16h37min - 11 de Junho de 2014 Atualizado em 16h47m

Minas Gerais instala Grupo Interinstitucional de Proteção Pública para atuação em grandes eventos

Governador Alberto Pinto Coelho destaca que a primeira instância do gênero criada no país será mais um dos legados da Copa para a população mineira

O governador Alberto Pinto Coelho instalou, nesta quarta-feira (11/06), durante reunião no Palácio Tiradentes, o Grupo Interinstitucional de Proteção Pública (GIPP), primeira instância do gênero criada no país, para prevenção, neutralização e resposta a atentados terroristas ou incidentes com produtos químicos, biológicos, nucleares e explosivos. Integram o grupo, representantes do Governo de Minas e, como convidados, instituições federais e municipais.

“Mais uma vez, Minas Gerais dá um passo à frente, ao institucionalizar o GIPP, um grupo de proteção que, daqui para frente, atuará nos grandes eventos onde os riscos de ações terroristas e outros incidentes possam existir. O Brasil não tem histórico nesse campo, mas, nem por isso, deve deixar de se preocupar com ele. Este é mais um legado da Copa do Mundo e um trabalho coordenado para resposta integrada dos órgãos responsáveis pela segurança e proteção pública, defesa, saúde e meio ambiente”, afirmou o governador.

Criado por meio do Decreto 46.530, de 6 de junho deste ano, o GIPP começou a ganhar corpo há mais de um ano, antes da Copa das Confederações, sob coordenação da extinta Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo, incorporando, a seguir, representantes do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

Hoje, o GIPP é integrado por representantes das secretarias de Estado de Turismo e Esportes, Defesa Social, Saúde, e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Gabinete Militar do Governador e fundações Ezequiel Dias (Funed) e Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Como convidados, participam o Exército Brasileiro, que tem competência legal para atuação em atentado terrorista, a Polícia Federal, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, a Guarda Municipal de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde e a BHtrans.

Com a integração, foi elaborado um protocolo com distribuição de atribuições entre os vários atores e construído um plano integrado de proteção pública, com capacitação de profissionais para atuar em situações adversas. Assim, foram realizados vários simulados.  Durante os eventos, a coordenação conjunta será feita pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, no âmbito do Estado, e pelo Exército, no Federal.

Entre outras atribuições, competirá ao GIPP estabelecer estratégias, diretrizes, conceitos e protocolos para realização de eventos turísticos e esportivos de grande porte em Minas; elaborar o plano interinstitucional de proteção pública, e planejar de forma integrada ações de resposta a ameaças e incidentes que envolvam produtos químicos, biológicos, nucleares e explosivos.