Pronunciamento

14h35min - 27 de Maio de 2015 Atualizado em 14h44m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel na abertura do Encontro Mineiro de Saúde 2015

Abertura do Encontro Mineiro de Saúde - 25/5/2015

Só uma palavra: reafirmar para todos vocês o nosso compromisso com o municipalismo.

Pode ser que Minas Gerais já tenha tido ao longo de sua história, que é longa, um governo tão municipalista quanto o nosso. Talvez tenha tido. Mas, mais municipalista, nunca teve. Toda a equipe de governo tem experiência de município e prefeitura e é profundamente comprometida com a questão municipal.

A presença do governador e, claro, do ministro da Saúde, dos secretários de Estado e de muitos outros companheiros nossos que estão aqui nesse plenário e que fazem parte da nossa equipe de governo é prova viva e testemunha do nosso compromisso com os municípios. E é aí, obviamente com o Sistema Único de Saúde (SUS) que é um sistema totalmente municipalista – federativo, é claro, mas na sua essência municipalista.

Então vamos reafirmar o nosso compromisso com o SUS. Dizer que nós efetivamente cumprir os 12% que, constitucionalmente, devem ser destinado à saúde. Nós vamos cumprir os 12% não com números maquiados, inventando despesas que depois o Tribunal de Contas goza. Vamos repassar de fato os 12% na área da saúde, assegurando a regularidade dos repasses.

Vamos implantar os Samus onde ainda não tem. Vamos terminar os hospitais regionais que estão inacabados. Agora, nessa semana, estamos terminando de pagar as faturas atrasadas e vamos dar ordem de serviço, talvez nessa semana ainda, para retomar as obras dos hospitais regionais.

Muita gente criticou no ano passado quando dissemos e repetimos várias vezes que iríamos instalar, implantar e colocar em funcionamento um Centro de Especialidade Médica (CEM) em cada uma das 77 microrregiões da saúde em Minas Gerais. Diziam que era impossível. Está aqui agora o ministro da Saúde assegurando o apoio total do governo federal para esse programa. Nós vamos fazer e não é impossível. É absolutamente necessário para qualificar o atendimento do SUS em Minas Gerais. Vamos fazê-lo com o apoio de vocês.

Quero dizer mais: agora em junho nós vamos lançar no Estado inteiro os fóruns regionais de governo. Nós usamos a metodologia da saúde para dividir e regionalizar o Estado: as 77 microrregiões, as macroregiões da saúde são os nossos modelos para regionalizar não apenas a saúde, mas toda a política pública. Toda intervenção do Estado vai ser a partir desse modelo regionalizado da saúde, que é um modelo que deu certo.

Então, isso por si só fala do nosso compromisso, da nossa profunda ligação com o trabalho dos municípios na área da saúde.

E quero cumprimentar o ministro Chioro (Saúde) pela corajosa de decisão dele e da presidenta Dilma Roussefff de não só manter como ampliar o programa Mais Médicos, que hoje já superou todas as críticas. Aqueles que criticaram devem estar envergonhados na origem, aqueles que até tiveram atitudes pouco republicanas quando começaram a chegar os médicos.

Agora, nós ampliamos as vagas e todas elas preenchidas com médicos brasileiros. Só aqui em Minas Gerais são 5 milhões de mineiros e mineiras que são atendidos pelos 1.560 médicos do Mais Médicos dessa etapa, e agora vão ser mais 350 vagas só para Minas Gerais. É um programa que deu certo, e atesta o compromisso do governo federal, da presidenta Dilma com o SUS.

Para encerrar, gostaria de dizer que este é um governo do Estado com o qual vocês podem contar. Mais do que isso, digo que vocês vão governar junto conosco. É por isso que eu estou aqui, é por isso que o Fausto (Fausto Pereira dos Santos, secretário de Saúde) está aqui e o Helvécio (Helvécio Guimarães, secretário de Planejamento) está aqui. Vocês vão governar Minas junto conosco e, se Deus quiser, até o final do mandato todas essas metas que nós falamos aqui vão estar entregues e a população vai estar, com toda certeza, com a qualidade de vida melhor. Graças ao trabalho não meu, nem da minha equipe, de todos juntos. Que seja assim, que Deus ilumine e vocês tenham um excelente encontro estadual de saúde.

Muito obrigado!