Minas por Região

Galeria de Fotos

17h04min - 19 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Antonio Anastasia visita Fazenda Experimental da Epamig no município de Caldas

Unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais no Sul do Estado é referência no desenvolvimento de pesquisa na área de uvas e vinhos no país

O governador Antonio Anastasia visitou, nesta quarta-feira (19), a Vinícola Experimental Amintas Assis Lages em Caldas, no Sul de Minas. A Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) abriga a única adega enológica experimental do Sudeste do Brasil. Criada em 1936 e ligada ao Ministério da Agricultura, a unidade foi, ao lado das estações experimentais de Caxias do Sul (RS) e Jundiaí (SP), um dos três primeiros centros de pesquisa especializados em uva e vinho do país.

Acompanhado do presidente da estatal, Marcelo Lana, o governador conheceu as tecnologias desenvolvidas pela Epamig para melhorar a qualidade das uvas e fomentar a produção de vinhos finos e espumantes. As técnicas estão sendo implantadas em cerca de 20 municípios de regiões tradicionalmente cafeeiras: Serra da Mantiqueira, Cerrado e Vale do São Francisco. Guiado pelos pesquisadores Murilo Albuquerque e Marite Dal’Osto, o governador de Minas percorreu os laboratórios e adegas, conhecendo o processo de envelhecimento  do vinho em barricas de madeira para posterior envase.

Durante a visita, o governador Antonio Anastasia afirmou que o Governo Minas irá trabalhar junto ao governo federal para eliminar barreiras que impedem a importação de equipamentos, pela Epamig, para a continuidade das pesquisas. “Essa unidade da Epamig é exemplar e contribui para o desenvolvimento de um novo polo de produção de vinhos brasileiros, aqui no Sul de Minas. No momento, o maior obstáculo é a burocracia, para que tenhamos a possibilidade de importar equipamentos livremente sem tributos. Vamos nos esforçar muito para obter junto ao governo federal o credenciamento da Epamig para conseguir importar esses equipamentos”, disse Anastasia.

Referência nacional

A Fazenda disponibiliza aos produtores serviços de consultoria que vão da escolha das mudas e do preparo da área para plantio até tratos pós-colheita, processamento e envase do produto final. A infraestrutura é composta por bancos de germoplasmas das principais variedades copa e de porta-enxertos, áreas experimentais de manejo e condução da videira, produção de mudas, além de laboratórios de biotecnologia vegetal e de avaliação de qualidade da uva e do vinho.

A Epamig, em Caldas, é referência nacional na produção de mudas de videira. Até o ano 2000, o Brasil importava, anualmente, cerca de cinco mil mudas de parreira. Hoje, possui tecnologia para ser autossuficiente na produção das variedades Niágara Branca, Niágara Rosada e Bordô.

Espumante de Minas

Em 2010, foi obtida na Vinícola Experimental, o primeiro espumante de Minas Gerais, produzido por um vinhedo de Andradas (Sul de Minas), utilizando uvas Chardonnay e tecnologias da Epamig. Atualmente, estão sendo feitos na Fazenda experimentos com uvas Chardonnay e Pinot Noir para a produção de base espumante que deverão ser colhidas na safra de verão, no final de 2014. A previsão é que, em 2016, seja produzido o primeiro espumante a partir de uvas colhidas na Fazenda Experimental da Epamig.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato