19h03min - 19 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Governador comemora investimentos da Coca-Cola FEMSA nas áreas social e sustentável

Ao visitar obras da nova fábrica em Itabirito, região Central, Anastasia destacou a importância da diversificação da economia e a parceria entre a empresa e a Cedec

O anúncio de novos investimentos na área social marcou a visita do governador Antonio Anastasia, nesta quarta-feira (19/03), às obras da nova fábrica Coca-Cola FEMSA Brasil, que está sendo construída em Itabirito, região Central de Minas. Em parceria com o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a Fundação Coca-Cola FEMSA assinou protocolo de intenções para a ampliação do Projeto Plantas Potabilizadoras, que nesta etapa beneficiará mais municípios mineiros.

Os equipamentos têm o objetivo de transformar a água imprópria para consumo em água potável, beneficiando as comunidades mais afetadas pela seca ou por desastres naturais no Norte de Minas. Milhares de pessoas já foram beneficiadas no ano passado com as Plantas Potabilizadores móveis e fixas, utilizadas pela Cedec no atendimento a populações atingidas por desastres no Estado.

Durante a solenidade, foi anunciada a entrega à Defesa Civil Estadual de mais três caminhões-pipa, 120 cisternas e três caixas d’água, um investimento de cerca de R$ 800 mil da Fundação FEMSA. Com a expansão do projeto, serão atendidas mais de 20 mil pessoas do Norte mineiro.

“Quero ressaltar, aqui, o importante trabalho social desenvolvido pela Coca-Cola FEMSA. Quando estive no Leste mineiro visitando os municípios afetados pelas enchentes no final do ano passado, soube que as máquinas de potabilidade que foram levadas para os locais de enchente foram a salvação nos primeiros dias, porque davam a água de beber para as pessoas. Então, essa parceria é fundamental para o desenvolvimento social do Estado”, destacou o governador, lembrando ainda da parceria cultural que a empresa mantém com o Palácio das Artes.

Assinada pelo coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Dias Martins, e pelo diretor da Fundação, Vidal Garza, a parceria faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da empresa, que já doou também dois equipamentos potabilizadores móveis, que podem ser utilizados em situações de desastres, e três equipamentos potabilizadores fixos, instalados nas cidades de Pedras de Maria da Cruz, Virgem da Lapa e Varzelândia. Os equipamentos vão atender a cerca de cinco mil pessoas por dia na região.

O diretor Vidal Garza explicou que a parceria teve início em Minas quando foi lançada a pedra fundamental da empresa, em 2011. “Há pouco mais de dois anos, a Fundação FEMSA encontrou essa oportunidade de começar uma parceria, que ajudou a colocar em prática um projeto para mostrar que somos uma empresa com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico e social ao mesmo tempo para as comunidades vulneráveis”, disse.

Diversificação da economia

Com expectativa de iniciar as operações já no terceiro trimestre deste ano, as obras da nova fábrica seguem avançadas e estão em fase final. O presidente da Coca-Cola FEMSA, José Ramon Martínez, mostrou ao governador e aos secretários de Estado Dorothea Werneck (Desenvolvimento Econômico) e Adriano Magalhães (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) o andamento das obras da mais moderna e sustentável unidade do grupo no país. Segundo Martínez, a empresa encontrou no Estado todo o apoio necessário para a construção e funcionamento da décima unidade da Coca-Cola no país.

Para o governador, a presença da nova fábrica da Coca-Cola é um marco no avanço e na diversificação da economia mineira. “Temos a necessidade em Minas de diversificar a nossa economia. Esta tem sido nossa obsessão, o nosso mantra, o nosso esforço de agregar valor aos nossos produtos. Não podemos ficar dependentes exclusivamente da mineração, do café e da agropecuária. Temos de diversificar, trazer siderúrgicas, empresas de automóveis, helicópteros e fábricas de gêneros alimentícios”, afirmou Anastasia.

Já o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, destacou o crescimento do município com a nova fábrica, que tem se tornado cada vez mais referência na região Central do Estado. “Junto ao Governo de Minas, lutamos muito para concretizar a instalação da nova fábrica. É nosso papel atrair indústrias, movimentar a economia e gerar empregos para o bem da população”, ressaltou.

Desenvolvimento com sustentabilidade

A nova unidade fabril segue padrões de construção e operação baseados na sustentabilidade, com investimentos da ordem de US$ 258 milhões. São aproximadamente 65 mil metros quadrados de construção em uma área de cerca de 300 mil metros quadrados. Até o ano de 2015, a fábrica terá capacidade anual instalada para produção de 2,1 bilhões de litros de refrigerantes, equivalente a um incremento de aproximadamente 47% da capacidade instalada na atual unidade fabril em Belo Horizonte.

Serão produzidos nessa nova unidade todos os refrigerantes da marca Coca-Cola em todas as embalagens existentes. Inicialmente, Minas Gerais e a região Serrana do Rio de Janeiro serão atendidos pela nova fábrica. A logística atual será mantida, com entregas aos clientes por meio das unidades operativas.

Desde a escolha do terreno, considerando a sustentabilidade da localização, o empreendimento adota padrões que buscam garantir o gerenciamento eficiente dos resíduos gerados, o uso responsável de água (uso de água de chuva, água de reuso), eficiência energética (cogeração, motores de alto rendimento e iluminação natural dentro do prédio da produção), qualidade ambiental (pavimentação permeável, madeira de reflorestamento), cuidados com a emissão de gases na atmosfera (tintas e vernizes impermeabilizantes, telhados verdes), otimização de materiais e recursos, com o uso de inovadoras tecnologias que darão prioridade as preocupações ambientais.