Pronunciamento

13h23min - 16 de Julho de 2015 Atualizado em 13h42m

Pronunciamento do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel durante o Dia de Minas

Mariana - 16/7/2015

Queria saudar todos os Marianenses presentes aqui, tanto os cruzeirenses quanto os atleticanos. Todos são iguais, todos são mineiros, e merecem nosso carinho e nosso respeito. Hoje, Dia de Minas, aqui em Mariana, primeira capital do nosso Estado, eu quero apenas fazer uma breve prestação de contas desse início de mandato.

Eu poderia começar lembrando que herdamos uma situação financeira calamitosa, cuja maior expressão é o déficit de 7 bilhões de reais registrado no orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa. E o quadro administrativo não menos assustador que se manifesta nas mais de 500 obras paralisadas, que se manifesta nos mais de 2.600 processos de licenciamento igualmente parados, isso para não mencionar a grave situação das prisões, com excesso de presos em relação ao número de vagas, os atrasos constantes nos envios de medicamentos para os municípios do nosso Estado. Mas ao mencionar esse diagnostico que é conhecido por todos, o que eu quero é de fato é apontar para o futuro, olhando para o horizonte da nossa Minas Gerais, mostrar que as coisas já começaram a mudar.

Com paciência, mas também com determinação, com empenho, com muito trabalho, nosso governo está arrumando a casa e recuperando décadas de descuido e de descompromisso com a nossa população. Nós já quitamos 90% das faturas atrasadas, e as obras começam a ser retomadas, como todos viram nesta semana, já temos reinicio de mais de 80 obras que estavam paralisadas.

Estamos agilizando os procedimento da área ambiental e mudanças serão feitas na legislação para descentralizar e simplificar os processos. Não só na área ambiental, mas também na área tributária, já está funcionando a comissão da revisão. E com compreensão de ambas as partes assinamos um acordo histórico com os professores do Estado, servidores da educação, e estamos começando a pagar o piso nacional da categoria, reivindicação justa que sequer era reconhecida pelos governos no passado. Nós todos sabemos que em Minas não haverá educação de qualidade se os mestres e as mestras não forem reconhecidos, respeitados e apoiados em seu trabalho. E é isso o que nós estamos fazendo agora.

Mas acima de tudo, o que nós fizemos nesses seis primeiros meses foi mudar radicalmente a atitude, a postura e o modelo do governo. E o melhor exemplo disso é a criação dos fóruns regionais de governo em cada uma das 17 regiões do Estado. São espaços de participação cidadã, democrática, onde o mineiro e a mineira, o cidadão e a cidadã de Minas Gerais, irá decidir as prioridades regionais, compartilhar conosco as decisões e a construção das políticas públicas que constituem a atividade de governo propriamente dita. Como eu disse, mais de uma vez e quero repetir aqui no solo sagrado dos Inconfidentes, Minas não tem dono, não tem rei, não tem imperador. Soberano aqui é o povo de Minas. E agora o nosso povo governa e constrói o seu próprio destino. E porque aqui o povo é soberano eu quero, contemplando as montanhas de Minas, sobre as benções de São Francisco padroeiro desse igreja, inspirado pelo símbolo da Justiça que é a balança, e pela força da lei que é a espada, inspirado por isso tudo, quero convidar a todos para ouvirmos a voz de Minas pelas palavras desse mineiro ilustre, homem público que honra as melhores tradições do nosso Estado e cuja trajetória expressa o ideal democrático e republicano que nos inspira, e que tenho o privilégio de ser companheiro e amigo há muitos anos. Vamos ouvir com carinho o ministro, professores, ex-prefeito, mas antes de mais nada o mineiro Patrus Ananias.