Minas por Região

Pronunciamento

20h02min - 08 de Julho de 2015 Atualizado em 14h48m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante a instalação do Fórum Regional Território Vale do Aço

Fórum Regional Território Vale do Aço - Ipatinga – 8/7/2015

Bom dia a todos, a todas!

É uma alegria muito grande estar aqui com vocês para a instalação do Fórum Regional Território Vale do Aço, que resume nosso principal compromisso, que é ouvir para governar. É para isso que nós criamos os Fóruns Regionais de Governo: ouvir para governar.

Muitos duvidavam da nossa proposta de ouvir para governar e me perguntavam: será que vai dar certo? Sim, vai dar certo. Já está dando certo. Já fizemos cinco fóruns, vamos fazer mais 12, e este é o modelo que veio para mudar a atitude do governo de Minas Gerais em relação à sociedade, em relação às pessoas, a cada cidadão, a cada cidadã. O governo tem de estar perto. É por isso que tem tanto dirigente, tanto secretário, tanta autoridade aqui com vocês. E podem se acostumar: vocês vão vê-los muitas vezes. Vocês vão ver muitas vezes esses nossos companheiros e companheiras do Estado junto com vocês, discutindo com franqueza, com sinceridade, tentando achar soluções conjuntas e, quando achar a solução, implementá-la de forma conjunta.

Estou convencido de que esse é o melhor caminho. Não tem outro. Estamos completando seis meses de governo agora. Herdamos uma casa muito desarrumada, todos sabem disso. Encontramos um déficit de R$ 7 bilhões. É muito dinheiro. Mas não é só o problema do dinheiro. É problema de desorganização mesmo. De você não ter as coisas minimamente organizadas no sistema prisional, na saúde, na educação. Estão faltando remédios nos municípios porque não chega há tempos, porque os contratos foram mal feitos. O sistema prisional está abarrotado de presos, sendo que boa parte desses presos podia estar em outra situação. Para vocês terem ideia, temos um déficit de mais de 30 mil vagas. Ou seja, temos 30 mil presos a mais do que o sistema comporta, o que é uma situação terrível não só do ponto de vista humano, mas também do ponto de vista prático. Cada presídio nosso é um foco de problemas. Mas metade dos nossos presos, que são mais de 60 mil, é formada por presos provisórios. Eles não estão condenados ainda. Então não é possível que essas pessoas tenham de ficar presas, não possam ser soltos, colocar tornozeleira, irem para um regime semi-aberto. Nem isso foi feito. Então, estamos refazendo tudo agora. Estou dando o exemplo do sistema prisional porque todo dia a gente vê no jornal alguma coisa relacionada, mas eu podia dar outros exemplos.

Uma, aqui agora, nós vamos anunciar. A MG-760, São José do Goiabal-Timóteo, em Cava Grande, em Timóteo, está parada. E está parada por quê? O Ministério Público embargou a obra porque tinha problema ambiental. E o problema ambiental, para resolver, tem de fazer o relatório circunstanciado, que é feito por uma empresa especializada. Por que não fez? Porque, vejam bem, lá na Secretaria de Meio Ambiente, nós herdamos uma situação com mais de 2.600 processos de licenciamento ambiental parados há mais de um ano. Não era nada examinado, nada ia para frente. O resultado é que bilhões de reais que podiam ser investidos em Minas Gerais estavam parados, porque a Secretaria não funcionava. Entre esses, está a MG-760. Agora, já retomamos o licenciamento, já tem uma empresa contratada para fazer o relatório. Se Deus quiser, no segundo semestre a gente entrega e libera a obra.

Então, estamos retomando o Estado. Não dá tempo de resolver tudo, mas alguma coisa nós fizemos. Conseguimos fazer, e foi um processo demorado, foi muito bem conduzido, fizemos a negociação com os professores, aprovamos o projeto para pagar o piso nacional e vamos pagar o piso nacional dos salários dos nossos profissionais da educação. Avançamos na questão do meio ambiente. Nós estamos agora fazendo alterações na legislação ambiental, para simplificar o procedimento ambiental. Não é possível uma legislação como a atual, que centraliza tudo no governo do Estado. Boa parte dos procedimentos pode ser feita pelos municípios, eles têm condição de licenciar. Isso vai facilitar demais para o empreendedor.

Então, nesses seis meses, já fizemos muita coisa. Agora, o que eu acho importante, e era isso que eu queria registrar com vocês, é a mudança da atitude de governo. É ter um governo de fato mais próximo das pessoas, é ter um governo, como alguém disse aqui, um governo itinerante.

Eu falava na campanha: ouvir para governar. Regionalizar para administrar. Não tem jeito de administrar Minas Gerais se não for regionalizado. Por isso é que nós criamos esses 17 fóruns, que vão funcionar efetivamente. Aqui nós vamos discutir as prioridades. Não tem dinheiro para fazer tudo, então quem tem de escolher o que tem de ser feito é a população. Tem de consertar a ponte, mas tem de fazer o hospital, tem também de reformar a escola. O que é que vem primeiro? O dinheiro não dá para fazer tudo, então vamos priorizar. E quem prioriza é a população.

Essa mudança é fundamental. Mudou o jeito de governar Minas Gerais. Agora governamos juntos. Eu falava isso e quero repetir: Minas não tem rei, não tem dono, não tem imperador. Quem manda aqui é o povo de Minas, são vocês.

Eu quero encerrar dizendo que estou muito feliz por assinar, aqui, o decreto que finalmente regularizou e deu propriedade, deu garantia efetiva, a essas 600 famílias que moram nas casas da antiga MinasCaixa. Para vocês terem ideia, a lei que desafetou os imóveis é de 1999. Mas faltava regulamentar, e é o que fizemos hoje. Então, eu fico emocionado porque é o resultado concreto.

E eu lembrei de um querido amigo, já falecido. Todos aqui sabem que o doutor Célio de Castro, que foi prefeito de Belo Horizonte, me ensinou uma lição muito importante. Eu fui vice-prefeito dele, depois eu o substituí na Prefeitura quando ele ficou, por questões de saúde, impossibilitado de terminar o mandato. Doutor Célio era um homem de uma sabedoria humana muito grande, e uma vez ele me falou uma coisa que me marcou muito. Ele disse: "Fernando, você vai ter vida pública longa. A gente tem muito aborrecimento, muita contrariedade, muita angústia, muita frustração, sofre muita injustiça. Muita maldade vai ser lançada contra você. De vez em quando tem uma alegria. Então, quando tiver uma alegria, você agarra nela, segura nela para ela te ajudar, porque aí você atravessa uma semana, dez dias, pode até ter outra. Nesse meio tempo só vai ter coisa ruim, mas você vai segurando. Aprende a reconhecer as alegrias. Nessa alegria, você agarra e vai. Eu sempre penso nisso, porque de fato é assim mesmo. É muita maldade, é muita crueldade. Mas eu vou dizer uma coisa para vocês, assim, tranquilo, de coração sereno. A cada mentira, a cada calúnia, a cada inverdade que jogarem contra nós, nós vamos responder com mais trabalho, com mais participação popular, com mais democracia. E vamos governar Minas Gerais com todos. Que Deus nos ilumine, esse é o caminho, vamos por ele.

Muito obrigado a vocês.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato