Governo | Infraestrutura

18h31min - 22 de Janeiro de 2014 Atualizado em 18h32min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho assina ordens de serviços para o saneamento em Minas

Governo do Estado libera mais R$ 47 milhões para ampliação do abastecimento de água e esgotamento sanitário em mais 10 municípios mineiros

Tamanho: 862,0 KB

Mais saneamento e qualidade de vida para os municípios mineiros.  O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, assinou, nesta quarta-feira (22/01), novas ordens de serviço que autorizam a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a dar início a obras para melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Os recursos, da ordem de R$ 47 milhões, vão beneficiar mais 10 municípios.

As obras fazem parte do Água da Gente, programa do Governo de Minas que garante aporte da ordem de R$ 4,55 bilhões até 2016, nas 626 cidades em que a empresa atua. Esse montante, destinado à ampliação e à implantação de sistemas de água e esgoto, beneficiará mais de 15 milhões de pessoas no Estado.

“Aquilo que assumimos publicamente torna-se um dever irrecorrível de compromisso do Governo com as suas comunidades, com os municípios mineiros, com os prefeitos e as lideranças. Esse programa, quando falamos dessa cifra, cuja execução decorrem 2015 e 2016, tem todo esse montante de recursos assegurados. É um programa que ultrapassa o tempo dos governos e remonta um compromisso com a sociedade mineira”, afirmou Alberto.

O governador em exercício lembrou a parceria constante entre o Governo de Minas, a Assembleia Legislativa e os municípios mineiros que tem gerado melhorias nas mais diversas áreas para os cidadãos de todas as regiões do Estado. Segundo ele, Minas Gerais conta com grandes empresas públicas que, sob orientação do Governo do Estado, têm levado mais desenvolvimento e qualidade de vida para as cidades do interior mineiro.

“São projetos como esses que modificam a realidade do nosso Estado. Estar presidindo esta solenidade é para mim motivo de grande satisfação. Sei da importância daquilo que tem sido conquistado pelos municípios mineiros. Água, água de boa qualidade, água tratada é, em síntese, saúde pública assegurada à população do nosso Estado”, lembrou o governador em exercício.

As intervenções

Em Espinosa, no Norte de Minas, os investimentos são de R$ 34 milhões. Os recursos serão aplicados na Implantação do sistema de esgotamento sanitário, que contempla, entre outras, 72 mil  metros de redes coletoras e interceptores de esgoto, três estações elevatórias de esgoto e uma  estação de tratamento de esgoto (ETE), com capacidade para tratar 2,9 milhões litros por dia. Também serão interligadas mais 6 mil ligações em imóveis, beneficiando cerca de 24 mil pessoas.

Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os recursos somam R$ 4,57 milhões. Do montante, R$ 869 mil serão aplicados nas obras e serviços de implantação do interceptor Vila Kennedy, em Betim. Esmeraldas receberá R$ 1,05 milhão, para obras do sistema de esgotamento sanitário do bairro Novo Retiro.  Já para Raposos, serão destinados, R$ 2,64 milhões para as obras e serviços da segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário da cidade e na ETE Gallo.

No Sul de Minas, Botelhos receberá R$ 968 mil para obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário – 3ª etapa, incluindo construção de redes coletoras, interceptores e ligações prediais de esgoto.

Na região Centro-Oeste, a cidade de Perdões receberá R$ 5,2 milhões nas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, que inclui, entre outras, a construção de estação elevatória de esgoto, interceptores e a estação de tratamento de esgoto.

Em Carneirinho, no Triângulo Mineiro, o investimento será de R$ 388 mil, que serão aplicados na recuperação e proteção estrutural do reator da ETE da cidade. Os municípios de Frutal e Iturama receberão R$ 1,7 milhão que serão destinados ao Programa de Redução de Perdas dos sistemas de abastecimento de água das cidades. Ao todo, no Triângulo Mineiro, os recursos somam R$ 2,3 milhões.

A região do Alto Paranaíba também será beneficiada com o Programa Água da Gente. Com recursos da ordem de R$ 219 mil, em Santa Juliana, serão realizadas obras de implantação de um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água para atendimento à cidade.

“Hoje, estamos contemplando mais 10 municípios. Com eles somam 130. Se pegarmos todos aqueles que já estão com obras em andamento, nós chegamos próximos dos 600 municípios com investimentos sendo feitos pelo Governo de Minas, através da Copasa. Investimentos feitos em sistemas de abastecimento de água e em sistemas de esgotamento sanitário”, explicou o presente da Copasa, Ricardo Simões.