Minas por Região

Galeria de Fotos

18h55min - 24 de Março de 2014 Atualizado em 11h23m

Oi Futuro é o mais novo parceiro do Circuito Cultural da Praça da Liberdade

Governador Antonio Anastasia assinou acordo que vai permitir que o instituto ocupe o antigo Palacete Dantas e o Solar Narbona, em BH

O centro cultural do Oi Futuro em Belo Horizonte passa a ocupar o Palacete Dantas e o Solar Narbona – antigas sedes da Secretaria de Estado da Cultura – e torna-se o mais novo parceiro do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. A Oi, o instituto Oi Futuro e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura assinaram, nesta segunda-feira (24/03) protocolo de intenções para que o Oi Futuro se torne o primeiro centro cultural de arte baseada em tecnologia e sustentabilidade implantado no circuito, criado em 2010 para explorar a diversidade em uma área de grande valor simbólico, histórico e arquitetônico de Belo Horizonte.  A utilização do novo espaço pelo Oi Futuro deverá ser de 30 anos, prorrogáveis.

Para o governador Antonio Anastasia, essa nova parceria é motivo de grande orgulho para os mineiros. “O acordo vem reforçar a diversidade do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O Centro Cultural Oi Futuro agrega novas possibilidades ao complexo e, certamente, irá brindar o público com importantes iniciativas de formação e entretenimento”, destaca.

O objetivo do Oi Futuro é ampliar a média de visitantes por ano para mais de 100 mil no novo endereço em Belo Horizonte. O instituto fará uma obra de revitalização com modernização tecnológica no Palacete Dantas e no Solar Narbona, mantendo as características do conjunto arquitetônico do início do século XX. 

A organização inaugurou seu centro cultural na Avenida Afonso Pena, no bairro Mangabeiras, em 2007, e reinaugurou o Teatro Klauss Vianna em 2009, além de ter aberto duas galerias e um auditório para cinema. Em sete anos, as 555 iniciativas culturais apresentadas no centro cultural do Oi Futuro, entre peças, exposições, mostras de cinema, shows de música e dança, atraíram cerca de 330 mil pessoas.

Para este ano, o Oi Futuro já selecionou sua programação cultural que será mantida no mesmo prédio até setembro de 2014, que englobará 15 projetos de artes visuais, teatro, música e dança.  Também participaram da solenidade a secretária de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, o diretor do Oi Futuro e presidente do Conselho de Administração da Telemar Participações, Otávio Marques de Azevedo, o presidente do Conselho de Administração da Oi, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha, o diretor de Finanças e Relacionamento com Investidores da Oi, Bayard Gontijo, o diretor de Relações Institucionais da Oi, José Luiz Hallak, o presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueiras, e o vice-presidente do Oi Futuro Roberto Terziani.

O antigo e o moderno em harmonia

“No projeto arquitetônico do novo centro cultural, o antigo vai conviver com o moderno”, afirma o presidente do Oi Futuro, José Augusto da Gama Figueira. “Vai nascer um espaço que tem tudo para se destacar na paisagem de Belo Horizonte. O conjunto histórico, que é tombado, será restaurado por dentro e por fora, de uma forma sustentável”, destaca.

“A Oi é uma empresa de telecomunicações que se orgulha de seu papel na integração nacional e no apoio ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. Acreditamos que a Oi põe à disposição dos brasileiros diversos meios para que eles atinjam fins também diversos, que enriquecem culturalmente e socialmente o nosso país”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Oi, José Mauro Mettrau Carneiro da Cunha. “Em Minas Gerais, temos trabalhado com afinco para concretizar este desejo”, aponta Cunha.

Patrimônio histórico do estado de Minas e construído em 1915 em estilo Neoclássico, o Palacete Dantas foi obra do engenheiro José Dantas para abrigar sua família.  O prédio é vizinho ao Palácio da Liberdade e à sede da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Palácio Cristo Rei. O projeto do Palacete Dantas é do também engenheiro e arquiteto Luiz Olivieri. A residência foi desenhada com grandes espaços livres e recebeu elementos importados da Europa, como escadarias de ferro da Bélgica e lustres com cristais da Boêmia, e um piso de madeira de árvores brasileiras decorado com mosaicos. O palacete era considerado uma das melhores casas particulares da nova capital e, em 1920, hospedou o presidente da província de Minas Gerais, Artur Bernardes, durante a visita dos reis belgas à capital mineira.

