Pronunciamento

18h18min - 19 de Junho de 2015 Atualizado em 18h26m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel durante solenidade do Prêmio Mineiro de Inovação

Solenidade do Prêmio Mineiro de Inovação - Sede da Fiemg (Belo Horizonte) – 19/5/2015

Vou contar uma história e compartilhar dois sentimentos. Essa história tem a ver com uma pessoa com quem eu aprendi muito e tive o privilégio de trabalhar, que foi o nosso saudoso prefeito Célio de Castro.

Vocês sabem que eu trabalhei com ele no governo do prefeito Patrus Ananias, depois fui secretário de Finanças quando ele foi prefeito e, finalmente, tive a honra de ser seu vice-prefeito.

O doutor Célio conversava muito comigo e eu aprendi muito com ele. Ele era uma pessoa muito sábia, com experiência de vida enorme, um médico com 30 anos de profissão, extremamente competente e com uma sensibilidade muito grande.

Um dia ele falou comigo assim: “Você vai ter uma vida pública muito mais longa que a minha. Então, deixa eu dizer uma coisa: você, na vida pública, vai ter muitos aborrecimentos, chateações, frustrações, injustiças, mas de vez em quando vai ter uma alegria. E, quando tiver, agarre-se nela, para que ela te sustente por um tempo grande. Porque é raro. Não se esqueça disso. Se prestar atenção só nos aborrecimentos, não vai dar conta”.

Eu nunca esqueci essa lição. E foi muito útil no tempo da prefeitura, depois no Ministério e agora no Governo do Estado. Ainda mais nesse começo, que as frustrações e as angústias se avolumam. Estamos vivendo um momento difícil, com notícias negativas o tempo todo e pessimismo crescente na sociedade. E nós nunca precisamos tanto de uma alegria, de uma emoção, como a que temos aqui na noite de hoje.

Estamos premiando gente que tem uma qualidade extraordinária. Independentemente da adversidade, é gente que está trabalhando pelo bem comum. E com resultados efetivos. Os projetos estão aqui, premiados. Exemplos que as coisas funcionam. O país não acabou e nem vai acabar assim tão facilmente. Nós temos muita energia para tocar esse país e esse Estado.

O que a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Câmara Italiana de Comércio fizeram ao longo desse projeto com a criação desse prêmio, e que a Fundação da Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) pilotou tão bem, é uma esperança para nós. Estamos precisando disso, de bons exemplos, de boas motivações, de boas notícias. E elas existem. E são muito mais volumosas que as más notícias. Só que infelizmente as más chegam com mais força para nós.

É claro que as negativas nos abalam mais, mas aí eu lembro da lição do meu querido e saudoso Célio de Castro: apegue-se nas alegrias. Agarre-se nelas para elas te sustentarem. Hoje é terça-feira, e uma alegria dessa nos sustenta uma semana.

E aí eu quero encerrar com uma frase de um amigo, muito significativa para nós todos. Ele dizia: “A história humana só avança porque sempre tem um punhado de gente teimosa e persistente empurrando ela para frente”.

O que estamos vendo aqui é um tanto de gente persistente, empurrando a coisa para frente. Vamos todos nos somar nesse esforço e vamos atravessar as adversidades e sair lá na frente renovados, com muita inovação, com muito crescimento econômico, muito desenvolvimento e muita justiça social.

Que seja assim e Deus nos ilumine ao longo do resto da semana.