11h01min - 16 de Julho de 2015 Atualizado em 13h01m

Pimentel preside solenidade do Dia de Minas Gerais em Mariana

Governador foi agraciado com a Medalha de Mérito Legislativo Especial no evento que celebra os 319 anos do município, primeira capital do Estado

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, presidiu, nesta quinta-feira (16/7), na Praça Minas Gerais, em Mariana, Território Metropolitano, a solenidade em comemoração ao Dia do Estado de Minas Gerais e a entrega da medalha do Dia de Minas. Foram agraciadas 50 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento mineiro. O evento celebrou os 319 anos do município, primeira capital do Estado.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, foi o orador oficial da cerimônia. Durante a solenidade, o governador foi agraciado com a Comenda de Mérito Legislativo Especial, concedida pela Câmara Municipal de Mariana.

Após a chegada à Praça Minas Gerais, Pimentel passou em revista à tropa da Polícia Militar e, depois da execução do Hino Nacional brasileiro pela Banda da PM, assinou o ato de transferência simbólica da capital do Estado de Minas Gerais para Mariana. A Banda Santa Cecília executou o Hino de Mariana.

Entre os agraciados com a Medalha do Dia de Minas Gerais estão políticos, artistas, empresários, militares, médicos e jornalistas. As comendas serão entregues pelo governador, pelo vice-governador Antônio Andrade e pelo prefeito de Mariana, Duarte Júnior. Um desfile cívico-militar marca o encerramento da solenidade.

Mérito Legislativo

Durante a solenidade, Fernando Pimentel foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Especial, concedida pela Câmara Municipal de Mariana. A comenda marca o aniversário da Casa, que, este ano, comemora 304 anos de instalação. O objetivo da comenda é homenagear pessoas e personalidades que se destacaram em ações em prol do município.

Dia de Minas Gerais

A cerimônia oficial do Dia do Estado de Minas Gerais acontece todos os anos no dia 16 de julho, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para Mariana – primeira capital mineira. Em 16 de julho de 1977, durante sessão solene comemorativa aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição do Dia do Estado de Minas Gerais como data cívica estadual. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade marianense.

Em 19 de outubro de 1979, foi sancionada pelo governador Francelino Pereira a Lei 7.561 instituindo data comemorativa. Em 1980, o prefeito Jadir Macedo sancionou a Lei Municipal 561, instituindo a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais.