15h35min - 15 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h37m

Governador nomeia novo presidente da Fapemig e assina convênio para obras de campus da Uemg

Durante a solenidade, Alberto Pinto Coelho também anunciou a transferência do programa DataViva e do Sistema Mineiro de Inovação para a Fundação de Amparo à Pesquisa

O governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta segunda-feira (15/12), a nomeação do novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Ferreira Vilela. Durante a solenidade, também foi assinado um convênio no valor de R$ 30 milhões, entre a Fapemig, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop) para o início das obras do campus da Uemg, no bairro Cidade Nova, na capital mineira. Foram assinadas ainda as transferências de dois programas do Governo de Minas – DataViva e Sistema Mineiro de Inovação (Simi) – para a Fapemig.

Em seu pronunciamento, o governador Alberto Pinto Coelho destacou os avanços da Fapemig nos últimos doze anos e a importância do trabalho para qualificar o cidadão mineiro, como forma de atrair novos investimentos para o Estado.

“A Fapemig saiu de um patamar de concessão de 800 para 8.000 bolsas de pesquisa. Temos a consciência de que estamos governando para todos os mineiros, para todas as regiões de Minas e para todos os segmentos. O nosso trabalho de buscar diversificar a economia mineira com valores agregados somou, nos últimos doze anos, R$ 182 bilhões em investimentos privados, que resultaram em 250 mil empregos diretos. Daí a importância de qualificar os mineiros e criar atratividade para os investidores”, afirmou Alberto Pinto Coelho, lembrando que o orçamento atual da instituição é de cerca de R$ 400 milhões.

Durante o evento, o presidente da Fapemig, professor Mário Neto, ressaltou a atenção dada pelos últimos governos ao setor de ciência, tecnologia e inovação.

“Quando assumi a Fapemig, em 2004, praticamente só atendíamos instituições federais com poucas bolsas. Hoje, atendemos toda e qualquer instituição que trabalhe com ciência, tecnologia e inovação, seja pública ou privada. Conseguimos tornar a Fapemig uma instituição de credibilidade, pois fizemos o melhor e o possível para que Minas tivesse a melhor ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Saio com o dever cumprido”, destacou.

O novo presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, foi indicado pelo Conselho Curador da fundação em uma lista tríplice e escolhido pelo governador para um mandato de três anos. O professor ocupava a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig.

Convênio

Durante a solenidade, também foi assinado convênio entre a Fapemig, Sectes, Uemg e Deop, prevendo a aplicação de R$ 30 milhões (sendo R$ 18 milhões da Fapemig e R$ 12 milhões da Sectes), para as obras do campus da Uemg. A aplicação é uma contrapartida em função da Uemg ter doado parte de um imóvel para a Fapemig. Os recursos serão aplicados na construção da portaria, oficina de manutenção do futuro campus e obras da Escola de Música.

Alberto Pinto Coelho também transferiu para a competência da Fapemig o programa DataViva e o Sistema  Mineiro de Inovação (Simi). O DataViva, uma plataforma online de visualização de dados abertos, era desenvolvido pelo Escritório de Prioridades Estratégicas. Já o Simi tem por finalidade promover a convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para desenvolver a inovação em Minas Gerais.

O futuro presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, falou sobre a importância da migração do DataViva e do Simi para a Fundação.

“O Sistema Mineiro de Inovação une o setor empresarial ao científico e ao próprio Governo de Minas para que a gente possa trabalhar junto. O DataViva é um instrumento que cria na Fapemig uma inteligência, porque tudo que fazemos é discutido. Estamos sempre procurando interagir com todo mundo, mas muitas vezes faltam informações e essa falta vai ser coberta agora pelo DataViva”, pontuou o professor.

Fapemig

É uma agência de fomento estadual com a missão de incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação, por meio do apoio a projetos de pesquisa, concessão de bolsas, apoio a eventos científicos, financiamento de atividades de divulgação científica, parceria com empresas para projetos de inovação, entre outros. Os recursos são garantidos pela Constituição do Estado.

Desde o último dia 24 de novembro, as atividades da Fapemig foram transferidas para a nova sede, no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte. O prédio se destaca pelo projeto moderno e ambientalmente eficiente e garante melhor estrutura para as atividades da Fapemig.

Novo presidente

O professor Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Southampton (Inglaterra). Realizou pós-doutoramentos nos Estados Unidos e Japão. Foi secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014). Evaldo substitui Mário Neto Borges, que foi presidente por dois mandatos consecutivos.

Também participaram da solenidade os secretários de Estado Vicente Gamarano (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Danilo de Castro (Governo), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Rogério Nery (Desenvolvimento Econômico), Eduardo Bernis (Trabalho e Desenvolvimento Social), o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, e reitores de universidades públicas e privadas de todo o Estado.