12h49min - 03 de Setembro de 2014 Atualizado em 14h51m

Governador participa de exposição em celebração aos 85 anos do Mercado Central

Alberto Pinto Coelho destaca papel do espaço no resgate da convivência entre as pessoas. Aniversário é no dia 7 de setembro

O governador Alberto Pinto Coelho participou, nesta quarta-feira (03/09), da solenidade de abertura da exposição “Histórias e Memórias do Mercado Central – 85 anos”. A exposição, que poderá ser visitada até o dia 6 de outubro, integra a programação de aniversário de 85 anos do Mercado Central, celebrado oficialmente no dia 7 de setembro, e resgata a história de um dos mais importantes pontos turísticos e culturais da capital mineira.

Em seu pronunciamento, o governador destacou o papel do Mercado Central no resgate da convivência entre as pessoas. “Ir ao Mercado Central é alimentar o corpo e a alma. Aqui resgatamos algo que anda muito perdido entre as pessoas, que é a convivência, a questão da coletividade”, disse.

Alberto também ressaltou o valor da exposição, que resgata a memória não só do Mercado Central, mas também de Belo Horizonte e de Minas Gerais. “O Mercado, por meio de seus produtos, cheiros e sabores, representa a diversidade do nosso Estado, porque aqui encontramos produtos de origem de todas as regiões de Minas”, afirmou.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também ressaltou a importância do resgate e da valorização da história do Mercado Central por meio da exposição e apontou o local como um dos grandes destaques da capital mineira durante a Copa do Mundo. Para ele, a exposição vem em um bom momento, porque contribui para que os visitantes valorizem ainda mais a história do espaço.

A exposição

Montada no estacionamento do Mercado Central, a exposição conta com fotos e narrativas que retratam a história do local. Ao todo, são 21 painéis, expostos em formato de linha do tempo, destacando os principais momentos da trajetória do local. Além disso, foram montadas bancas onde estão disponíveis produtores diversos comercializados no local entre as décadas de 1940 e 1980. Equipamentos de diversas épocas, desde a criação do Mercado Central, como balanças, carrinhos de madeira, máquinas registradoras e socadores de café também podem ser vistos pelo público que visitar a exposição, que tem curadoria do historiador Osias Ribeiro.

O presidente do Mercado Central, José Agostinho Oliveira Quadros, fez questão de reforçar a importância da exposição para a valorização da história do local. “Com este trabalho, estamos imortalizando a história do Mercado Central, que funciona no mesmo local há 85 anos. Não tenho medo de afirmar que este é um dos principais pontos de compras e de encontro da cidade. A exposição vem em um ótimo momento, para que a população possa ver e conhecer a origem do espaço e o que o Mercado Central representa para Belo Horizonte”, disse.