Minas por Região

Pronunciamento

19h29min - 18 de Junho de 2015 Atualizado em 12h25m

Pronunciamento do governador Fernando Pimentel no lançamento do Fórum Regional de Araçuaí

Lançamento do Fórum Regional Araçuaí - 18/6/2015

Bom dia a todos!

A presença de tantos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e companheiros dessas cidades todas que estão aqui mostra que começamos bem o nosso projeto dos Fóruns Regionais. Nós começamos, de fato, com a adesão da região toda para esse projeto, que é mais do que um projeto, é um compromisso nosso: governar ouvindo as pessoas, governar com um pé na terra, em cada região do Estado, sabendo dos problemas, das dificuldades, e tomando juntos as decisões que depois vamos implementar juntos. Fico extremamente feliz por estar aqui com vocês, nesta manhã já quase tarde.

Eu queria contar um caso simbólico do que estamos fazendo hoje, e vamos fazer daqui pra frente sempre. Ontem, eu estava em uma atividade em Belo Horizonte, era já de noite, e eu pedi licença pra sair e falei: “Eu preciso sair um pouco mais cedo, porque amanhã nós vamos para o interior. Vou para Araçuaí para instalar o Fórum Regional do Médio e Baixo Jequitinhonha. Então, tenho de sair um pouco mais cedo”. E uma pessoa que estava comigo, que não é do mundo político, e é uma pessoa que eu respeito, disse: “Mas Pimentel, você vai fazer isso? Vai fazer os fóruns e se reunir com o povo?”. Eu falei: “Sim”. E ela perguntou: “Mas isso não gera muita reclamação? Muito pedido, muita coisa? Esse negócio não funciona!”. E eu disse: “Olha, deixa eu te dizer uma coisa. Eu escuto muito desaforo vindo dos adversários, daqueles que não gostam de nós, que se opõem a nós, que são contra o nosso método de participação. Eu tenho de ter paciência para escutar. Então, eu não posso deixar de ter paciência também para escutar um pedido, uma reclamação, uma crítica, uma queixa dos companheiros e das companheiras que estão a meu lado. Se eu não puder fazer isso, não posso ser governador. Sou governador porque foram essas pessoas que me elegeram. Eu não caí do céu. Eu vim do meio deles e é com eles que eu vou governar o Estado.

Então, isso não é perda de tempo, não é ineficiente. Pelo contrário, esse é o nosso modelo de governar Minas Gerais e é isso que provoca indignação, revolta e críticas do lado de lá. Bem, eles tiveram a vez deles, ficaram 12 anos no governo e nós sabemos o resultado. Agora, deem licença, tenham paciência, agora é a nossa vez, deixem a gente governar Minas Gerais! E não tem outro jeito de governar Minas Gerais se não for assim: regionalizar a administração. E sabemos que nosso método não é pronto e acabado. Nós fazemos um primeiro desenho, trazemos para vocês e corrigimos os problemas.

É assim que vamos governar. Corrigindo os rumos, tomando decisões juntos e implementando, juntos, aquilo que tem que ser implementado. E esse é o método correto, entre tantos outros motivos, por um muito importante: o Estado, meus amigos e minhas amigas, vocês sabem disso, está numa situação muito difícil do ponto de vista financeiro e orçamentário. Os prefeitos e prefeitas aqui presentes sabem disso até melhor do que eu, porque eles já estão há mais tempo lidando com o Estado quebrado, que prometeu e não cumpriu, que assinou convênio e cancelou, que cancelou empenhos da última hora para não assumir as dívidas passadas.

Então, se nós temos essa dificuldade, temos de ter a humildade de chegar para as pessoas, que são nossos parceiros e parceiras, para conversar com elas e debater as prioridades da região. Não tem dinheiro para fazer tudo, então temos de decidir o que fazer primeiro. Temos de resolver o problema de Medina. Não pode faltar água em Medina. A segurança também é um absurdo na região. Tem de ter um delegado em Araçuaí. Aí as pessoas falam: “ah, mas não resolveu tudo”. Mas é difícil resolver tudo de uma vez só. Nós vamos ter tempo. O importante é termos esse entendimento, essa simplicidade de chegar perto, de ouvir, ter a humildade de escutar as pessoas, levar em conta aquilo que estão falando, porque todo mundo é importante, não tem ninguém melhor do que ninguém.

Se o Governo não fizer isso, não vai governar bem. Pior, vai atrapalhar e prejudicar quem está querendo trabalhar. Então, estou muito feliz de estar aqui, de começar a nossa jornada.

Nós levamos cinco meses tentando arrumar a casa. Os secretários todos estão empenhados nisso. Não está sendo fácil, ainda tem muita coisa para fazer, mas nós começamos. O carro começou a andar, está rangendo um pouco, às vezes engasga, mas está andando. Nós estamos pagamos as dívidas do governo passado. Tinha uma dívida de cerca de R$ 500 milhões, e 90% já foram pagos.

Agora, vamos começar a dar ordem de serviço para retomar as obras que estão paradas. Tem quase 500 obras paradas. Nós não podemos dar ordem de serviço para todas ao mesmo tempo, então vamos priorizar as mais importantes em cada região. Aqui deve ter obra parada, nós vamos discutir com vocês qual é a mais importante para a gente retomar primeiro. Depois, aos poucos, vamos retomando todas.

Mas enfim, é com esse espírito de falar a verdade, de ter humildade para escutar, de ter simplicidade para buscar soluções, que vamos governar. Não adianta querer construir uma coisa muito complexa, que depois não é exequível. Os prefeitos e as prefeitas sabem disso tão bem quanto eu. Quanto mais simples a solução, melhor ela é. Então, é com esse espírito que nós estamos começando o trabalho dos Fóruns Regionais.

O Fórum Regional não é uma sede que vamos construir, bonita, para encher de gente. O fórum é isso aqui que estamos fazendo hoje. São os secretários, os funcionários dos órgãos do Estado. Estamos convidando também os órgãos federais que têm presença nas regiões, o governador, o vice-governador, a Assembleia Legislativa que nos apoia incondicionalmente nesse trabalho. E vocês, os movimentos sociais, a sociedade organizada, as entidades de classe, empresários, trabalhadores, lideranças políticas com mandato ou sem mandato, todos são bem-vindos nesse processo. Ouvir é isso, e governar é saber ouvir, recolher aquilo que foi dito por vocês, trabalhar juntos e apresentar soluções.

Eu fiz questão de vir nessa primeira reunião por dois motivos: primeiro, para agradecer. Eu disse aqui rapidamente e agora quero repetir. Eu não sou governador, eu estou governador. Eu não nasci governador e não vou ficar para sempre como governador. Eu só estou governador porque vocês me colocaram lá. E eu tenho esse compromisso com vocês, nós vamos governar juntos, para tudo. É igual casamento, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, mas nós vamos estar juntos.

Então, eu vim aqui repetir esse compromisso, agora como governador, e dizer que vocês vão nos ver muito aqui, e quando a gente não vier, vocês vão lá nos chamar e a gente vem. Essa é a primeira coisa. E a segunda é essa alegria de reencontrar tantos amigos, tantas amigas, companheiros, companheiras. Nós sabemos das dificuldades que cada cidade tem, que cada região tem, a gente é solidário com todo mundo. Mas me dá uma alegria imensa rever vocês, sentir essa energia, sentir o carinho, o afeto, essa alegria que repõe a força da gente.

Muito obrigado a vocês pelo apoio, pelo carinho.

Deus nos ilumine. Vamos em frente. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato