação com 2012. Considerando os últimos três anos (2011, 2012 e 2013) a melhoria foi mais significativa. Em 2011, cerca de 18% das águas eram de boa qualidade, em 2013, o índice foi de 32%, um aumento de 77%. No mesmo período, as águas de qualidade ruim reduziram de 24% para 19%. Cerca de 80% das águas de Minas apresentam qualidade média e boa.

Valores de Minas é destaque em São Lourenço

O viés cultural foi marcante nesta edição da Comenda. Prova disso foram as apresentações e intervenções do grupo Valores de Minas durante os dias dos eventos e na cerimônia da entrega da Comenda. Os shows da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar e da seresta do Minas ao Luar também marcaram as noites de São Lourenço.

Outra ação que deixou sua marca de forma singular nesta IV edição foi a tenda montada para doação de livros, que entregou à população de São Lourenço mais de dois mil livros da literatura nacional, além de revistas e livros de arte, todos distribuídos gratuitamente na Praça João Lage.

As tendas montadas na praça receberam centenas de crianças e adolescentes em atividades de cidadania conduzidas pela Polícia Militar de Minas Gerais e nas oficinas culturais ministradas pelo Projeto SACI - Socialização, Arte e Cultura na Infância.

Neste ano, o Seminário de Acessibilidade em Cidades Turísticas chegou a sua segunda edição.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato