12h04min - 06 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Governador dá continuidade à agenda de negócios na China

Anastasia se encontra com empresários chineses e participa da inauguração da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil

Em continuidade à agenda de prospecção de novos negócios para Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia e sua comitiva participaram, nesta terça-feira (4), em Xangai, de encontros com empresários chineses. O governador manteve contato com executivos da Honbridge, companhia de investimentos voltada para a área de exploração de recursos minerais. Proprietária da Sul Americana de Metais (SAM), a empresa possui projetos de investimentos no Norte de Minas, para extração do minério de ferro.

Anastasia visitou a sede do Consulado do Brasil em Xangai, sendo recebido pela cônsul-geral do Brasil em Xangai, Ana Cândida Perez, pelo cônsul-geral adjunto, Lincoln Bernardes Júnior, e pelo secretário de chancelaria, André Savoi. Durante o encontro, eles falaram sobre o crescimento das parcerias e investimentos chineses em Minas Gerais e a presença de empresas mineiras no mercado chinês. Ana Perez destacou o potencial econômico dos Estados brasileiros e a importância de estreitar relacionamentos com o país que mais cresce economicamente no mundo.

De acordo com o governador, os compromissos internacionais demonstram o esforço do Governo de Minas para atrair empresas, especialmente aquelas com portfólio de produtos de grande valor agregado.

“O ramo automotivo gera empregos de qualidade, traz inovação tecnológica e transforma a realidade econômica de regiões onde se instala. A partir de um grande esforço, conseguimos, por exemplo, durante viagem à Alemanha, que a fábrica da Mercedes Benz de produção de caminhões, fosse reaberta em Juiz de Fora. Depois conseguimos, na Itália, a abertura da fábrica de tratores da Fiat em Montes Claros. Há dois anos, fui à Índia e lá também iniciamos tratativas e, agora, estamos recebendo as empresas na área de cimento e de biotecnologia. Aqui na China, estamos mantendo contato com duas grandes montadoras que têm pretensões de se instalar no Brasil. Ainda é o início das negociações. Outros estados, certamente, apresentam suas propostas, mas estamos mostrando as oportunidades de Minas, que podemos oferecer, a questão da posição logística do Estado. Se a ausência de portos prejudica Minas, por outro lado temos um fator diferencial ao nosso favor, que é qualidade do capital humano, o trabalhador mineiro, dedicado, sério, com bom nível de educação”, ressaltou o governador.

Para Anastasia esse trabalho de prospecção de negócios é importante para inserir Minas no mundo econômico globalizado.  “A China hoje é o maior parceiro de Minas Gerais, segunda economia do mundo que, em breve, poderá ser a primeira. Estamos agora fazendo esses contatos, vamos continuar enviando os dados, fazendo reuniões e vamos receber os executivos das empresas chinesas em Minas Gerais. Esse é um processo de planejamento, temos de ter muito cuidado sempre, ou seja, a reserva que eles exigem. É um trabalho de consolidação do nome de Minas e das oportunidades de nosso Estado, abrindo-o cada vez mais ao mundo econômico globalizado”, disse.

Câmara de Comércio

O governador Antonio Anastasia participou, na tarde desta terça, da inauguração do escritório da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil (CCB) em Xangai, cujo principal objetivo é estreitar os laços comerciais entre Brasil e China e contribuir para a geração efetiva de negócios entre empresas e empresários brasileiros e chineses.

Para o representante chefe da Câmara, Wei Lin, Minas Gerais é um Estado extremamente representativo economicamente, o segundo maior do Brasil, com a melhor localização. “Não tenho dúvidas de que Minas é um Estado muito atrativo para os investimentos chineses”, disse o representante da Câmara, ao agradecer o apoio daqueles que se esforçaram pela viabilização do Escritório em Xangai.

Aos representantes da comunidade econômica de Xangai, Anastasia ressaltou o papel que a Câmara terá no estreitamento das relações entre Minas Gerais e a China.  “O esforço do nosso governo é criar um ambiente favorável aos investimentos externos, com boas oportunidades de negócios. Desse modo, a criação da Câmara de Comércio será um passo muito importante para aproximar os empresários e para apontar oportunidades econômicas das duas regiões. Nosso governo está à disposição da Câmara para todas as informações necessárias, no sentindo de identificar, em Minas Gerais, oportunidades de bons negócios. A câmara será um instrumento do aprofundamento desse relacionamento”, disse o governador.

A CCB conta com uma equipe especializada de profissionais no Brasil e na China, prontos para atender às mais variadas demandas dos empresários. Trabalha no sentido de superar as barreiras existentes na relação Brasil e China e recomendando soluções estratégicas para facilitar a concretização de negócios e a geração de resultados.

Acompanharam o governador nos compromissos em Xangai o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta; o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence; o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde; a presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Mônica Cordeiro; o representante do Indi Ivan Gonçalves e os presidentes da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, e da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) Roberto Simões.