17h48min - 16 de Abril de 2014 Atualizado em 11h23m

Grupo indiano confirma investimentos no município de Ouro Preto

Governador Alberto Pinto Coelho se reuniu com o presidente internacional da Hindalco, Satish Pai, para tratar de projeto de produção de alumina

O governador Alberto Pinto Coelho recebeu nesta quarta-feira (16/04), no Palácio Tiradentes, a visita do presidente internacional da Hindalco Industries, Satish Pai, que, na ocasião, fez um breve relato sobre os planos de investimentos da empresa na fábrica de alumina em Ouro Preto, reaberta no ano passado.

Segundo o executivo, a intenção do grupo é realizar “investimentos pesados” na planta. “Estamos muito felizes e entusiasmados com a reabertura da fábrica de alumina em Ouro Preto, que servirá de referência para o grupo no cenário mundial, com a entrega de produtos de qualidade”, disse.

A Hindalco, integrante do grupo indiano Aditya Birla, adquiriu a fábrica de alumina da Novelis em Ouro Preto, paralisada desde 2009. Com os novos investimentos, a expectativa é que produtos com maior valor agregado, como aluminas especiais e hidrato, sejam produzidos na planta. Anteriormente, da produção de alumina (matéria-prima do alumínio), apenas 32% eram destinados ao mercado de aluminas especiais.

A partir do beneficiamento e tratamento da bauxita, 70% desses produtos serão distribuídos para o mercado interno (indústria cerâmica, refratários e farmacêutica) e 30% para exportação. Com os projetos, a Hindalco planeja lançar no mercado, em um prazo de dois a quatros anos, novos produtos como a alumina sinterizada e o hidrato superfino.

Os entendimentos entre a empresa e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) já foram iniciados e, em breve, será assinado um protocolo de intenções entre as partes para a formalização dos investimentos, que podem chegar a mais de R$ 120 milhões.

Para o governador Alberto Pinto Coelho, a presença do grupo em Minas Gerais é muito importante, especialmente, para a região de Ouro Preto. Ele afirmou que o Governo de Minas, no papel de indutor do desenvolvimento, dará todo apoio para que sejam gerados mais empregos e renda no Estado. “Esperamos que, a partir da assinatura do protocolo de intenções, uma nova etapa de desenvolvimento seja consolidada na região, com a geração de emprego e renda, por meio de produtos com alto valor agregado”, afirmou.

Participaram também da reunião o vice-presidente de Recursos Humanos, Manoj Shama, o diretor-executivo da Hindalco do Brasil, Eli Murilo, a diretora de Suprimentos da Hindalco do Brasil, Isabel Silami, e o diretor financeiro da Hindalco do Brasil, Gilmar Morais. Por parte do Governo de Minas, estiveram presentes o secretário Geral da Governadoria, Custódio Matos, a diretora-presidente do Indi, Mônica Neves Cordeiro, e a superintendente de Relações Internacionais, Chiara Sales.