16h17min - 22 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Governo de Minas libera R$ 183,8 milhões para rodovias e inaugura Thermas em Poços de Caldas

Recursos anunciados por Anastasia serão destinados à recuperação e manutenção de mais de 500 quilômetros de estradas, beneficiando diretamente 28 municípios da região

Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), autorizou neste sábado (22/03), em Poços de Caldas, a liberação de R$ 183,8 milhões destinados à recuperação e manutenção de estradas no Sul de Minas. Em visita à cidade, o governador Antonio Anastasia assinou a ordem de início do novo contrato do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), um dos mais modernos instrumentos de gestão de rodovias do Brasil.

Em Poços de Caldas, Anastasia entregou ainda as obras de reforma das Thermas Antônio Carlos, um dos mais importantes pontos turísticos da região. Com investimentos de R$ 12 milhões do Governo de Minas, a reforma, iniciada em 2011, teve como objetivo aumentar os serviços oferecidos, integrando ainda mais usuários dos banhos e ampliando as opções de lazer.

“É uma alegria estar aqui devolvendo ao povo de Poços de Caldas esse complexo termal, uma reminiscência de história, de tradição, de cultura. As obras de revitalização e restauração das Thermas Antônio Carlos vão impulsionar o turismo não só da cidade, mas de toda a região. Ao longo dos últimos quatro anos, temos investido muito no município, porque sei que o investimento em infraestrutura, saúde, educação, segurança, atração de empresas é sempre em benefício da população mineira. Tudo isso significa prosperidade, progresso e desenvolvimento”, disse o governador.

O prefeito de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço, comemorou os investimentos e ressaltou a importância das ações do Governo de Minas para o desenvolvimento da cidade. “Fico muito agradecido pelo empenho e esforço do governador em permitir tais investimentos para Poços. São obras de extrema importância, principalmente a pavimentação do trecho do Palmeiral, uma demanda histórica da região”, disse o prefeito.

Animado pela Banda de Música da Polícia Militar, o evento em Poços de Caldas reuniu autoridades municipais, deputados, vereadores, além do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles.

Rodovias mais seguras

O novo contrato vai garantir a manutenção e a recuperação de 537 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas, sob circunscrição doDepartamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), na região de Poços de Caldas (15ª Coordenadoria Regional), por um período de quatro anos.

Serão beneficiados diretamente 28 municípios da região: Alfenas, Andradas, Areado, Botelhos, Caldas, Campestre, Carvalhópolis, Divisa Nova, Espírito Santo do Dourado, Fama, Guaxupé, Ibitiúra de Minas, Juruaia, Machado, Monte Belo, Muzambinho, Nova Resende, Paraguaçu, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita de Caldas, São João da Mata, São Pedro da União, Senador José Bento, Serrania, Silvianópolis e Turvolândia.

O ProMG, por meio de um novo conceito de gestão de contratos, busca atingir e manter padrões de desempenho definidos, que assegurem aos usuários condições satisfatórias de segurança e trafegabilidade nas rodovias estaduais de Minas Gerais. Outro aspecto inovador do programa é a priorização da característica funcional do pavimento, visando à uniformidade do sistema e a expansão da meta física no atendimento à manutenção da rede.

De toda a malha rodoviária pavimentada de Minas Gerais, em um total de 29.319 quilômetros, 20.849 quilômetros estão sob circunscrição estadual, o que corresponde a aproximadamente 70% das rodovias que cortam o Estado. Todos os investimentos autorizados têm recursos garantidos para sua efetivação, não apenas para o início, mas para a conclusão das obras.

O ProMG já celebrou contratos de manutenção contínua em 7.532 quilômetros de rodovias pavimentadas (incluindo a extensão do novo contrato da 15ª CRG com 537 km). A meta para 2014 é recuperar 435 quilômetros, totalizando 8.855 quilômetros desde o início do programa. Atualmente, dez coordenadorias regionais do DER/MG - Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Ponte Nova, Itabira (incluindo Corredor da MGC-120 e Alimentadoras), Ituiutaba, Varginha e Poços de Caldas - estão sob o regime de manutenção permanente.

Thermas Antônio Carlos

A reforma teve início em maio de 2011. Áreas internas que estavam desativadas passaram por modernização, com a construção de estruturas que não integravam o prédio, como uma piscina de água potável aquecida e uma casa de chá. O pátio interno conta com deck, espelho d’água e jardim de inverno. Outra intervenção importante foi a troca das banheiras. Parte das características originais foi mantida, porém novos materiais foram adotados.

Entre as intervenções, destacam-se a substituição das antigas banheiras de louça e instalação de 59 novas e modernas banheiras de hidromassagem; restauração de cinco cabines de banho completas; revitalização da antiga ala com implantação de novos espaços: piscina, ofurôs e academia; revitalização das alas de hidroterapia masculina e feminina; da sala de mecanoterapia, com recuperação e restauro de todos os aparelhos para fisioterapia; das saunas masculina e feminina, e da sala de inalação; e restauração do vitral do hall de entrada.

O edifício das Thermas Antônio Carlos foi projetado no final da década de 1920, pelo arquiteto Eduardo Pederneiras. A arquitetura reflete o ecletismo com predominância de elementos decorativos neoclássicos. Com formato hexagonal, o prédio se desenvolve em quatro níveis, organizados basicamente em vestíbulo, instalações para banhos, duchas, saunas, sala de mecanoterapia com aparelhos importados da Alemanha, setor de inalações, pulverizações e administração, onde podem ser encontrados, ainda, o mobiliário, os equipamentos e as instalações originais.