Minas por Região

Galeria de Fotos

16h31min - 21 de Agosto de 2014 Atualizado em 16h37m

Governo de Minas elabora Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas

Objetivo é fomentar ações, políticas de desenvolvimento e parcerias para essas regiões mineiras

Governo de Minas deu início, nesta quinta-feira (21/08), à elaboração do Plano Estratégico de Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (PESI-NNE). Voltado para os 168 municípios que integram a área de atuação em comum da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o PESI-NNE é resultado de convênio firmado entre o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e a Sudene.

O PESI-NNE, que será elaborado em até seis meses, propõe a articulação de toda a inteligência acumulada do Estado, reunindo as ações desenvolvidas pelos diversos órgãos e secretarias que atuam nas áreas abrangidas pelo estudo. 

O governador Alberto Pinto Coelho enfatizou a importância do planejamento e da integração. “Para conseguirmos resultados cada vez melhores, temos que fazer um processo de interação entre as várias áreas de governo, estabelecendo um plano estratégico que permita uma relação de compromisso. Essa relação é fundamental para que o processo se aprofunde, acentuando e acelerando a melhoria da qualidade de vida nessas regiões”, destacou.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni, essa sinergia é fundamental para aprofundar o desenvolvimento da região. “Precisamos pensar o Grande Norte de Minas como uma importante área produtiva para Minas e o Brasil. Para isso, é preciso analisar os pontos de interação entre todos os planos já pensados na gestão estadual, como a questão da logística e do desenvolvimento sustentável, para que eles possam acontecer a curto, médio e longo prazo”, afirmou o secretário.

Plano Estratégico

O PESI-NNE tem como objetivo identificar as diversas ações e as políticas de desenvolvimento em curso e as potencialidades das regiões, a fim de preparar uma agenda programática de curto, médio e longo prazo. O Plano será executado em cinco etapas: relatório de situação social e econômica dos municípios; relatório de análise de investimentos; relatório de análise de convergência de planos para as regiões; plano de ação do Sistema Sedinor/Idene, com as possibilidades de integração dos agentes de desenvolvimento; e elaboração da versão final do PESI-NNE.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato