19h39min - 21 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Estado investe em rede de urgência e em novas viaturas nos vales do Aço e Rio Doce

Anastasia participou nesta sexta-feira de oficina sobre a medida na área de saúde. Governador também entregou, em Ipatinga, dez viaturas para reforçar combate à criminalidade

Os 86 municípios dos Vale do Aço e do Rio Doce estão se preparando para a implantação da Rede de Urgência e Emergência Macro Leste. Nesta sexta-feira (21), o governador Antonio Anastasia esteve em Ipatinga, no Vale do Aço, onde participou da solenidade de encerramento da oficina quando os prefeitos assinaram a adesão à rede. Ele entregou também dez viaturas para a Polícia Militar e visitou a Unidade de Pronto Atendimento José Isabel Nascimento.

Englobando 51 municípios vinculados à Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e 35 de Coronel Fabriciano, a Macro Leste deverá começar a funcionar no final deste ano. Para a implantação, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 34 milhões. O objetivo da rede é realizar atendimento em tempo e local oportunos, possibilitando melhoria na qualidade da assistência à saúde e contribuindo para a redução de mortes e complicações evitáveis.

“Sabemos que os investimentos são muito expressivos aqui na microrregião. São mais de R$ 100 milhões. Estamos construindo aqui algo que é muito importante para a região, que é a Rede de Urgência e Emergência da Região Macro Leste, que é maior do que a microrregião do Vale do Aço e é fundamental para o Leste de Minas Gerais. Fico muito satisfeito de perceber esses avanços, frutos de um grande esforço que estamos realizando para possibilitar que isso ocorra”, afirmou o governador.

Antonio Anastasia entregou dez veículos para o 14º Batalhão da Polícia Militar e para a Companhia de Missões Especiais em Ipatinga. São oito veículos Palio Weekend e duas motocicletas Honda.  Com essas entregas, chega a 54 o número de veículos entregues à PM de Ipatinga, desde 2013. A entrega de viaturas foi anunciada pelo governador na última segunda-feira (17), dentro de um pacote de medidas destinadas a intensificar o combate à criminalidade no Estado e de ampliar a sensação de segurança da população mineira e daqueles que visitam o Estado.

“Entregamos também as viaturas, porque além da saúde hoje, talvez, a preocupação maior dos governantes no Brasil inteiro é o tema da segurança pública. Minas é o estado que mais investe em segurança no Brasil em relação ao seu orçamento. Mesmo assim vamos investir mais”, explicou, lembrando que as medidas que estão sendo adotadas para ampliar o combate à criminalidade e a sensação de segurança.

Saúde Itinerante

Durante o evento, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, anunciou o programa “Saúde Itinerante – O Governo de Minas mais perto de você” para a região.  Essa ação tem dois módulos: um institucional e o outro de serviços.

No módulo institucional, são assinados vários documentos como autorizações de pagamento, assinatura de convênios, liberação de equipamentos, veículos etc. No encontro em Ipatinga foram autorizados pagamentos equivalentes a R$ 167,9 milhões, recursos do Tesouro do Estado.

No módulo serviços, são realizados atendimentos nas estruturas do Ver Minas (oftalmologia, com consultas, exames e cirurgias), Mamógrafo Móvel (mamografias em mulheres de 40 a 69 anos) e Dengue Móvel (troca de pneus, pets e latas – potenciais focos do mosquito transmissor da dengue – por óleo de soja e/ou material escolar).

Para os municípios que estão no âmbito da Superintendência Regional de Governador Valadares foram autorizados pagamentos da ordem de R$ 23,8 milhões.  Entre eles, está o repasse de R$ 19,5 milhões, referentes a 86 convênios com 51 municípios referentes, entre outros, a programas estruturadores e construção de sete Unidades Básicas de Saúde, aquisição de equipamentos e veículos, obras, incentivo às equipes do Programa Saúde em Casa e custeio.

Já aos municípios da Superintendência Regional de Coronel Fabriciano as autorizações de liberação de recursos atingem R$ 105,3 milhões, entre os quais R$ 50,6 milhões, referentes a convênios para aquisição de equipamentos e veículos, ampliação de número de leitos hospitalares, realização obras, incentivo às equipes do Programa Saúde em Casa e custeio de ações programáticas no âmbito da Saúde.

Ainda por meio de convênio serão repassados R$ 19,5 milhões, para a aquisição de 20 máquinas de hemodiálise, Pro-Hosp, Programa Estadual de Urgência e Emergência, convênio, custeio e a construção do bunker, Hospital Mário Cunha. Convênio com a Prefeitura de Ipatinga prevê o repasse de R$ 11,5 milhões para aquisição de ambulância e veículos; reforma de Policlínica e a construção de UBSs.

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento de Ipatinga, no bairro Canaa, foi construída com recursos do Governo de Minas (R$ 4,2 milhões) e do governo federal (R$ 2,6 milhões). Funcionando ininterruptamente, a unidade terá capacidade para atender cerca de 300 pacientes de urgência e emergência por dia. O local conta com 21 leitos, 17 de observação, pronto-socorro odontológico, serviços de raio-X e eletrocardiografia. Outros quatro são destinados à estabilização de pacientes graves encaminhados pelo Samu e Corpo de Bombeiro. São quase 400 profissionais, entre servidores municipais e terceirizados. A UPA ocupa área construída de 1.700 m2.

A prefeitura de Ipatinga informou que na edificação foram gastos cerca de R$ 5,4 milhões referentes à edificação. Aproximadamente R$ 1,6 milhão foram para aquisição de equipamentos. A Unidade começa a funcionar neste sábado (22/02).