Pronunciamento

18h26min - 06 de Maio de 2015 Atualizado em 17h40m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante encontro do Tribunal de Contas de Minas Gerais

Encontro do Tribunal de Contas de Minas Gerais - 6/5/2015

Vou ser breve apenas para compartilhar com todos e com todas dois sentimentos muito fortes.

O primeiro é o sentimento de alegria muito grande de podermos estar inaugurando essa terceira edição da Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais, batendo recorde internacional de presenças e de inscrições, dessa iniciativa que começou com a conselheira Adriene e vem se mantendo, mostrando a excelência do trabalho do Tribunal de Contas do nosso Estado.

Isso é um orgulho para todos nós, cidadãos mineiros, ter a corte de contas com essa competência, especialmente em um momento em que a nação brasileira cobra de nós, homens públicos, exatamente isso: transparência, compromisso, veracidade nas nossas informações e nas nossas ações. Enfim, aquilo que toda brasileira e brasileiro quer: que nós possamos oferecer serviço público de qualidade, mas com absoluta transparência, para que o dinheiro público seja tratado com o respeito que merece. Isso o tribunal de contas tem nos ajudado a fazer.

Fui prefeito de Belo Horizonte, tive com o Tribunal de Contas uma excelente parceria, uma excelente relação. Me lembro que tínhamos na prefeitura da capital, e acredito que o prefeito Marcio Lacerda manteve essa prática, uma sala reservada para o Tribunal de Contas, que trabalhava permanentemente conosco, não apenas para fiscalizar, mas para ajudar, para instruir, orientar de maneira pedagógica, de maneira didática, fazendo com que o serviço público municipal adquirisse o nível de qualidade que o cidadão e a cidadã deseja.

É assim também com o Governo do Estado e acredito que todos que estão aqui, agentes públicos, podem dar o mesmo testemunho sobre a competência do nosso Tribunal de Contas. Alegria de nós podermos compartilhar isso para o país inteiro. E um sentimento muito grande de esperança, esperança de que esse exemplo que podemos emanar das terras de Minas se espalhe para o Brasil inteiro. Exemplo de uma convivência harmoniosa entre os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, da nossa corte de Contas, do nosso Ministério Público, cada um respeitando a sua autonomia, mas todos buscando a mesma coisa, o bem comum, o interesse de construir para a nossa coletividade a melhor prestação de serviços.

Eu sempre digo que governo é para resolver problemas. Quando o cidadão e a cidadã depositam o seu voto na urna, não depositam o voto buscando criar problemas. Depositam o voto para que aquele que foi eleito resolva os problemas. E resolver problemas implica em criar esse clima de consensos, harmonia, que nós criamos em Minas Gerais. Cessam todas as disputas partidárias, as disputas menores, no momento em que as urnas dão seu resultado e começa um novo período de trabalho que dura quatro anos, de acordo com a nossa legislação. Se é assim, também em Minas temos buscado fazer.

Por isso, acredito que esse evento que estamos abrindo aqui hoje deve ser fonte de esperança para todos nós, que o Brasil veja nesse tipo de iniciativa o caminho que devemos seguir. Para pacificar as disputas e vencer as crises o melhor caminho é o trabalho, trabalho sério, dedicado, transparente, correto, como tem inspirado a todos nós o trabalho do Tribunal de Contas do nosso Estado. Com esperança, desejo a todos um excelente trabalho nesses três dias de conferência do tribunal de Contas.