Governo | Infraestrutura

20h24min - 08 de Novembro de 2013 Atualizado em 20h24min

ÁUDIO: Alberto Pinto Coelho entrega veículos e assina convênios com 42 municípios de Minas

Medidas fazem parte do ProMunicípio que, desta vez, vai beneficiar cidades do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro

Tamanho: 1,0 MB

O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou, nesta sexta-feira (8), em Patrocínio, no Alto Paranaíba, convênios com 42 municípios do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro para obras de infraestrutura. Alberto Pinto Coelho também entregou caminhões e máquinas rodoviárias para municípios destas regiões. Entre os equipamentos e veículos estão caminhões basculantes, pipa e para transporte de lixo, motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras.

As máquinas e os veículos foram adquiridos por meio do ProMunicípio Infraestrutura e serão repassados sem ônus às prefeituras. A prefeita de Tupaciguara, Edilamar Novais Borges, recebeu uma das chaves dos equipamentos, representando os municípios contemplados.

O ProMunicípio é um programa que visa atender a municípios com população de até 100 mil habitantes, com o repasse de veículos e recursos para obras como calçamento e pavimentação de vias e melhoria de estradas vicinais.

Alberto Pinto Coelho salientou que o programa ProMunicípio é uma comprovação da parceria republicana do Governo de Minas com os 853 municípios mineiros. “O ProMunicípio mostra a parceria cada vez mais extensa entre o Governo do Estado e os municípios, no sentido de acolher os pleitos dos prefeitos. Trata-se de um programa que tem a característica de priorizar aquilo que os prefeitos entendem que é a prioridade de cada cidade, seja em obras, equipamentos ou máquinas”, afirmou o vice-governador.

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, afirmou que, além dos investimentos destinados ao ProMunicípio, entre os anos de 2013 e 2014, serão aplicados mais de R$ 9 bilhões em obras de infraestrutura em todo o Estado. “Todas as obras iniciadas pelo Governo de Minas já estão com os recursos alocados”, enfatizou.

Representando os municípios contemplados, o prefeito em exercício de Patrocínio, Roberto Queiroz Nascimento, destacou que o programa traz muito mais do que um benefício para os municípios. “Este programa mostra o comprometimento e o compromisso do Governo de Minas com os municípios”, comentou.

Para o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, a solenidade de assinatura dos convênios e de entrega de equipamentos traduz a sensibilidade do governador Antonio Anastasia e do vice-governador Alberto Pinto Coelho com os municípios mineiros. “O ProMunicípio é um programa modelo que visa trazer mais recursos aos municípios”, afirmou.

O ProMunicípio foi lançado neste ano pelo governador Antonio Anastasia e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e outras ações. Ao todo, serão investidos mais de R$ 2,1 bilhões. Até o momento já foram assinados convênios com 445 cidades.