Anexo ao Palacete Dantas, o Solar Narbona foi construído pelo espanhol Francisco Narbona, no início do século XX. Com períodos de interrupção, a Família Narbona morou no prédio até 1940, que depois abrigou instituições de ensino e a antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem). A Oi e Oi Futuro já haviam apoiado a reforma do Palácio da Liberdade, prédio central do Circuito Cultural Praça da Liberdade, obra executada entre 2004 e 2006. Foi o maior processo de restauração do palácio desde a sua inauguração, em 1897, como sede do Governo de Minas.

Interação, educação e conectividade

No novo endereço do Oi Futuro em Belo Horizonte, novas atrações serão incorporadas ao acervo interativo e as atividades do programa educativo do museu serão ampliadas para os jardins do Palacete Dantas e a Praça da Liberdade. A área verde do Palacete Dantas será transformada em um Jardim Sensorial, onde os visitantes irão identificar e ouvir cantos dos pássaros em extinção na fauna de Minas Gerais. O jardim será a base das ações estendidas de sustentabilidade do programa educativo na Praça da Liberdade.

As crianças contarão com um espaço só para elas, a Brinquedo_tec, onde participarão de atividades artísticas e experimentarão as novidades tecnológicas do setor das telecomunicações, entretenimento, robótica, animação e games.

Uma das maiores novidades será a oportunidade de o público interagir em tempo real com os dois Centros Culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro. Através de instalações multimídias permanentes, denominadas Lá e Cá, o público nos dois estados poderá dialogar e ver o que acontece em cada centro cultural. Será o primeiro passo para integrar outros centros de arte e tecnologia espalhados pelo mundo, como o Museu de Telecomunicações de Portugal, em Lisboa, já parceiro do Oi Futuro.

Também está prevista a implementação de um espaço para educação artística, com cursos de um ano de duração, divididos em módulos, e disciplinas relativas ao universo de produção em arte e tecnologia e em museologia. Os cursos terão uma versão online e serão dados por professores e especialistas, artistas convidados e museólogos, sob a coordenação de profissionais do Instituto Oi Futuro.

Teatro versátil e outros espaços

O novo espaço do Circuito Cultural da Praça da Liberdade contará com um teatro com capacidade para 200 espectadores, dotado de um sistema de arquibancadas retráteis e palco desmontável, para que a cada espetáculo seja apresentado de modo diferente. O Museu das Telecomunicações, referência no uso de novas tecnologias a serviço da museografia, será construído no terreno lateral ao Palacete Dantas, atualmente utilizado como estacionamento. Também serão criadas duas salas-laboratório, com equipamentos de áudio e vídeo, onde os alunos poderão se exercitar no campo das artes, produzindo também seus próprios trabalhos.

A Galeria de Artes Visuais e a Galeria de Artes Gráficas e Fotojornalismo ocuparão andares diferentes, o que permitirá a exibição simultânea de duas exposições distintas, mobilizando um número maior de artistas e projetos. O Cineclube Oi Futuro também continuará exibindo sua seleção mensal de filmes de arte no novo Centro Cultural, em uma sala exclusiva.

Sustentabilidade e acessibilidade nos projetos

Reduzir a poluição e o consumo de energia e facilitar o acesso do público às suas dependências são algumas das metas estabelecidas pelo Oi Futuro no processo de restauração e adaptação do Palacete Dantas e do Solar Narbona. Painéis térmicos solares, captadores de água da chuva e soluções para isolamento térmico, além de um telhado verde, são algumas das tecnologias a serem utilizadas nos espaços. O centro cultural terá ainda atendimento especializado em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), planos táteis com a descrição dos espaços, etiquetas e textos com versões em Braille e em tipos ampliados, e serviço especializado de acompanhante para servir de guias a pessoas com deficiência visual e surdo-cegos.

A entrega do novo espaço cultural da Oi ocorrerá em etapas e ainda este ano deverão ser abertas as duas galerias de arte e o Jardim Sensorial. A primeira etapa será a recuperação dos prédios existentes e construção do Jardim Sensorial. A segunda envolve a construção do teatro e do Museu das Telecomunicações. A previsão é que esses dois espaços estejam abertos ao público no segundo semestre de 2015.

Sobre os parceiros

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que desenvolve e apoia programas e projetos nas áreas de educação, cultura e sustentabilidade.  O Circuito Cultural Praça da Liberdade é o resultado da parceria do Governo de Minas com a iniciativa privada. O objetivo é explorar a diversidade cultural em uma região de Belo Horizonte com enorme valor histórico, arquitetônico e simbólico. São onze espaços culturais já em funcionamento, além de outros sete em fase de instalação.

Somente em 2013, mais de 800 mil pessoas visitaram o complexo. Só o programa educativo atendeu mais de 130 mil alunos da rede pública de ensino, além de associações e entidades filantrópicas. O Circuito é co-gerido pelo Instituto Sérgio Magnani, por meio de parceria com o Governo do Estado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato