17h00min - 01 de Fevereiro de 2015 Atualizado em 17h12m

Governo Pimentel defende desenvolvimento territorial com planejamento e participação social

Mensagem do governador foi lida pelo vice Antonio Andrade durante solenidade de posse dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Um Estado com foco no desenvolvimento territorial, planejamento e participação social. Este é o resumo da mensagem encaminhada neste domingo (1/02), pelo governador Fernando Pimentel à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, durante posse dos 77 deputados estaduais eleitos para a 18º Legislatura. A leitura da carta foi feita pelo vice-governador Antônio Andrade, representante do chefe do Executivo Mineiro, depois que os deputados prestaram juramento e assinaram livro de posse no plenário da Assembleia. A mensagem governamental faz parte do balanço referente ao quarto ano do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG 2012-2015.

Além de reafirmar o compromisso do Governo Pimentel de alcançar o equilíbrio fiscal, com base no controle dos gastos e observando a capacidade de arrecadação, o texto é um breve diagnóstico do presente e a reafirmação de algumas propostas para o futuro de Minas.“Nos últimos 12 anos, sob a égide do Choque de Gestão, foi prometido aos mineiros um Estado enxuto e eficiente, calcado em estratégias de planejamento que melhorariam a vida da população. Os resultados efetivos, porém, apontam, de maneira inequívoca, a ausência de um resultado estruturador para o desenvolvimento de um Estado integrado. Os indicadores econômicos colocam Minas em situação preocupante, perdendo competitividade e com uma das maiores dívidas do país”, diz a mensagem.

Erradicação da pobreza

De acordo com o novo Governo, para alterar esse quadro são necessárias políticas sociais integradas que interrompam o ciclo de reprodução da desigualdade. “É necessário que o Estado reassuma a função de articulador de um conjunto de políticas que visem à erradicação da pobreza extrema e à ampliação de oportunidades e de proteção social no sentido amplo da garantia de direitos” afirmou o vice-governador Antonio Andrade.

A carta ainda defende que a concepção de governo, na qual a gestão comanda o planejamento, e não o contrário, “merece ser revista”. “Esta mudança irá estabelecer a primazia do planejamento sobre a gestão, que continua uma condição fundamental para o desenvolvimento de longo prazo”, completou Antonio Andrade.

Outro compromisso de mudança é a participação popular no planejamento das ações de governo, por meio de audiências regionais e a expansão dos conselhos estaduais, que hoje “funcionam mal, mesmo em áreas tradicionais como a saúde e a assistência social”. A mensagem cita as audiências regionais como importante inovação democrática introduzida em Minas nos anos 1990, mas com pouco efeito prático. Em média, menos de 15% das propostas do Programa Plurianual de Ação Governamental participativo foram implantadas.

“A ausência de instituições de controle social e de participação explicam, em parte, este hiato entre a posição econômica do Estado e sua posição no ranking de desenvolvimento social. Por isso é essencial reorganizar o sistema de governo e de administração no Estado, integrando, fortemente, a participação no modo de organização do governo”, destaca o texto.

Diálogo com a sociedade

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) deve ser fortalecido e transformado em espaço efetivo de pactuação das grandes linhas políticas do governo. “É importante que líderes empresariais e sindicais de referência tenham um lugar para conversar entre si e com o governo”, disse o vice-governador. Andrade encerrou a carta saudando os novos parlamentares com votos de uma “sessão legislativa plena de realizações”. A mensagem foi entregue ao decano da Casa, deputado Hely Tarquinio (PV), que presidiu a cerimônia, sendo secretariado pelos deputados Paulo Guedes (PT) e Dalmo Ribeiro (PSDB).

Também integraram a mesa o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Antônio Caldeira Brant, a defensora Pública Geral, Christiane Neves, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Sebastição Helvécio, além do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Welington Magalhães.