15h37min - 27 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Estado libera R$ 160 milhões para infraestrutura na região de Varginha

O governador Antonio Anastasia determinou ainda providências para elaboração de projeto para melhoria da MG-167, entre Varginha e Três Pontas

A região de Varginha, no Sul de Minas, terá mais R$ 160 milhões para investimentos na área de infraestrutura, importante para o desenvolvimento socioeconômico dos mineiros. O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta quinta-feira (27), a celebração de mais uma etapa do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), um dos mais modernos instrumentos de gestão de rodovias do Brasil. Os recursos liberados serão destinados à recuperação e manutenção de 515 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas, em 38 municípios sob responsabilidade da 10ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), sediado naquela cidade do Sul de Minas.

A duração do contrato é de quatro anos. Durante o período serão executados pelo Consórcio Libe Sagendra serviços como recapeamento, reperfilamento, sinalização horizontal e vertical, limpeza e caiação dos dispositivos de drenagem superficial, recuperação de passivos ambientais e construção de praças de pesagem, dependendo da necessidade de cada trecho.

O governador Anastasia destacou que o programa beneficiará muito mais do que a população de mais de 700 mil habitantes localizadas nos 38 municípios da área de influência da 10ª coordenadoria regional. Segundo ele, os investimentos no setor são uma “via aberta” para o desenvolvimento e para a atratividade de empresas. “Infraestrutura significa desenvolvimento. É uma área, hoje, no Brasil, lamentavelmente atrasada. Perdemos muitos e muitos anos com a ausência de investimentos mais corajosos. Felizmente, Minas Gerais, que tem a maior malha rodoviária do país, está fazendo investimentos firmes na infraestrutura sobre nossa responsabilidade. O programa modelar é o ProMG, porque  não basta construir a estrada, ela tem que ser conservada. Quando íamos a São Paulo tínhamos vergonha das estradas mineiras. Com o ProMG, sem custo para o usuário, que não paga pedágio, restauramos a qualidade  das rodovias de todo o Sul de Minas. E agora estamos autorizando a liberação de mais R$ 160 milhões para dar continuidade ao programa na região”, afirmou.

Recursos garantidos

Anastasia lembrou que, de 2006 a 2013, o Governo de Minas já investiu quase R$ 2 bilhões no ProMG, com a recuperação de 8.420 quilômetros de rodovias pavimentadas. Para este ano, a meta é recuperar 800 quilômetros, totalizando 9.220 quilômetros desde o início do programa.

secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, ressaltou que todos os investimentos autorizados pela Setop têm recursos garantidos para sua efetivação, não apenas para o início, mas para a conclusão das obras. “Isso é um conceito que vem dando certo desde o tempo do governador Aécio Neves e que Anastasia dá a continuidade”, afirmou.

Além da de Varginha, outras oito Coordenadorias Regionais do DER-MG estão sob o regime de manutenção permanente: Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Ponte Nova, Itabira (incluindo corredor da MGC-120 e alimentadoras) e Ituiutaba.

Caminhos de Minas

Durante a solenidade realizada no centro de Varginha, o governador Anastasia também autorizou o início de projeto de engenharia para adequação de capacidade do trecho de 27,5 quilômetros, da MG-167, entre Varginha e Três Pontas, incluídos no Programa Caminhos de Minas. “É uma reinvindicação histórica da população de Varginha já incluída no nosso programa. Vamos agora nos esforçar para que a obra seja realizada para o benefício de toda a região”, disse.

Lançado em 2010, o Caminho de Minas tem como objetivo ampliar e melhorar a infraestrutura logística dos municípios e regiões. É o maior programa rodoviário da história de Minas Gerais, envolvendo a obras em aproximadamente 7,8 mil Km de rodovias, distribuídos por 242 trechos, beneficiando diretamente 306 municípios e 7,3 milhões de mineiros. A primeira fase do programa prevê investimento de R$ 3,3 bilhões para implantar 1.670 quilômetros de rodovias.  Para viabilização do programa, o Governo de Minas está utilizando recursos próprios e financiamentos junto a organismos multilaterais de fomento.

Centro de Convenções

O prefeito de Varginha, Antônio Silva, informou ao governador Anastasia que a doação do terreno para a construção do Centro de Convenções foi aprovada pela Câmara Municipal. Segundo Anastasia, com essa aprovação a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) terá condições de iniciar o projeto.

“Já alocamos uma previsão de R$ 30 milhões para a construção. Com a confirmação do terreno, próximo à universidade, tenho certeza que vamos fazer o projeto, ainda este ano, para a construção do centro de convenções, que é importante não só para Varginha, mas para toda a região do Sul de Minas”, disse Anastasia.

O prefeito Antônio Silva agradeceu a liberação de recursos e o anúncio de obras para Varginha e região. Ele considerou o governador de Minas um exemplo de homem público que deve ser seguido pelos demais políticos. “Minha palavra é de reconhecimento, de solidariedade, ao trabalho fantástico que tem sido feito, em Minas Gerais, pelo governador Anastasia. Em todos os pronunciamentos que faço tenho realçado a necessidade de que os políticos brasileiros leguem, principalmente à nossa juventude, bons exemplos. E o governador Anastasia pela sua pessoa, probidade e pela sua competência administrativa, tem sido uma das maiores revelações políticas contemporâneas no nosso Brasil”, afirmou.