Minas por Região

Galeria de Fotos

19h23min - 12 de Dezembro de 2014 Atualizado em 19h25m

Fundação João Pinheiro completa 45 anos de história com dedicação ao ensino e à pesquisa

Governador Alberto Pinto Coelho participou de cerimônia de comemoração ao aniversário da instituição, que se tornou referência em pesquisa e ensino superior no país

O governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho participou, nesta sexta-feira (12/12), da cerimônia de comemoração dos 45 anos da Fundação João Pinheiro (FJP) – referência nacional em pesquisa e ensino superior. Somente nos últimos 12 anos, mais de 25 mil alunos foram formados na instituição por meio da Escola de Governo Paulo Neves de Carvalho.

“São 45 anos de Fundação, uma história marcada pela dedicação à pesquisa, ao ensino e à extensão, consolidando-se essa instituição como referência de excelência na produção técnico-científica que mapeia e orienta o desenvolvimento do Estado e do país”, ressaltou Alberto em seu discurso.

Durante a comemoração, o ex-governador do Estado Antonio Anastasia foi agraciado com a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho. A comenda é concedida aos mineiros que tenham desempenhado papel de relevância em favor da administração pública estadual. Anastasia é servidor efetivo da Fundação João Pinheiro, professor do Curso de Graduação em Administração Pública e presidiu a instituição de 1991 a 1994.

 “A Fundação João Pinheiro é uma instituição de pessoas, onde o capital humano de nosso Estado se vocaliza de maneira mais clara, e que a cada dia que passa se torna mais forte. Hoje, ela já se tornou referência nacional e internacional. A Escola de Governo, por exemplo, é um orgulho do nosso Estado, e eu, como servidor de carreira da instituição, continuo sempre me inspirando nos valores e nos ideais do professor Paulo Neves de Carvalho para poder continuar contribuindo com o desenvolvimento de Minas e do Brasil”, disse Anastasia ao agradecer a homenagem.

A instituição

Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro é vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), tendo como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais. A fundação presta serviços a órgãos públicos, empresas e organizações privadas, institutos de pesquisas e organismos e entidades representativas de diversos segmentos sociais.

“São décadas de muitas histórias, de momentos de glória e de dificuldades, mas, acima de tudo, de competência e credibilidade, com a construção de uma instituição sólida e focada na excelência de seus produtos e serviços, se tornando fundamental no Estado de Minas Gerais e no Brasil”, afirmou a presidente da FJP, Marilena Chaves.

A FJP desenvolve 21 projetos de duração continuada, como Atlas de Desenvolvimento Humano das Regiões Metropolitanas do Brasil, Balança Comercial, Boletim de Conjuntura de Minas Gerais, cálculo do PIB (trimestral, regional e municipal), déficit habitacional no Brasil, Pesquisa por Amostra de Domicílios (PAD-MG), entre outros.

“Um dos desafios da Administração Pública contemporânea é criar novas modelagens de governança, capazes de conciliar eficiência, segurança jurídica, legalidade e simplicidade procedimental para a construção de respostas satisfatórias às demandas da sociedade”, concluiu Alberto Pinto Coelho, ressaltando o privilégio de Minas Gerais possuir diversos especialistas de formação qualificada, citando como exemplo o ex-governador Antonio Anastasia.

Escola de Governo 

A Escola de Governo Paulo Mendes de Carvalho tem como objetivo contribuir para a melhoria e modernização da gestão pública, por meio da formação e capacitação de quadros técnicos, desenvolvimento de pesquisas e da assessoria a órgãos e entidades governamentais na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Reconhecido pelo Ministério da Educação, em 1994, o curso de graduação em Administração Pública, da Escola de Governo conquistou o 1º lugar nacional na área de Administração no conceito Enade 2006 e tem cinco estrelas no Guia do Estudante Abril. Em 2011, a Escola de Governo foi considerada a melhor faculdade de Minas Gerais no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação. É uma das 27 instituições de ensino superior do país que alcançaram a nota máxima no índice e ocupa a 9ª colocação, entre as 2.177 instituições públicas e privadas avaliadas.

A Medalha

A medalha Professor Paulo Neves de Carvalho foi criada pelo decreto 45.755, de 2011. É destinada a homenagear os mineiros que tenham desenvolvido trabalhos em prol da administração pública estadual e na expansão do desenvolvimento das boas práticas da gestão pública. Antonio Anastasia é o terceiro homenageado. A honraria já contemplou o professor Vicente de Paula Mendes e o desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato