15h20min - 18 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Minas Gerais vai abrigar primeira fábrica da ThyssenKrupp Valvetrain no Brasil

Anastasia participou do lançamento oficial da unidade, que vai contar com investimentos de R$ 100 milhões e gerar 170 empregos diretos no Estado

Mais um passo importante para agregar valor aos produtos mineiros e gerar empregos de qualidade no Estado foi dado nesta terça-feira (18), em Poços de Caldas, com o lançamento da pedra fundamental da primeira fábrica de eixo de comando de válvulas integrado do grupo ThyssenKrupp no Brasil. Com investimentos de R$ 100 milhões e a criação de 170 empregos diretos, a unidade entrará em operação no primeiro semestre de 2015.

Acompanhado da secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o governador Antonio Anastasia participou da solenidade oficial. Ao lado do presidente executivo da ThyssenKrupp do Brasil, Michael Höllermann, Anastasia conheceu o componente automotivo que será produzido em Poços de Caldas, e, segurando uma pá, participou da cerimônia simbólica de início das obras.

Processo inédito

A unidade da ThyssenKrupp Valvetrain, subsidiária da Thyssenkrupp Presta Camshafts, empresa do grupo na área de componentes automotivos, será a primeira unidade no Brasil a produzir conjuntos integrados de tampa do cabeçote do motor com eixos comando de válvula. Duas estão na China e outra na Alemanha. Atualmente, essas peças são importadas. A unidade brasileira terá capacidade para produzir um milhão de módulos por ano.

Segundo a empresa, a montagem de eixos de comando de válvula será um processo inédito no Brasil. Será possível integrar o eixo de comando de válvula diretamente na tampa do cabeçote do cilindro. Isso representa uma redução de até 40% no peso do conjunto, além de uma montagem mais simples e eficiente. Mais leve e com melhores condições de lubrificação, o motor diminui o consumo de combustível e reduz as emissões de gás carbônico na atmosfera.

Na segunda fase do projeto, estão previstos mais R$ 150 milhões em investimentos e a criação de 200 novos empregos.

Escolha certa

O governador Anastasia destacou, em seu pronunciamento, que a instalação de uma fábrica da Valvetrain em Poços de Caldas vai de encontro ao esforço do Governo de Minas de agregar valor aos produtos mineiros. “Fico muito feliz que uma empresa de porte e de reconhecimento mundial resolva investir em Minas Gerais. Certamente, vamos ter aqui uma empresa que, como âncora, vai atrair outras tantas ao redor deste distrito industrial que serão também suas fornecedoras. Tenho a certeza que a escolha foi muito acertada. Vamos continuar trabalhando em conjunto, para termos mais investimentos em Poços, no Sul de Minas e em todo o Estado”, afirmou.

O prefeito Eloísio Lourenço agradeceu o apoio do Governo de Minas, que investiu cerca de R$ 4 milhões para as obras de infraestrutura do Distrito Industrial. “Quero agradecer o apoio do Governo de Minas pelo amplo apoio que nos deu para esta retomada do desenvolvimento e a ThyssenKrupp por ter escolhido Poços, entre um grupo de dez cidades que disputavam este investimento”, disse.

Segundo o presidente executivo da ThyssenKrupp do Brasil, Michael Höllermann, a planta industrial de Poços de Caldas é parte das 70 unidades da empresa alemã no mundo na área automotiva. Os 170 novos postos de trabalho se integrarão aos 4 mil colaboradores da ThyssenKrupp no Brasil, que atuam diretamente no setor.

“Encontramos, em Poços de Caldas, as condições adequadas para a realização deste projeto. Entre muitas coisas destaco os profissionais qualificados por ótimas instituições de ensino, uma localização e infraestrutura logística excelente, assim como uma administração estadual e municipal séria, engajada e competente”, afirmou.

Sobre ThyssenKrupp

A ThyssenKrupp é líder mundial na fabricação de eixos de comando de válvula integrados, com mais de 100 milhões de veículos equipados com seus componentes em todo mundo. A nova fábrica brasileira para módulos integrados já é a quarta da ThyssenKrupp no mundo para este produto específico. Nove em cada dez veículos produzidos no país são equipados com componentes da empresa.

No Brasil, a ThyssenKrupp tem operações na área de elevadores, componentes automotivos, prestação de serviços à indústria, construção de instalações e siderurgia. O grupo emprega 20 mil pessoas, em 20 empresas distribuídas em seis estados brasileiros. A parceria entre o Brasil e a ThyssenKrupp data do século 19. Em 1837, o país encomendou a Alfred Krupp dois cilindros. Depois, em 1908, foi a vez da Thyssen fornecer locomotivas Henschel.

Em Minas, possui plantas do setor automotivo nas cidades de Santa Luzia e em Ibirité, um centro avançado de serviços para o setor de mineração e de cimento, além de escritórios regionais em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia.