13h21min - 26 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Em encontro com vereadores, Anastasia destaca importância do trabalho realizado pelo poder legislativo

Governador participou nesta quarta-feira (26/03) da abertura do IV Congresso Mineiro de Vereadores, promovido pela Associação Mineira de Municípios em Belo Horizonte

O governador Antonio Anastasia participou, na manhã desta quarta-feira (26/03), em Belo Horizonte, da cerimônia de abertura do IV Congresso Mineiro de Vereadores, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Diante de um público de cerca de 800 pessoas, Anastasia destacou a importância do evento para aprimorar o trabalho dos legisladores municipais e lembrou que participou de todos os quatro encontros.

“Sempre digo que o vereador é o agente político que está mais próximo do cidadão. Ele está no bairro, na comunidade, naquele segmento que ele representa. Por isso, tem que ter informação, porque é ele que recebe aquela primeira demanda do cidadão. Queria parabenizar a AMM por esse evento tradicional, no qual leva informação e conhecimento aos vereadores para eles aprimorarem a função legislativa e de representação popular”, disse.

Neste ano, o encontro tem como tema “Todos juntos por um diálogo municipalista”. Segundo a AMM, o congresso tem como objetivo orientar e capacitar o legislativo municipal mineiro, demonstrando sua importância para a gestão municipal e o papel fundamental que os vereadores têm neste momento em que as administrações municipais estão diante do imenso desafio de melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à sociedade, a partir de um modelo federativo completamente desequilibrado e injusto.

Em tom de despedida, já que, na próxima semana, passa o cargo de governador para o vice-governador Alberto Pinto Coelho, Anastasia ressaltou que irá deixar o Executivo estadual “com a consciência tranquila, com a serenidade na alma do dever cumprido, do reconhecimento, mas, sobretudo, de saber que muito foi feito”.

“Não vou aqui prestar contas por um simples motivo: o que quer que eu fale sobre o que aconteceu em Minas na saúde, na educação, na infraestrutura, na criação de empregos, na segurança, na cultura, na agricultura, não preciso fazê-lo neste ambiente, porque os vereadores e as vereadoras de Minas sabem o que foi feito. Como era e como ficou. São vocês as melhores testemunhas e fiadores daquilo que oGoverno de Minas realizou ao longo dos últimos anos. Por isso, quando deixar o Governo o farei com muita tranquilidade, para novas missões que surgirão. A minha vocação sempre foi no serviço público”, completou o governador de Minas.

Troca de experiências

Os vereadores e vereadoras presentes no encontro, além da troca de experiência com os colegas legisladores de outras regiões, poderão se capacitar para atender o desejo dos cidadãos que, neste momento, querem melhores serviços públicos. Temas como “regras eleitorais e os limites do exercício político da vereança” e “o vereador e o desenvolvimento econômico e social do município” serão abordados durante os dois dias de Congresso.

Também participaram da solenidade de abertura o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o prefeito de Belo Horizonte em exercício Délio Malheiros, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês, o presidente da Associação Mineira de Câmaras Municipais, vereador Sinval Cordeiro, e o superintendente geral da AMM, Ângelo Roncalli.