Pronunciamento

14h09min - 02 de Julho de 2015 Atualizado em 14h16m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel em comemoração do Dia Nacional dos Bombeiros

Dia Nacional dos Bombeiros – Auditório JK – Cidade Administrativa – 2/7/2015

Estou muito feliz neste dia. Hoje é o Dia Nacional do Bombeiro, o que é motivo de muita alegria para nós.

Já disse em outras solenidades que, certamente, o Corpo de Bombeiros é uma das corporações que mais merece a admiração e carinho da população, não só de Minas Gerais, mas do Brasil inteiro, pela sua atividade, pela sua dedicação, pela escolha que o bombeiro faz na carreira. Ou seja, ele dedica a sua vida a proteger a vida do próximo. Essa missão, tão nobre, é sempre retribuída com muito carinho, muita admiração, por toda a população. E nós fazemos parte dessa admiração.

Então, esse é o primeiro motivo de alegria: hoje, estamos aqui homenageando os bombeiros em seu dia. O segundo é porque estamos aqui também agraciando personalidades com a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II, cujo nome faz menção a um brasileiro muito importante para todos nós, às vezes pouco reconhecido na nossa história, que foi o Imperador Dom Pedro II. Foi ele quem criou a corporação do Corpo de Bombeiros no Brasil, que transformou em corporação aquilo que antes era um trabalho voluntário. Quero cumprimentar os agraciados e agraciadas e dizer que é uma honra muito grande para vocês todos, e para mim também, receber uma homenagem, na forma da minha nomeação como Bombeiro Honorário.

Espero que eu não seja convocado para apagar nenhum incêndio. Já chega os que eu apago no governo do Estado. Mas, se for convocado, podem ter certeza que vou estar ao lado de vocês, ao lado dos integrantes da corporação, vou estar lá ajudando a debelar as chamas.

Mas este é um dia de alegria. Estamos, nesse início de governo, muito compromissados com a recuperação do serviço publico de maneira geral em Minas Gerais, mas em especial daquelas atividades que têm a ver diretamente com a vida das pessoas, e a atividade do Bombeiro Militar é uma delas, talvez a mais importante, junto com a Polícia Militar, a Policia Civil, na atividade de segurança, que toca mais de perto o cidadão.

Estamos fazendo um esforço grande para isto. As dificuldades financeiras do Estado são conhecidas, não preciso repeti-las aqui, todos sabem, mas mesmo nesse quadro, temos dedicado aquilo que podemos a recuperar a capacidade operacional do governo e assegurar uma coisa que, no ano passado, eu escutei muito percorrendo o Estado: o desejo da população de que o bombeiro esteja mais próximo. Hoje, a capilaridade do corpo de Bombeiros ainda é muito insuficiente em Minas Gerais. Nós já estamos fazendo um esforço nesse sentido.

Nesses primeiros meses, o comandante Luiz Henrique Gualberto Moreira instalou três comandos operacionais no interior, que são unidades de comando mais próximas das regiões. Já instalamos um pelotão em Caratinga, tem outros marcados em Diamantina, Leopoldina, Ipatinga, enfim. Há um esforço grande da corporação e nosso para tentar tornar mais próximo o Corpo de Bombeiros de todas as regiões do Estado. Daí porque a importância desse plano de comando que foi entregue pelo comandante-geral e nós vamos executar. Nós vamos ser totalmente parceiros na execução desse plano.

E também quero anunciar - guardei para hoje esse anúncio - a liberação do concurso que vamos fazer para os novos praças do Bombeiro Militar. Vamos aumentar imediatamente, claro que dentro do prazo do concurso e da formação da tropa, mas em torno de 8,5% a 9% o efetivo atual. Não é suficiente ainda, queremos mais do que isso, mas é importante darmos o primeiro passo, e nós estamos dando agora, além dos equipamentos, que também estamos renovando e modernizando. A primeira providência foi a incorporação de mais um helicóptero em janeiro, que já esta prestando serviços aos mineiros e mineiras.

Enfim, essas providências que eu estou mencionando aqui fazem parte do esforço de melhorar o serviço publico mineiro, e com muita atenção nas áreas que estão mais próximas do cidadão. Governo é para isso. O governo, eu sempre disse isso, é para resolver problemas, não é para criar problemas. O governo existe para resolver problemas e, para isso, é preciso superar barreiras, negociar, ter paciência e regionalizar a administração, porque Minas é muito grande. O território mineiro é composto por regiões com características muito diferentes. Temos de ter humildade para ouvir todas as pessoas, desde o mais simples até o mais imponente. Todo mundo tem direito e todo mundo é importante. Temos de ouvir críticas. E essa disposição nós temos.

Com certeza, nesses primeiros seis meses, com todas as dificuldades, estamos conseguindo mudar a atitude de governar Minas Gerais. Uma atitude mais próxima da população, mais aberta, mais respeitosa com o servidor público, com os parlamentares, com o Judiciário. Trabalhar juntos. E aí os problemas começam a ser resolvidos. Tenho certeza que esse é o caminho, nós estamos nele, e muito orgulhosos de estar nessa manhã participando dessa homenagem.