16h02min - 18 de Dezembro de 2014 Atualizado em 16h10m

Estado entrega obras para melhoria da prestação de serviços públicos em Viçosa e região

Município da Zona da Mata passa a contar com Corpo de Bombeiros, Companhia Independente de Polícia Militar e Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil

O governador Alberto Pinto Coelho inaugurou, nesta quinta-feira (18/12), a sede do pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Viçosa, na Zona da Mata. O governador também entregou o Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil e assinou resolução criando a 10ª Companhia Independente de Polícia Militar em Viçosa, que irá proporcionar mais segurança para a população, com aumento de efetivo e de ações da corporação.

“Estar aqui, hoje, para comemorar importantes conquistas como o pelotão do Corpo de Bombeiros, a nova Companhia Independente da Polícia Militar, o novo IML, que a sociedade já reclamava há algum tempo é dar como resposta, de maneira inequívoca, a nobreza da política, exercida, certamente com compromissos mais elevados, como vejo aqui”, disse Alberto Pinto Coelho.

O município de Viçosa era atendido pelo pelotão de Ubá, subordinado ao 4º Batalhão de Bombeiros, com sede em Juiz de Fora. O pelotão será responsável também pelo atendimento a outros dez municípios: Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Ervália, Paula Cândido, Pedra do Anta, São Geraldo, São Miguel do Anta e Teixeiras.

Localizada no bairro Novo Silvestre, a sede do Pelotão de Viçosa conta com área total de seis mil metros quadrados e área construída de 2,5 mil metros quadrados, com piscina para treinamentos, garagem, alojamentos e sala para prevenção e vistoria. Os investimentos foram de R$ 1,1 milhão, recursos do Estado e do município. O pelotão contará com efetivo de 36 profissionais, sendo um oficial, nove sargentos e 26 cabos e soldados. Entre os equipamentos, terá uma Unidade de Resgate, uma de Salvamento, uma de combate a incêndio e uma para atividades de prevenção.

Para o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, o esforço conjunto foi fundamental para a conquista de obras importantes para a cidade. Ele ressaltou que as ações fortalecem o municipalismo. “Devemos agradecer a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais. Recebam a gratidão e o apreço do povo viçosense”, disse o prefeito.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ivan Gamaliel, destacou a importância da chegada da corporação em Viçosa para garantir atendimento de forma adequada e eficiente na região. “Viçosa é merecedora do aporte logístico e de pessoal que está sendo disponibilizado. A presença do Corpo de Bombeiros Militar nesse município era uma necessidade premente pela qual seus moradores esperavam. Destaco a seriedade com que o Governo vem atuando em prol do interesse público, materializado com essa inauguração”, afirmou o comandante.

Posto de Perícia Integrada

O Posto de Perícia Integrada da Polícia Civil está instalado no bairro Bom Jesus, próximo à delegacia de polícia. É dotado de equipamentos de última geração, que permitirão a produção de laudos de alto nível tanto da Criminalística quanto da Medicina Legal. O imóvel tem 15 salas e foi construído no terreno doado pela Prefeitura de Viçosa. O mobiliário ficará por conta da prefeitura. A Sala de necropsia já conta com uma câmera capaz de comportar até quatro cadáveres e uma mesa específica para os trabalhos. Para a realização da obra, o Governo de Minas repassou R$ 500 mil à Prefeitura de Viçosa.

Também estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado Danilo de Castro (Governo) e Marco Antônio Rebelo Romanelli (Defesa Social), o advogado-geral do Estado, Roney Luiz Torres Alves da Silva, deputados, prefeitos e vereadores da região.