08h27min - 03 de Dezembro de 2014 Atualizado em 08h29m

Iluminação da Praça da Liberdade faz a alegria do Natal em Belo Horizonte

Além de milhares de lâmpadas, decoração inaugurada pelo governador e pelo Papai Noel conta com tradicionais símbolos do Natal, como presépio e cometas

A Praça da Liberdade foi tomada por centenas de pessoas, na noite dessa terça-feira (02/12), que se emocionaram com a nova iluminação de Natal instalada pela Cemig, uma das mais tradicionais atrações da capital mineira nesta época do ano. Inaugurada pelo governador Alberto Pinto Coelho e pelo presidente da Cemig, Djalma Morais, a decoração chamou a atenção pelas cores branca, vermelha e verde, alusivas tanto ao Natal quanto, no caso das duas primeiras, à bandeira de Minas Gerais.

Ao som do Coral da Gremig, que cantou diversas músicas natalinas, o governador, acompanhado de sua esposa Célia e de autoridades, recebeu nos portões do Palácio da Liberdade a visita do Papai Noel e dos populares presentes na festa. Após contagem regressiva, Alberto acionou o botão e milhares de luzes se acenderam, encantando os que acorreram à praça. Comovido pelo espetáculo, o governador Alberto aproveitou para agradecer aos mineiros.

“Estamos, aqui, na tradicional iluminação dessa praça maravilhosa, acolhendo a população que veio para cá a nosso convite, no momento em que começamos as festividades natalinas. Aproveito a ocasião para, em nome de toda a equipe de governo, agradecer a confiança dos mineiros e mineiras em nós depositada e augurando que todos tenham um Natal de muita felicidade e um Ano Novo repleto de muito sucesso”, desejou.

Show de luzes

Os números da decoração na Praça da Liberdade impressionam: são cerca de 600 mil microlâmpadas, mil lâmpadas estrobos, 600 figuras luminosas, e mil tubos snow fall, que fazem a simulação de neve nas árvores. Conta ainda com 80 árvores de microlâmpadas de LED nas cores verde, branco e vermelho, simbolizando a tecnologia também marcante de um cenário mineiro em constante evolução e cheio de inovações.

A presença do Papai Noel reforçou a animação entre as crianças que participaram da atração. Ana Carolina Brandão Grossi trouxe o marido e o filho para o evento e se disse surpresa com a beleza da praça. “Fiquei muito impressionada. É a primeira vez que venho, apesar de ser mineira. Achei muito impactante quando cheguei à praça e ouvi as músicas lindas do coral. Mas mais impactante ainda foi a contagem regressiva e as luzes se acendendo. A iluminação traz a todos realmente o espírito de Natal”, contou emocionada.

O cenário da festa tem ainda os tradicionais símbolos do Natal, como presépio e cometas, destacando entre as centenárias palmeiras, a estilização dos lustres do Palácio da Liberdade. O trabalho de coordenação da iluminação da Cemig é de Kelson Dias de Oliveira.

Para a aposentada Eliana de Paiva Matos, que acompanhou o acendimento das luzes, a inauguração já é uma tradição em toda sua família. “Moro aqui perto da Praça da Liberdade e não deixo de vir todos os anos. A praça está maravilhosa e a cada ano se supera”, disse.

A decoração também agradou a turista Ione Silveira, moradora de Porto Alegre (RS). “Moro em outro estado e foi uma surpresa visitar a praça e me deparar com essa maravilha, esse show de luzes”, afirmou.

Além da Praça da Liberdade, estão recebendo iluminação especial pontos importantes da capital, como a sede da Cemig, a avenida Barbacena, a Cidade Administrativa, a Assembleia Legislativa e o Palácio da Justiça, na avenida Afonso Pena. Até 6 de janeiro, cerca de um milhão de microlâmpadas, além de 7 mil metros de mangueiras luminosas e 4 mil lâmpadas estrobos, estarão espalhadas por pontos importantes da capital.

Respeito ao patrimônio

A decoração na Praça da Liberdade é concebida de modo que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noite, e permite que o público aprecie o clima natalino, com o necessário respeito ao patrimônio.

Assim como nos anos anteriores, a Cemig, junto com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e a coordenação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, privilegiou a proteção dos canteiros e elementos artísticos do local. O desafio é realizar uma decoração que não agrida o conjunto da praça.

O projeto de iluminação da Cemig teve início em 1987 com a decoração da Praça da Liberdade e do Palácio da Liberdade. No ano seguinte, a iniciativa foi expandida para a sede da empresa.