Governador

18h48min - 01 de Julho de 2014 Atualizado em 18h48min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho autoriza obras de ampliação dos serviços da Copasa

Ao todo foram assinados contratos que somam cerca de R$ 70 milhões para beneficiar as populações de Mato Verde, Peçanha e Conselheiro Lafaiete

Tamanho: 1,2 MB

O governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Companha de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa) assinaram, nesta terça-feira (01/07), em solenidade no Palácio Tiradentes, autorização para a Companhia dar início a obras para melhoria e ampliação de sistemas de abastecimento de água nos municípios de Mato Verde (Norte) e Peçanha (Rio Doce) e para a renovação do contrato com o município de Conselheiro Lafaiete. Os investimentos somam R$ 70 milhões e incluem construção de barragem, implantação de captação e elevatória de água.

Os recursos fazem parte do Programa Água da Gente, lançado pelo Governo de Minas em 2013, que garante aporte de R$ 4,5 bilhões até 2016, para as 626 cidades em que a empresa atua. O programa tem como objetivo ampliar e implantar sistemas de água e esgoto, beneficiando mais de 15 milhões de pessoas em todo o Estado.

Alberto Pinto Coelho destacou que o programa reflete o compromisso do Governo de Minas com o saneamento básico. Segundo ele, os investimentos contribuem para a melhoria da saúde. “É sempre com grande satisfação que participo dessas rodadas (assinatura de contrato) e toda vez que venho aqui também faço questão de enaltecer a sensibilidade dos prefeitos municipais para esta questão tão relevante porque em última instância também estamos tratando de saúde pública, assegurando a saúde dos munícipes”, disse.

Cronograma de investimentos

As obras em Mato Verde estão orçadas em R$ 39 milhões para a construção de barragem. Já em Peçanha será investido R$ 651 mil na ampliação do sistema de abastecimento de água, que inclui a implantação de captação no Rio Suaçui e elevatória de água.

O presidente da Copasa, Ricardo Simões, ressaltou que, até o momento, a empresa já assinou, dentro do programa, ordens de serviço que totalizam cerca de R$ 600 milhões. “É o maior programa de investimentos em água e esgoto já realizado em Minas Gerais. Isso vai fazer com que a Copasa cumpra seu cronograma para 2014, a exemplo do que fez em 2013 e, com isso, possa caminhar na direção dentro daquilo que foi a orientação do seu governo: levar água tratada à população e devolver água com qualidade para os rios de Minas”, disse.

Conselheiro Lafaiete

A renovação do contrato para prestação de serviços de água e esgoto em Conselheiro Lafaiete representa investimentos de R$ 30 milhões. As obras vão contemplar a sede da cidade e os bairros de Gagé, Rancho Novo, Água Preta e Alto da Varginha. A Copasa também assumirá os serviços nas localidades de Almeidas, Buarque de Macedo, São Gonçalo do Brandão, Doutor Joaquim Murtinho, Vargas, Três Barras, Caeté, Mato Dentro, Violeiros, Capela do Padre Machado, Lafaiete Country Clube (Bandeirinhas) e São Vicente.

De acordo com o prefeito Ivar de Almeida Cerqueira Neto, o ato tem uma relevante importância para a população de Conselheiro Lafaiete. “Conseguimos concluir em harmonia e chegamos a um resultado que foi bom para a Copasa e para o município de Conselheiro Lafaiete. Teremos a garantir de 100% de água tratada e esgotamento sanitário em todo o município tanto na área urbana como rural”, disse.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Raimundo Benoni, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Prates Octaviani Bernis, o prefeito de Mato Verde, Generino de Sales Pinto, entre outros.