19h12min - 09 de Maio de 2014 Atualizado em 19h19m

Governador Alberto Pinto Coelho participa da inauguração oficial do novo Fórum de Itamonte

Tribunal de Justiça de Minas Gerais investiu cerca de R$ 3 milhões na nova sede, visando à melhoria da estrutura do Poder Judiciário no interior do Estado

O governador Alberto Pinto Coelho, acompanhado do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, participou nesta sexta-feira (09/05), em Itamonte, no Sul de Minas, da inauguração oficial da nova sede do Fórum Professor Antônio José de Souza Levenhagen. Com investimentos de cerca de R$ 3 milhões, o novo prédio tem uma área construída de 937 metros quadrados e possui completa estrutura para as atividades forenses, com possibilidade de futura ampliação, inclusive, funcionamento de uma nova vara. Hoje somente a comarca conta com apenas uma.

Alberto Pinto Coelho saudou o TJMG pelo investimento que contribui para a melhoria da estrutura do Poder Judiciário no interior do Estado. O governador de Minas salientou ainda a importância dos profissionais que atuam na área. “Tenho profunda admiração por aqueles que escolhem esse caminho, por aqueles que vêm para a magistratura, porque sei da relevância e da importância do trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário”, disse.

Na ocasião, o governador do Estado também prestou homenagem à memória e aos familiares do professor Antonio José de Souza Levenhagen, que dá nome ao fórum da comarca de Itamonte. Estiveram presentes à solenidade os filhos do jurista, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Antônio José de Barroso Levenhagem, e o desembargador Carlos Augusto de Barros Levenhagen

“Estar aqui é uma oportunidade para prestigiar a memória de um exemplar magistrado, de um homem que deixa a sua história e seu exemplo, e que ela é de maneira significativa perpetuada e cravada nas novas instalações do Fórum de Itamonte. Certamente, é algo que temos que saudar. Não só pelo exemplo, mas pelo cultivo da memória daqueles que servem e devem servir de referência para todos nós”, afirmou.

Natural de Baependi, Antônio José de Souza Levenhagen é reconhecido pela sua habilidade no ensino jurídico através de suas inúmeras obras conhecidas nacionalmente, nas áreas de Direito Civil e de Processo Civil. Faleceu em 10 de março de 1984.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Pinheiro, o prefeito de Itamonte, Ari Pinto Constantino dos Santos, o diretor do foro da comarca de Itamonte, juiz Ronaldo Ribas da Cruz, entre outras autoridades.