Pronunciamento

23h00min - 11 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h19m

Pronunciamento do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante cerimônia de entrega da Medalha do Mérito do Ministério Público de Minas Gerais, na qual foi agraciado com a Medalha Grande Colar

Belo Horizonte - 11/9/2015

Estou muito alegre, muito feliz, no dia de hoje, por dois motivos. Primeiro, por receber esta medalha, a medalha Francisco Lins do Rego. Nosso Chico Lins do Rego. Eu conhecia o Francisco Lins do Rego. Eu era prefeito, tive uma breve convivência com ele, e chorei junto com vocês a perda do Chico Lins do Rego. Então, ser homenageado com a medalha que leva esse nome, para mim, é uma emoção muito grande.

O outro motivo de alegria é de poder, como chefe do Executivo estadual, estar aqui na casa do Ministério Público, no dia de hoje, que é o dia do Ministério Público, celebrando com vocês a trajetória do Ministério Público de Minas Gerais. Eu fui, e aí quero dar o meu testemunho, eu fui companheiro de ação pública de pelo menos quatro procuradores gerais, dois dos quais estão aqui. Eu fui companheiro de ação pública, desde a minha trajetória na Prefeitura de Belo Horizonte como secretário de Fazenda, do dr. Luiz Ulisses, do dr. Jarbas Soares, do dr. Alceu Torres Marques, e agora do dr. Carlos André. Todos eles, e aí dou o meu testemunho, homens probos, corretos, que acima de tudo mantêm o compromisso com o interesse público, e que souberam conduzir o Ministério Público com isenção, com imparcialidade, com justiça. E trouxeram o Ministério Público de Minas Gerais a este patamar em que ele se encontra hoje.

Eu diria que é um Ministério exemplar para o Brasil. Porque esta Casa construiu uma cultura, um ambiente de diálogo, de busca de soluções para os conflitos. Um ambiente em que o promotor, o procurador, o agente público do Ministério Público busca investigar, sim. Porque é para isso que ele tá ungido do cargo. Mas investigar e acompanhar, para corrigir e para educar. Em busca dos melhores resultados. Guardando as medidas judiciais e as punições como último recurso, quando não se encontra outro caminho para aquilo que nós todos queremos, que é eficiência e os bons resultados no setor público. E esse é o Ministério Público com o qual eu convivi nesses anos todos, e que eu tenho o privilégio de estar aqui com vocês para dar esse testemunho. Então, eu me sinto extremamente feliz por ter, ao longo de quase 30 anos de trajetória na vida pública, acompanhado e ter sido testemunha dessa trajetória do no Ministério público.

Esse testemunho eu poderia dá-lo como cidadão, mas quis o destino que eu desse como governador do Estado. Então, torna-se talvez um pouquinho mais importante dizer que o governador reconhece publicamente esta trajetória  e esse compromisso com o Ministério Público. Mencionei aqui os procuradores com os quais eu tive mais contato, mas podia mencionar todos os outros com o mesmo carinho e a mesma distinção, e dar exemplos de como isso pode dar bons resultados para o cidadão e para a cidadã de Minas Gerais. O procurador Carlos André, no discurso mencionou a ação do Ministério Público Eficiente em vários setores. Eu poderia mencionar alguns que não fizeram parte do seu discurso. O Ministério Público do Meio Ambiente, coordenado pelo promotor Carlos Eduardo, tem feito um trabalho excepcional com o Servas no Norte de Minas, e buscado e atingido resultados que de fato melhoram e dignificam a vida do cidadão e da cidadã de Minas Gerais. E é isso que nós buscamos.

E talvez o exemplo maior nós tenhamos podido compartilhar aqui, na manhã de hoje, assinando essa resolução conjunta que cria a Câmara de Prevenção e Solução de Conflitos, uma iniciativa inédita no Brasil. Tenho certeza absoluta de que a Câmara vai produzir excelentes resultados pra Minas Gerais. Então, estou extremamente feliz e emocionado de ser testemunho e personagem nesta manhã de hoje com vocês aqui. E dizer que o nosso compromisso, do meu pessoal e dos meus secretários, é o de ser permanentemente parceiro do Ministério Público do Estado, na busca de corrigir o que deve ser corrigido, manter o que está dando certo, melhorar cada vez mais e prestar o melhor serviço possível ao povo do nosso estado.

É esse o compromisso do nosso Ministério Público. É esse o compromisso do nosso Poder Executivo. Então, como cidadão agora, e não como governador, parabéns ao Ministério Público de Minas Gerais. Estou muito honrado com a medalha e muito feliz de estar aqui com vocês.

Muito obrigado.