15h33min - 26 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia reúne bancada federal de Minas Gerais em Brasília

Governador agradeceu atuação dos deputados e senadores nos últimos anos e voltou a elencar as prioridades de MG

O governador Antonio Anastasia reuniu nesta quarta-feira (26), no Escritório de Representação do Governo de Minas em Brasília, parlamentares da bancada federal de Minas Gerais. Durante o encontro, que contou com a participação do vice-governador Alberto Pinto Coelho, o governador agradeceu a atuação dos deputados e senadores nos últimos três anos em favor do Estado e voltou a elencar as prioridades de Minas Gerais no Congresso Nacional.

“Nós temos uma pauta muito importante no Congresso Nacional, uma pauta legislativa, que tem, fundamentalmente na votação do Código da Mineração, a nossa prioridade absoluta. Lamentavelmente o Código da Mineração não foi votado no ano passado, é triste. Então, esperamos que esse ano seja votado. Outro ponto é a questão relativa à dívida dos Estados. O Governo Federal encaminhou um projeto a pedido dos governadores. Foi aprovado na Câmara, mas ainda não foi aprovado no Senado. Então pedimos a nossa bancada, tanto na Câmara quanto no Senado, para continuar pressionando o Governo porque é importante essa votação”, afirmou o governador após o encontro em entrevista coletiva à imprensa.

A votação do marco regulatório do minério aguarda uma definição do Governo Federal desde 2010. Em 2011, durante discurso nas comemorações do Dia da Inconfidência, em Ouro Preto, a presidente Dilma Rousseff chegou a prometer empenho da União na discussão e votação das novas regras. Apenas no ano passado, o projeto foi enviado ao Congresso, mas não houve grandes avanços na votação da proposta.

“Eu tenho de fazer o meu trabalho, que é exatamente pedir, movimentar, empenhar a bancada, pois nós já perdemos muito tempo. Demorou demais o encaminhamento ao Congresso, mas nós temos que continuar pedindo, empenhados, porque para Minas Gerais é fundamental”, destacou o governador.