15h03min - 27 de Maio de 2014 Atualizado em 15h06m

Governador destaca novo espaço como indutor da diversificação da economia na região Central

Durante inauguração da sede da Acimon e de um centro destinado ao empresariado, Alberto Pinto Coelho anunciou ainda a expansão da Uemg em João Monlevade

O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, participou nesta terça-feira (27/05), em João Monlevade, na região Central, da inauguração da sede da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon) e do Centro de Serviços do Sebrae, que passam a funcionar no mesmo espaço. Esse novo ambiente será destinado a empreender todo o tipo de ações que visem ao desenvolvimento econômico e que objetivem o aprimoramento da atividade empresarial no Médio Piracicaba.

Durante a solenidade, que contou com a presença de deputados, prefeitos, vereadores, secretários de Estado e lideranças da região, Alberto destacou a necessidade do empreendimento para o empresariado, além de ser importante para alavancar a economia da região, que possui vocação para a metalurgia. Na ocasião, o governador anunciou a expansão da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), que contará também com o curso de Engenharia Mecânica.

“Nada é mais importante para o desenvolvimento de uma região do que trazer uma universidade pública gratuita, o que aqui já aconteceu. Agora, anuncio a expansão da Uemg com mais um curso, o de engenharia mecânica. Com isso e com a inauguração do novo espaço, estamos criando aqui mais condições para a boa formação dos filhos de João Monlevade e de toda região, para que eles possam potencializar as vocações do Médio Piracicaba e também serem indutores do desenvolvimento empresarial, empreendendo e, com isso, podendo diversificar a economia regional, trazendo para cá outras vocações que possam trazer valor agregado”, enfatizou.

Ao lembrar os 50 anos de emancipação política e administrativa do município, o prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres, comemorou o anúncio feito pelo governador. Segundo ele, a nova sede da associação comercial e o curso de engenharia mecânica são demandas históricas da população do município. “É uma importante conquista para a cidade. Nos 50 anos de João Monlevade, comemorados este ano, é um presente para toda a população. Em todos esses anos, o Governo de Minas sempre atendeu aos pleitos do município, sempre foi um verdadeiro parceiro do povo”, ressaltou o prefeito em seu discurso, após descerrar as placas de inauguração do novo espaço ao lado do presidente da Associação Comercial e Industrial de João Monlevade, Carlos Augusto Arthuso, e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, Lázaro Luis Gonzaga.

O secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, ressaltou os benefícios recebidos por João Monlevade para o desenvolvimento econômico da região. “É motivo de alegria estarmos aqui comemorando a entrega de mais dois grandes benefícios, tanto a grande obra da associação comercial quanto a do posto de serviço do Sebrae, que vai ser um estímulo muito grande à microempresa”, disse o secretário ao destacar ainda a gestão eficiente do Governo de Minas nos últimos anos, que possibilitou tantos investimentos nos municípios mineiros.

Trabalho conjunto

A Associação Comercial e Industrial de João Monlevade (Acimon) foi fundada em 9 de outubro de 1964. No ano do seu cinquentenário, a entidade, que conta com 350 associados jurídicos e 514 pessoa física, entregou a seus associados, colaboradores e comunidade uma sede totalmente modernizada. No mesmo prédio passa a funcionar o centro de atendimento do Sebrae, que volta a João Monlevade depois de dois anos sem um centro de atendimento no município, após projeto elaborado pela Acimon, apoiado por prefeitos da Amepi e representantes de entidades de classe.