14h11min - 13 de Fevereiro de 2014 Atualizado em 11h23m

Segurança pública em Santa Luzia e região é reforçada com 35º Batalhão da Polícia Militar

Governo de Minas investirá cerca de R$ 6 milhões para as obras e a compra de mobiliário para a sede do batalhão

O governador Antonio Anastasia, acompanhado do prefeito Carlos Calixto, assinou nesta quinta-feira (13), em Santa Luzia, despacho governamental definindo como prioridade a adoção de providências necessárias ao início das obras de construção da sede própria do 35º Batalhão da Polícia Militar. Os investimentos do Governo de Minas serão de cerca de R$ 6 milhões, sendo R$ 5,4 milhões para as obras e o restante para a compra de mobiliário e equipamentos.

O empreendimento será erguido em parceria com a prefeitura municipal, que doou o terreno e realizou os serviços de terraplanagem. O novo batalhão será construído em uma área de 23 mil metros quadrados, na avenida Frimisa, bairro Bagaço. A previsão é que a obra seja entregue no primeiro semestre do próximo ano. Atualmente, o 35º BPM conta com 503 militares e atende 11 localidades: Santa Luzia, Jaboticatubas (São José de Almeida), Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim, Morro do Pilar, Santana do Riacho (Cardeal Mota), Santo Antônio do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

Cultura da paz

O governador Anastasia, em seu pronunciamento, afirmou que a segurança pública é um dos temas mais difíceis. Segundo ele, o país vive atualmente uma cultura da violência, com a questão das drogas sendo uma das raízes do problema. Na sua avaliação, “os desafios não se bastam na questão financeira nem mesmo na questão de efetivo, todos fundamentais”.

“É imprescindível que consigamos modificar o comportamento das pessoas. Consigamos alertar que a consciência coletiva do Brasil não pode ser a consciência de violência, mas tem que ter uma cultura de paz. É um processo que passa por políticas de educação, de prevenção, de convívio, de civilidade, de urbanidade, de bons exemplos e também de punição. Não podemos viver em uma sociedade em que a impunidade seja a grande regra”, disse.

Para o governador de Minas, a questão da segurança merece uma atenção fundamental, não só dos governos federal, estaduais e municipais, mas fundamentalmente também da sociedade. “O poder público tem as suas obrigações. E, por isso, estamos construindo essa sede. Estamos equipando, mais e melhor, as policias Civil e Militar, seja com equipamentos, instrumentos eletrônicos e veículos, para que elas funcionem cada vez mais. Por isso, estamos aumentando os efetivos, realizando concursos, quer para oficiais, para soldados e para o administrativo”, completou.

Aumento do efetivo

O prefeito de Santa Luzia, Carlos Calixto, ao agradecer o empenho do Governo de Minas para a construção da sede própria do 35º Batalhão, ressaltou a preocupação do governador Antonio Anastasia com a área da segurança pública, nos últimos 12 anos. “Quando fui prefeito de Santa Luzia pela primeira vez, o contingente da Polícia era de 60 policiais. Hoje, temos um quadro diferenciado, graças à preocupação do governador de Minas com a segurança”, afirmou Calixto.

Economia na licitação

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant’Ana, lembrou que a construção do 35º Batalhão está incluída na carteira de projetos do Governo de Minas que conta com financiamentos externos. Além do Batalhão, Santa Luzia será beneficiada com os projetos do Terminal São Benedito, de Dispositivos de Segurança e Defensas Rodoviárias da MG-424 e de Prevenção em Encostas.

Segundo ele, a obra foi orçada em R$ 6 milhões, mas, no processo licitatório, o valor foi reduzido para cerca de R$ 5,4 milhões. “O que nos permitirá, além da construção do Batalhão, de mobiliá-lo adequadamente para que a nova sede funcione em plenas condições de prestar serviços de qualidade à nossa sociedade”, completou.

Histórico do 35º BPM

O crescimento socioeconômico de Santa Luzia fez com que a 7ª Companhia Independente da Polícia Militar, fundada em 1994, fosse transformada no 35º Batalhão da PM. Criado em agosto 2004 (completará 10 anos), o batalhão está situado na Praça Acácia Nunes da Costa, 62, bairro Frimisa, em prédio cedido em regime de comodato pela prefeitura municipal.

Com a nova sede, são vários os benefícios para a população e a corporação, entre eles: melhoria da prestação de serviços à população; estacionamento adequado para guarda de viaturas; criação de áreas de convivência para os funcionários (cantina, espaço para descanso) e redução de custos para os pacientes que buscarem o NAIS (Núcleo de Atenção Integral à Saúde) e para o SISAU (Sistema Integrado de Saúde). Entre os serviços prestados pelo 35º Batalhão da PM destacam-se o Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd) e a Patrulha Escolar, que atuam exclusivamente no ambiente escolar com palestras e visitas às unidades escolares.

Foi criada ainda a Patrulha Rural do 35º BPM que se dedica exclusivamente à subárea da 150ª Companhia, onde há três pelotões com nuances do interior, embora sejam considerados pertencentes à RMBH (Jaboticatubas, Santana do Riacho, Serra do Cipó, São José de Almeida, Conceição do Mato Dentro e Morro do Pilar). O GEPAR (Grupo Especializado em Policiamento de Áreas de Risco) atua nas subáreas das 69ª e 71º Companhias da PM, considerados os locais onde se concentram a maior parte das Zonas Quentes de Criminalidade da Unidade.