17h03min - 06 de Maio de 2015 Atualizado em 17h07m

Governador destaca importância do Tribunal de Contas para a boa gestão pública

Pimentel participou da III Conferência de Controle Externo do órgão e ressaltou a necessidade de transparência nos governos

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou nesta quarta-feira (6/5), durante a III Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Expominas, em Belo Horizonte, a necessidade de os gestores públicos oferecerem serviços de qualidade à população, focando na transparência e no gasto eficiente de recursos. “A nação brasileira cobra de todos nós transparência, compromisso, veracidade nas nossas ações, com absoluta isenção, para que o dinheiro público seja tratado com o respeito que merece”, afirmou o governador.

Pimentel disse que o TCE tem papel fundamental na melhora da prestação desses serviços, orientando os gestores, e que, por isso, merece destaque. “É um orgulho para todos nós, cidadãos mineiros, ter a Corte no nosso Estado com essa competência, com esse compromisso”, disse o governador, para quem o tribunal mineiro é exemplo para o Brasil.

Ao lado de autoridades e para uma plateia composta por conselheiros e servidores do TCE e prefeitos, o governador ressaltou a “convivência harmoniosa” entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas em Minas Gerais. “Cada um respeitado na sua autonomia, mas todos buscando a mesma coisa: o bem comum, o interesse de construir para a coletividade a melhor prestação de serviços possível”, destacou.

O presidente do TCE, conselheiro Sebastião Helvécio, afirmou que o órgão trabalha incessantemente neste sentido. “Temos a necessidade de, a cada dia, criar instrumentos para garantir uma gestão pública de qualidade, atuando em parceria com os gestores públicos”, declarou.

Lembrando a parceria feita com o TCE no período em que foi prefeito de Belo Horizonte, o governador afirmou que o trabalho é a solução para enfrentar as dificuldades de um governo. “O melhor remédio para vencer qualquer crise é o trabalho. Trabalho sério, dedicado, transparente, correto, como tem inspirado a todos nós o trabalho do nosso TCE”, completou Pimentel.

Ao finalizar sua fala, Pimentel reafirmou que, desde o resultado das urnas, a preocupação é construir consensos e dar respostas aos problemas do Estado. “Sempre digo que governo é para resolver problemas. Quando o cidadão ou a cidadã deposita seu voto na urna, deposita para que aquele que foi eleito resolva os problemas. Cessam todas as disputas partidárias, as disputas menores e começa o período de trabalho. É assim que temos buscado fazer em Minas”, finalizou o governador.

Também participaram da solenidade, entre outras autoridades, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bittencourt, o procurador-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, a defensora pública Geral do Estado, Christiane Neves Procópio, o secretário de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende, e o prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda.