Pronunciamento

13h18min - 15 de Maio de 2015 Atualizado em 19h33m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante assinatura de acordo com a Educação

Anúncio de acordo com a Educação - Palácio da Liberdade - 15/5/2015

Hoje, dia quinze de maio de dois mil e quinze, é um dia histórico para nós todos. Nós estamos quitando uma dívida histórica do Estado com os professores, com a nossa rede estadual de ensino, estamos assinando um acordo que prevê o pagamento do piso nacional do salário, reivindicação antiga dos trabalhadores, justa, além de outras vantagens e outras alterações na carreira que vinham sendo demandadas há tempo e que não tinham sido atendidas até este momento. Dia do Professor é dia quinze de outubro, mas para nós acho que vai ficar quinze de maio como dia histórico dos professores de Minas Gerais.

Minha primeira palavra, portanto, é de agradecimento. A todos que se empenharam para que nesses cinco meses de trabalho, desde que assumimos o governo até aqui, a gente tenha conseguido avançar décadas de atraso nessa questão. Nós realmente estamos dando um passo histórico em direção ao futuro de Minas Gerais. Ao futuro que irá assegurara às futuras gerações, às nossas crianças, educação de boa qualidade, porque agora nós estamos assegurando aos professores condições dignas de remuneração e vamos e satisfatórias de trabalho.

Então é um exemplo que só foi obtido pelo trabalho de muitos nestes cinco meses. Nossos companheiros do Sind-UTE, da Associação de Diretores, todos que se envolveram nessa negociação, meus secretários que estão aqui presentes, todos os secretários do governo participaram desta negociação. A Assembleia Legislativa que acompanhou quase o processo inteiro, nos ajudando o tempo todo na pessoa do presidente Adalclever e dos lideres de partido que estão aqui. Quero agradecer a todos o empenho, a contribuição decisiva para que Minas Gerais tenha dado esse passo. Essa é uma vitória dos mineiros.

A segunda palavra e última que quero dizer é de esperança. Minas Gerais está dando um exemplo. Temos hoje no Brasil cinco Estados importantes da federação em que os professores estão em greve. Por reivindicações diversas, parecidas com essas que nós estamos atendendo aqui. Esta praça mesmo, há 36 anos atrás, foi palco e testemunha de um conflito, de agressão aos professores do Estado que ficou manchado na nossa historia. Isto nunca mais vai acontecer. Em Minas Gerais os professores são tratados com respeito, com dignidade, como deve ser todas as categorias profissionais. Então, portanto, assistimos espetáculos lamentáveis, chegando a agressões públicas ao professorado.

Em Minas terá vez o diálogo, o bom senso, o trabalho, sem abrir mão de nenhuma das profissões, sem abrir mão da autonomia que os sindicatos têm e tem que ter nessa negociação. Mas nós obtivemos o consenso necessário para dar este passo histórico. Então a minha alegria, não como governador, mas como cidadão deste Estado dar este exemplo para o Brasil. Que seja assim, Deus ilumine o nosso futuro, que agora sim teremos professores dignamente remunerados, dignamente tratados para oferecer educação de qualidade para as nossas crianças.

Muito obrigado a todos.